SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Notícias - Fique por dentro do mundo da Dermatologia.

Eventos

SBD realiza evento no Rio para debater recentes tratamentos nas áreas de cosmiatria, laser e envelhecimento

São aguardados dermatologistas de diversas regiões do país com interesse de atualização na especialidade

18/03/2019 04:37

Pela primeira vez o Simpósio de Cosmiatria e Laser e o Simpósio de Envelhecimento da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD Nacional) acontecem juntos. A ideia de unir os dois eventos veio da necessidade de estimular novos conhecimentos acerca de técnicas e tratamentos recentes a serem aplicados no manejo do processo de envelhecimento nas diferentes faixas etárias, valorizando a beleza de cada paciente com foco na saúde e no bem-estar. O encontro ocorrerá de 28 a 30 de março, no Hotel Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro.

Os Departamentos de Cosmiatria, Laser e Dermatologia Geriátrica da SBD elaboraram programação científica cuidadosamente planejada que contempla temas de forma prática, multidisciplinar e interativa.

“Este ano ampliamos o debate, incluindo na programação temas com múltiplas abordagens, sobretudo sobre o envelhecimento, processo que vem provocando mudanças na sociedade como um todo, para a reciclagem e atualização científica dos médicos dermatologistas”, explica Sergio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Além das aulas teóricas, serão realizados cursos práticos ministrados por experientes especialistas. Entre eles, o Curso de Anatomia com demonstração em peças de cadáver não formolizado, a ser realizado no primeiro dia de evento (28/3), com o objetivo de promover uma revisão dos aspectos importantes da anatomia facial relacionada aos procedimentos injetáveis. Serão abordados os principais pontos e planos de aplicação para os tratamentos com toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores, além de uma revisão sobre a anatomia do envelhecimento e áreas de risco.

Veja a programação completa do evento em: https://bit.ly/2Mgpcjq.

Lançamento da cartilha de cuidados com a pele da pessoa idosa

Durante o encontro, a SBD lançará oficialmente a cartilha (clique para ler) elaborada em parceria com a Secretaria da Pessoa Idosa, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, sobre os cuidados com a pele do idoso. O material destaca as principais doenças da pele das pessoas com idade mais avançada, medidas de prevenção e recomendações sobre envelhecimento e pele saudável. “Diante de tantas alterações na pele do idoso, benignas, malignas ou potencialmente graves, o cuidado é essencial. Ter acesso à informação correta é um importante diferencial no atendimento dessa população cada vez maior e mais atuante na sociedade”, afirma o Dr. Luiz Gameiro, assessor do Departamento de Geriatria da SBD.

Curso de cuidados com a pele do idoso para a população

A SBD também promove, pelo segundo ano consecutivo, o curso “Cuidados da Pele do Idoso: o que é importante a população saber para cuidar da pele envelhecida. A atividade acontece no primeiro dia do Simpósio de Envelhecimento, 28 de março (quinta-feira), das 10h às 12h, no Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca (RJ), e prioriza inscrições para os cuidadores profissionais e familiares de idosos. Diagnóstico precoce do melanoma, doenças mais comuns nesse período da vida e prevenção dessas enfermidades são alguns dos assuntos em pauta. Os interessados em participar da atividade podem se inscrever pelo e-mail graca@sbd.org.br, informando nome completo, CPF, RG e telefone de contato. O curso tem lotação máxima de 50 pessoas e o valor é de R$ 50,00.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, o indicador da população idosa estava em 13%. Em 2030, as projeções do órgão apontam para 32%. Isso significa que em cerca de 20 anos, o Brasil terá mais idosos que crianças e adolescentes de 15 anos de idade.

Nessa perspectiva, a SBD entende que a sociedade médica necessita estar preparada para cuidar da pele envelhecida. “O envelhecimento é um processo natural, universal e a pele é um órgão que se modifica muito com o passar dos anos. Perda da hidratação, oleosidade e elasticidade e aumento de sua fragilidade, física e defesa imunológica são algumas consequências do envelhecimento. Portanto, cuidados diários envolvendo o uso de protetor solar, limpeza e hidratação são capazes de garantir o envelhecimento com uma pele saudável”, explica a Dra. Silvia Marcondes, coordenadora do Departamento de Geriatria da SBD.

Serviço:

Curso “Cuidados da Pele do Idoso - O que é importante a população saber”
Data:  28/03/2019
Horário: das 10h às 12h
Local: Hotel Windsor Oceânico - Rua Martinho de Mesquita, 129 – Barra da Tijuca (RJ)

 

Compartilhe:
   

Siga a SBD e fique atualizado.