Câncer da pele

CÂNCER DA PELE

O que é

O câncer da pele responde por 25% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, 135 mil novos casos. O tipo mais comum, o não melanoma, tem letalidade baixa, porém, seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

 

Tipos de câncer da pele:

Carcinoma basocelular (CBC)

O mais prevalente dentre todos os tipos. O CBC surge nas células basais, que se encontram na camada mais profunda da epiderme (a camada superior da pele). Tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce. Os CBCs surgem mais frequentemente em regiões mais expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Podem se desenvolver também nas áreas não expostas, ainda que mais raramente. Em alguns casos, além da exposição ao sol, há outros fatores que desencadeiam seu surgimento. Certas manifestações do CBC podem se assemelhar a lesões não cancerígenas, como eczema ou psoríase. Somente um médico especializado pode diagnosticar e prescrever a opção de tratamento mais indicada. O tipo mais encontrado é o nódulo-ulcerativo, que se traduz como uma pápula vermelha, brilhosa, com uma crosta central, que pode sangrar com facilidade.

Carcinoma espinocelular (CEC)

Segundo mais prevalente dentre todos os tipos de câncer. Manifesta-se nas células escamosas, que constituem a maior parte das camadas superiores da pele. Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, embora seja mais comum nas áreas expostas ao sol, como orelhas, rosto, couro cabeludo, pescoço etc. A pele nessas regiões normalmente apresenta sinais de dano solar, como enrugamento, mudanças na pigmentação e perda de elasticidade. O CEC é duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres. Assim como outros tipos de câncer da pele, a exposição excessiva ao sol é a principal causa do CEC, mas não a única. Alguns casos da doença estão associados a feridas crônicas e cicatrizes na pele, uso de drogas antirrejeição de órgãos transplantados e exposição a certos agentes químicos ou à radiação. Normalmente, os CEC têm coloração avermelhada e apresentam-se na forma de machucados ou feridas espessos e descamativos, que não cicatrizam e sangram ocasionalmente. Eles podem ter aparência similar a das verrugas também. Somente um médico especializado pode fazer o diagnóstico correto.

Melanoma

Tipo menos frequente dentre todos os cânceres da pele, o melanoma tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. Embora o diagnóstico de melanoma normalmente traga medo e apreensão aos pacientes, as chances de cura são de mais de 90%, quando há detecção precoce da doença. O melanoma, em geral, tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos. Porém, a “pinta” ou o “sinal”, em geral, mudam de cor, de formato ou de tamanho, e podem causar sangramento. Por isso, é importante observar a própria pele constantemente, e procurar imediatamente um dermatologista caso detecte qualquer lesão suspeita. Essas lesões podem surgir em áreas difíceis de serem visualizadas pelo paciente. Além disso, uma lesão considerada “normal” para um leigo, pode ser suspeita para um médico.
Pessoas de pele clara, com fototipos I e II, têm mais risco de desenvolver a doença, que também pode manifestar-se em indivíduos negros ou de fototipos mais altos, ainda que mais raramente. O melanoma tem origem nos melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele. Normalmente, surge nas áreas do corpo mais expostas à radiação solar. Em estágios iniciais, o melanoma se desenvolve apenas na camada mais superficial da pele, o que facilita a remoção cirúrgica e a cura do tumor. Nos estágios mais avançados, a lesão é mais profunda e espessa, o que aumenta a chance de metástase para outros órgãos e diminui as possibilidades de cura. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. Casos de melanoma metastático, em geral, apresentam pior prognóstico e dispõem de um número reduzido de opções terapêuticas. A hereditariedade desempenha um papel central no desenvolvimento do melanoma. Por isso, familiares de pacientes diagnosticados com a doença devem se submeter a exames preventivos regularmente. O risco aumenta quando há casos registrados em familiares de primeiro grau.

 

Sintomas

O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

  • Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

A seguir, a metodologia indicada por dermatologistas para reconhecer as manifestações dos três tipos de câncer da pele: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. Para auxiliar na identificação dos sinais perigosos, basta seguir a Regra do ABCD. Mas, em caso de sinais suspeitos, procure sempre um dermatologista.
Nenhum exame caseiro substitui a consulta e avaliação médica.   

Regra do ABCDE

Assimetria
Assimétrico: maligno
Simétrico: benigno

Borda
Borda irregular: maligno
Borda regular: benigno

Cor
Dois tons ou mais: maligno
Tom único: benigno

Dimensão
Superior a 6 mm: provavelmente maligno
Inferior a 6 mm: provavelmente benigno

Evolução
Cresce e muda de cor: provavelmente maligno
Não cresce nem muda de cor: provavelmente benigno

 

Tratamento

Todos os casos de câncer da pele devem ser diagnosticados e tratados precocemente, inclusive os de baixa letalidade, que podem provocar lesões mutilantes ou desfigurantes em áreas expostas do corpo, causando sofrimento aos pacientes. Felizmente, há diversas opções terapêuticas para o tratamento do câncer da pele não-melanoma. A modalidade escolhida varia conforme o tipo e a extensão da doença, mas, normalmente, a maior parte dos carcinomas basocelulares ou espinocelulares pode ser tratada com procedimentos simples. Conheça os mais comuns:

Cirurgia excisional

Remoção do tumor com um bisturi, e também de uma borda adicional de pele sadia, como margem de segurança. Os tecidos removidos são examinados ao microscópio, para aferir se foram extraídas todas as células cancerosas. A técnica possui altos índices de cura, e pode ser empregada no caso de tumores recorrentes.

Criocirurgia

Promove a destruição do tumor por meio do congelamento com nitrogênio líquido, a -50 graus. A técnica tem taxa de cura menor do que a cirurgia excisional, mas pode ser uma boa opção em casos de tumores pequenos ou recorrentes. Não há cortes ou sangramentos. Também não é recomendável para tumores mais invasivos.

Cirurgia a laser

Remove as células tumorais usando o laser de dióxido de carbono ou erbium YAG laser. Por não causar sangramentos, é uma opção eficiente para aqueles que têm desordens sanguíneas.

Cirurgia Micrográfica de Mohs

O cirurgião retira o tumor e um fragmento de pele ao redor com uma cureta. Em seguida, esse material é analisado ao microscópio. Tal procedimento é repetido sucessivamente, até não restarem vestígios de células tumorais. A técnica preserva boa parte dos tecidos sadios, e é indicada para casos de tumores mal-delimitados ou em áreas críticas.

Terapia Fotodinâmica (PDT)

O médico aplica um agente fotossensibilizante, como o ácido 5-aminolevulínico (5-ALA) nas células anormais. No dia seguinte, as áreas tratadas são expostas a uma luz intensa que ativa o 5-ALA e destrói as células tumorais, com mínimos danos aos tecidos sadios.
Além das modalidades cirúrgicas, a radioterapia, a quimioterapia, a imunoterapia e as medicações orais e tópicas são outras opções de tratamentos para os carcinomas. Somente um médico especializado em câncer da pele pode avaliar e prescrever o tipo mais adequado de terapia.

Melanoma

O tratamento varia conforme a extensão, agressividade e localização do tumor, bem como a idade e o estado geral de saúde do paciente. As modalidades mais utilizadas são a cirurgia excisional e a Cirurgia Micrográfica de Mohs (citadas acima). Na maioria dos casos, o melanoma metastático não tem cura, por isso é importante detectar e tratar a doença o quanto antes. Desde 2010, após décadas sem novidades nesse segmento, surgiram novos medicamentos orais que aumentaram significativamente a sobrevida de pacientes com doença disseminada. Esses vêm sendo apontados com alternativas promissoras para casos de melanoma avançado.

 

Prevenção

Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos.

Como a incidência dos raios ultravioleta está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para se bronzear e pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados.

 

Calcule seu risco

Calculadora de risco para câncer da pele
A Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibiliza gratuitamente, em seu site, uma Calculadora de Riscos para câncer da Pele. Por meio dessa ferramenta, os usuários, respondendo a um questionário por especialistas da SBD, recebem informações sobre as chances de virem a desenvolver a doença no futuro.

Acesse aqui a Calculadora de Riscos para Câncer da Pele

Atenção: a calculadora possui apenas caráter informativo. Os dados obtidos a partir da ferramenta não constituem diagnóstico e não substituem, em nenhuma hipótese, a consulta a um dermatologista.

Índice Ultravioleta
O índice ultravioleta (IUV) mede o nível de radiação solar na superfície da Terra. Quanto mais alto o IUV, maiores os riscos de câncer da pele e outros danos causados pela radiação UV. Confira o índice de IUV diariamente antes de sair ao ar livre e tome as medidas de proteção adequadas. Clique aqui para verificar o IUV em sua cidade.

