SBD busca apoio institucional para trazer maior evento internacional de dermatologia para o Brasil



SBD busca apoio institucional para trazer maior evento internacional de dermatologia para o Brasil

17 de maio de 2019
whatsapp-image-2019-05-15-at-211136-1.jpeg

Conhecida por sediar megaeventos musicais e esportivos internacionais, a cidade do Rio de Janeiro também é cotada para receber o 25º Congresso Mundial de Dermatologia, evento que reúne cerca de 12 mil especialistas. Para transformar essa expectativa em realidade e também tratar dos desafios e oportunidades para o desenvolvimento do turismo em saúde no estado do Rio de Janeiro, representantes da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) reuniram-se nesta quarta-feira (15/5) com os secretários estaduais da Saúde e do Turismo.

A escolha pela próxima cidade-sede do maior evento em dermatologia do mundo acontecerá em junho deste ano, durante sua 24º edição, em Milão, na Itália. “Estamos trabalhando para obter o apoio do governo do Estado na perspectiva de garantirmos o compromisso das autoridades por mais segurança, melhorias nos transportes públicos e também descontos na rede hoteleira. A propósito, a secretaria de Turismo já confirmou participação no vídeo de candidatura do Rio de Janeiro como sede do evento em 2023, e que será exibido aos organizadores do Congresso Mundial”, destacou Egon Daxbacher, diretor da SBD.

Durante o encontro, o dermatologista – acompanhado do membro da Comissão Científica da SBD, Márcio Serra, e da gerente geral da instituição, Priscila Rudge, – pontuou os benefícios que congressos médicos nacionais e internacionais podem oferecer à cidade. “O 74º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que neste ano acontecerá na capital fluminense, trará à cidade médicos do País inteiro, movimentando prestadores de serviços e consumo, gerando automaticamente uma maior arrecadação para a cidade”, argumentou.

Já o médico Márcio Serra, que também presidirá o 74º Congresso da SBD, acredita que a realização de um Congresso Mundial de Dermatologia no Brasil trará maior visibilidade para o País, uma vez que a SBD é a segunda maior Sociedade Dermatológica do mundo, com nove mil médicos especialistas. “Um dos maiores problemas é a questão da segurança do Rio de Janeiro. Precisamos do compromisso do governo para que a segurança e a infraestrutura em transportes sejam garantidas”, frisou.

Outros temas – Outra sugestão apresentada no encontro entre os representantes dos médicos e as autoridades foi a elaboração de ações institucionais da Secretaria de Turismo para divulgar um calendário oficial de eventos médicos na cidade. Também foi sugerido pelos secretários estaduais a criação de um grupo de trabalho para discutir a captação de pacientes do Brasil e até mesmo do exterior para realizarem tratamentos na cidade do Rio de Janeiro.

“Do ponto de vista da SBD, é muito mais importante que o governo do Rio de Janeiro promova a educação continuada e mobilize médicos do Brasil a buscarem a constante atualização em congressos de excelência. Esse contato com pesquisadores de todo o mundo fomenta a ampliação do conhecimento e, consequentemente, a melhoria no atendimento aos pacientes. Desta forma tornaremos o Estado do Rio de Janeiro uma referência na qualidade do atendimento”, disse Serra.

Além dos representantes da SBD e dos secretários da Saúde, Edmar Santos, e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Otávio Leite, também estiveram presentes o secretário-geral da Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), Rômulo Capello Teixeira; o diretor do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), Fernando Ferry; entre outros médicos e instituições.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados