SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, aberta oficialmente em outubro, visa combater o preconceito e melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras da doença. Para isso, desde 2016, a entidade elabora ações anuais de esclarecimento para mostrar que os pacientes podem conviver com a doença – considerada crônica sistêmica, autoimune e não contagiosa –, que afeta a pele de cerca de 3% da população mundial. 

A psoríase se manifesta, predominantemente, por lesões arredondadas, avermelhadas e descamativas na pele, que geralmente aparecem nos joelhos, cotovelos, unhas, mãos, pés e couro cabeludo, podendo atingir todo o corpo. Possui inúmeras opções de tratamento (tópicos, sistêmicos e com fototerapia), que sempre devem ser feitos por um médico dermatologista. Pacientes com psoríase têm mais chance de desenvolver artrite psoriática, diabetes, Doença de Crohn, doenças cardiovasculares, obesidade e depressão.

Para entender melhor como a psoríase se manifesta, bem como suas formas de tratamento, clique:

www.psoriasetemtratamento.com.br

Assista ao vídeo produzido pela SBD para a ação de 2017. Nele, você vai conhecer os principais mitos e verdades sobre a doença que afeta 125 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 5 milhões apenas no Brasil.

 

OMS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia defende que o Ministério da Saúde (MS) implemente a Resolução da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, que reconhece a psoríase como uma doença crônica grave, não contagiosa, e para a qual ainda não existe cura. A implementação da Resolução implica a necessidade da oferta de tratamentos públicos adequados, o que inclui os medicamentos biológicos para os casos de moderados a graves (de 10 a 20% dos pacientes).

Desde 2010, a SBD e a Associação Psoríase Brasil lutam junto ao MS para demonstrar a necessidade de melhoria tratamento de psoríase. O pleito se dá pela liberação de medicamentos diferenciados para os portadores de psoríase moderada a grave que sejam intolerantes ou passivos de falha terapêutica aos medicamentos tradicionais fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os medicamentos biológicos utilizados no tratamento da psoríase já são liberados pelo SUS para tratamento de diversas outras doenças como a artrite reumatoide e artrite psoriásica, que nada mais é do que uma comorbidade (outra patologia) da própria psoríase. Entretanto, o paciente com psoríase apenas da pele, não tem os medicamentos biológicos fornecidos pelo SUS, mesmo que tenham a indicação clínica adequada.

Leia mais sobre a doença

Associações de Pacientes

 

A Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase tem apoio dos laboratórios farmacêuticos:

 

Confira as últimas notícias sobre a campanha

Conitec recomenda ao Ministério da Saúde a incorporação de terapia biológica para o tratamento da psoríase no rol do SUS

Conitec recomenda ao Ministério da Saúde a incorporação de terapia biológica para o tratamento da psoríase no rol do SUS

Leia mais...


29 de outubro, Dia Mundial de Conscientização da Psoríase

29 de outubro, Dia Mundial de Conscientização da Psoríase

Leia mais...


Dermatologistas debatem novos tratamentos para psoríase em São Paulo

Dermatologistas debatem novos tratamentos para psoríase em São Paulo

Leia mais...


Cuide da sua saúde com profissionais e serviços
credenciados pela SBD

Encontre um Dermatologista

Encontre um Dermatologista

Acompanhe sua saúde com um profissional
credenciado pela SBD.

Buscar profissionais
Centros de Serviços Dermatológicos

Centros de Serviços Dermatológicos

Encontre uma instituição credenciada pela
Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Buscar centros
   

Siga a SBD e fique atualizado.