Catapora



O que é?

Catapora, ou varicela, é uma infecção causada pelo vírus varicela-zoster. É altamente contagiosa, mas quase sempre sem gravidade. É uma das doenças mais comuns em crianças menores de 10 anos, tanto que mais de 90% dos adultos são imunes, pois já a contraíram em alguma época da vida. Uma vez exposta à doença, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Apesar disso, o vírus se instala de forma latente no organismo, em gânglios nervosos próximos à coluna vertebral. Se houver uma reativação deste vírus, ele pode causar uma doença chamada herpes zoster, que possui um quadro clínico geralmente típico, de vesículas agrupadas sobre base eritematosa, associada à sensação de dor, queimação e aumento da sensibilidade local. Crianças costumam contrair catapora no inverno, pois a concentração de pessoas em ambientes fechados aumenta por causa do frio. A transmissão da catapora dá-se pelo contato direto com saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada, ou pelo contato com o líquido do interior das vesículas. Após o contato, o período de incubação dura em média 15 dias. A recuperação completa ocorre de sete a 10 dias após o aparecimento dos sintomas.

Sintomas

Varicela em crianças é considerada uma doença sem muita gravidade, mas que pode deixá-las muito irritadas e cansadas por causa dos sintomas. Primeiro vem a febre, que pode chegar a 39,5º, mal-estar, falta de apetite e cansaço. Depois, começam as manchas vermelhas que coçam muito. Essas manchas se transformam em bolhas cheias de líquido que, depois de estourarem, formam pequenos machucados que logo se tornam cascas e se curam. Normalmente, o processo da doença demora entre uma e duas semanas. Algumas crianças têm apenas poucas lesões, mas, em outras, elas podem se disseminar pelo corpo. As lesões são mais numerosas no tronco e tendem a poupar as extremidades, podendo surgir em mucosas, como boca e área genital. A principal complicação da catapora é a infecção secundária das lesões. Por esse motivo, deve-se evitar coçá–las e arrancar suas casquinhas. Cicatrizes altas, chamadas queloides, e deprimidas, atróficas, também podem surgir na involução da doença. O que determina essa complicação é a gravidade da doença e a predisposição do indivíduo em formar cicatrizes. Adultos devem ter cuidado, pois neles a doença pode ser mais grave que em crianças, com comprometimento respiratório. O ideal é procurar um médico assim que surgirem os primeiros sintomas. Além disso, mulheres grávidas, que ainda não tiveram catapora, devem se manter longe de pacientes com a doença. Se houver uma eventual exposição, procurar um médico imediatamente – a varicela pode trazer complicações para o bebê. Atenção também com recém-nascidos, com crianças e com adultos que tenham o sistema imunitário enfraquecido.

Tratamento

Não há tratamento específico, mas há medicamentos que podem aliviar os sintomas, como paracetamol e dipirona para febre, e loção de calamina e géis que refrescam e aliviam a coceira. Uso de antissépticos, como sabonetes à base de triclosano, e banhos com permanganato de potássio também são válidos. Formas extensas de catapora, em adultos ou em imunocomprometidos, podem necessitar de tratamento antiviral e/ou imunoglobulinas específicas.

Prevenção

doença, que é altamente contagiosa, se propaga das seguintes formas: de mãe para bebê durante a gravidez, parto ou amamentação; por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro); contato com a pele (apertos de mão ou abraços); por toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta). A melhor forma de prevenir a doença é se vacinar. Desde 2013, a vacina contra a catapora é oferecida pelo SUS. Ela faz parte da tetraviral que também protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A vacinação é importante porque preserva não só a pessoa contra as doenças, mas todos em sua comunidade. Isto é especialmente importante para as pessoas que não podem se vacinar, como aquelas com sistemas imunológicos debilitados e mulheres grávidas. Algumas pessoas, mesmo vacinadas contra a varicela, ainda podem ter a doença. No entanto, será uma versão geralmente mais suave, com menos bolhas e pouca ou nenhuma febre. Outro modo de se prevenir é evitar ao máximo o contato com pessoas que estejam com a doença. Há possibilidade de transmissão a partir do momento em que começam a surgir as primeiras manchas, situação que permanece até a última bolha secar. Portanto, aquele que ainda não teve a doença, ou está no grupo de risco, não deve ter contato com os pacientes. Já as pessoas com catapora devem se manter o máximo possível longe do convívio coletivo até que todas as bolhas sequem. Ou seja, crianças não devem ir à escola e adultos precisam se afastar do trabalho.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados