Janeiro Roxo: Senado Federal é iluminado de roxo pelo Mês de Luta contra a Hanseníase



Janeiro Roxo: Senado Federal é iluminado de roxo pelo Mês de Luta contra a Hanseníase

15 de janeiro de 2020
janeiro-roxo-agencia-senado-moreira-mariz.png

Como parte do Mês de Luta contra a Hanseníase (Janeiro Roxo), monumentos brasileiros estão sendo iluminados de roxo, cor alusiva à ação que ocorre durante todo o mês de janeiro. O objetivo é mobilizar e sensibilizar médicos e população sobre o tema. O Senado é um dos parceiros dessa iniciativa e recebe iluminação especial até o dia 31 de janeiro. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) coordena e reforça atividades de esclarecimento sobre a doença em todo o Brasil. 

Em matéria publicada no site do Senado, o diretor da SBD Egon Daxbacher ressalta a importância do diagnóstico precoce da doença para a prevenção de novos contágios e de possíveis sequelas. A doença é curável e com bom prognóstico. O tratamento é gratuito e realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território brasileiro.

A coordenadora do Departamento de Hanseníase da SBD e da campanha nacional, Sandra Durães, ressalta que de acordo com a gravidade, o tratamento pode durar de seis a doze meses. "Após o início da terapia, não é necessária qualquer medida higiênica ou de isolamento domiciliar, como separação de talheres. Com a primeira dose da medicação, o risco de contágio já cai drasticamente. É vital que os brasileiros estejam atentos aos seus sintomas e procurem assistência médica o mais rapidamente possível". 

Saiba mais: http://www.sbd.org.br/noticias/janeiro-roxo-cupula-do-senado-e-iluminada-como-alerta-contra-hanseniase/

Foto: Agência Senado – Moreira Mariz

 

 

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados