SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

Envie sua proposta e seja um associado »

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Submit your proposal and be an associate »

SBD CORONAVÍRUS - Fique atualizado.

COVID-19

Higiene das mãos: uma das principais medidas para prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde

31/03/2020 01:42

A higiene das mãos (HM) é amplamente reconhecida como uma das principais estratégias para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde. A realização desse procedimento de modo correto nos serviços de saúde tem sido foco de especial atenção para a prevenção da disseminação de microrganismos, especialmente os multirresistentes, muitas vezes veiculados pelas mãos dos profissionais de saúde. 

Infelizmente, a adesão à prática de higiene das mãos ainda é considerada baixa em serviços de saúde em todo o mundo. Diante deste cenário e com o propósito de melhorar a segurança do paciente, a Anvisa publicou em 2010, a RDC n° 42/2010, que dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de preparação alcoólica para a higiene das mãos, nos pontos de assistência, em serviços de saúde. 

A melhoria sucedida e sustentada da adesão às práticas de higiene das mãos em serviços de saúde pode ser alcançada por meio da implementação da estratégia multimodal da OMS que objetiva a melhoria da HM e engloba cinco componentes que formam a estratégia multimodal ou multifacetada.

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA SOBRE HIGIENE DAS MÃOS
 

Compartilhe:
   

Siga a SBD e fique atualizado.