SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

Envie sua proposta e seja um associado »

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Submit your proposal and be an associate »

Notícias - Fique por dentro do mundo da Dermatologia.

Eventos

Especialistas debatem a fototerapia no Conexão SBD desta terça-feira (6)

08/04/2021 04:14

O episódio do Conexão SBD desta terça-feira (6) abordou a fototerapia. Para falar sobre o assunto, foram convidados a coordenadora do Departamento de Fotobiologia da SBD e coordenadora geral do recém-lançado Manual Prático de Fototerapia da entidade, Ivonise Follador, e o preceptor da residência médica da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e professor adjunto de dermatologia na PUC-PR, Caio de Castro. A moderação ficou à cargo do vice-presidente da SBD, Heitor de Sá Gonçalves.

Ivonise Follador abriu o debate com o tópico “Principais indicações em fototerapia para melhores resultados”, fazendo uma comparação entre o uso do método da PUVA e o UVB-nb para o tratamento de doenças dermatológicas. A especialista também abordou o tratamento da psoríase através da associação da fototerapia com outras modalidades, tais como corticosteroides, vitamina D por via tópica e com os usos sistêmicos de metotrexato e retinoides. Além disso, falou sobre os efeitos adversos da fototerapia.

Quanto ao tratamento com fototerapia, a médica ressaltou que é um método antigo, eficaz e seguro, e sua abordagem terapêutica é adotada na especialidade para cuidados de inúmeros problemas de pele, muitos de difícil controle. No entanto, como informa o Manual Prático de Fototerapia, a técnica necessita ser muito bem indicada, orientada e supervisionada para o sucesso do tratamento e segurança do paciente. Ela frisou ainda que todas possíveis complicações podem ser contornadas pelo médico dermatologista.

Em seguida, Caio de Castro apresentou a aula “Mecanismo de ação das modalidades de fototerapia nas doenças mais prevalentes”. Na apresentação, mostrou estudos recentes envolvendo o tratamento de psoríase, vitiligo, micose fungoide e dermatite atópica, mencionando que o principal efeito das modalidades de fototerapia é o imunomodulador nas três principais vias de resposta: Th1, Th2 e Th17 e suas respectivas citocinas.

Após a realização das palestras, os médicos responderam às questões enviadas por associados, dentre elas: quais são as formas de tratamento do prurido pós-fototerapia; é possível tratar lesões de vitiligo nas pálpebras com fototerapia?; qual a melhor conduta para o tratamento da micose fungoide foliculotrópica; e experiências em fototerapia em prurido renal e em pseudolinfomas cutâneos.

Manual Prático de Fototerapia da SBD – Lançado no final do ano passado, o Manual Prático de Fototerapia está disponível para download na área restrita do site da SBD. De acordo com a coordenadora Ivonise Follador, a publicação visa oferecer aos associados, membros dos Serviços Credenciados e especializados em fototerapia, acesso a conteúdo qualificado e atual para o dia a dia do médico. Durante a live, os participantes puderam fazer o download do manual por meio do QR Code disponível na tela da apresentação.

Se você não conseguiu acompanhar as palestras, ainda é possível assistir pela primeira vez ou rever o episódio. Basta acessar a plataforma do Conexão SBD na área restrita do associado. O Conexão SBD é uma série de lives sobre temas de interesse da especialidade que são realizadas sempre na primeira e na terceira terças-feiras de cada mês, às 20h. No dia 20 de abril, especialistas convidados falarão sobre dermatologia pediátrica. Anote na sua agenda e acompanhe este debate ao vivo.

 

Compartilhe:
   

Siga a SBD e fique atualizado.