 

Onde diagnosticar e tratar

Alagoas

Maceió

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

SERVIÇO: DERMATOLOGIA DA U.F.ALAGOAS

ENDEREÇO: AV. LOURIVAL DE MELO MOTA, S/Nº, TABULEIROS DOS MARTINS, MACEIÓ – AL

TELEFONE: (82) 3322-2344

Amazonas

Manaus
FACULDADE DE CIÊNCIA DA SAÚDE – UNIV. DO AMAZONAS
SERVIÇO: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GETÚLIO VARGAS
ENDEREÇO: RUA MARTINS SANTANA, 1053, PRAÇA 14 DE JANEIRO, MANAUS – AM
TELEFONE: (92) 3633-4417 / 3659-3540FUND.DE DERMAT.TROPICAL E VENEREOL ALFREDO DA MATA
SERVIÇO: FUNDAÇÃO ALFREDO DA MATA
ENDEREÇO: RUA CODAJÁS, 24, CACHOEIRINHA, MANAUS – AM
TELEFONE: (92) 3663-4747 / 3212-8353

FUNDAÇÃO DE MEDICINA TROPICAL DO AMAZONAS
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – FMT-AM – UEA
ENDEREÇO: AV. PEDRO TEIXEIRA, 25, DOM PEDRO, MANAUS – AM
TELEFONE: (92) 2127-3426

Bahia

Salvador
ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
SERVIÇO: HOSPITAL SANTA IZABEL
ENDEREÇO: PRAÇA ALMEIDA COUTO, 500, NAZARÉ, SALVADOR – BA
TELEFONE: (71) 3243-4533HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. EDGARD SANTOS
SERVIÇO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ENDEREÇO: RUA AUGUSTO VIANA, S/Nº, CANELA, SALVADOR – BA
TELEFONE: (71) 3283-8360 / 3339-6000

Ceará

Fortaleza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
SERVIÇO: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO
ENDEREÇO: RUA CAPITÃO FRANCISCO PEDRO, 1290, RODOLFO TEÓFILO, FORTALEZA – CE
TELEFONE: (85) 3366-8148 / 3366-8150CENTRO DE DERMATOLOGIA DONA LIB NIA
SERVIÇO: HOSP.GERAL CEZAR CALS DA SEC.DE SAÚDE DO CEARÁ
ENDEREÇO: RUA PEDRO I, 1033, CENTRO, FORTALEZA – CE
TELEFONE: (85) 3101-5452 / 3101-5431

Distrito Federal

Brasília
HOSPITAL REGIONAL DA ASA NORTE/SES – DF
SERVIÇO: HRAN
ENDEREÇO: SETOR MEDICO HOSPITALAR, QUADRA 101, ASA NORTE, BRASÍLIA – DF
TELEFONE: (61) 3325-4300 / 3325-4206 / 3325-4286HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
ENDEREÇO: SEAN – AV. L2 NORTE – QUADRA 604/605, ASA NORTE, BRASÍLIA – DF
TELEFONE: (61)3448-5415

Espírito Santo

Vitória
UFES – HOSPITAL UNIVERSIT. CASSIANO ANTÔNIO MORAES
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – UNIV.FED.ES
ENDEREÇO: AV. MARECHAL CAMPOS, 1468, MARUÍPE, VITÓRIA – ES
TELEFONE: (27) 3335-7212 / 3335-7324IRM. DA STA. CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – STA.CASA MISERIC. VITÓRIA – ES
ENDEREÇO: RUA DR. JOÃO DOS SANTOS NEVES, 143, PARQUE MOSCOSO, VITÓRIA – ES
TELEFONE: (27) 3212-7219

Goiás

Goiânia
HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIV. FEDERAL DE GOIÁS
SERVIÇO: DERMATOLOGIA UNIV. FED. GOIÁS
ENDEREÇO: 1º AVENIDA, S/Nº, 3º ANDAR, HOSPITAL DAS CLÍNICAS, SETOR LESTE UNIVERSITÁRIO, GOI NIA – GO
TELEFONE: (62) 3269-8219 / 3269-8313

Minas Gerais

Belo Horizonte
IRM. DA STA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – STA. CASA DE BELO HORIZONTE
ENDEREÇO: AV. FRANCISCO SALES, 1111 – 7º ANDAR – ALA B, STA. EFIGÊNIA, BELO HORIZONTE – MG
TELEFONE: (31) 3238-8751FACULDADE DE MEDICINA DA UNIV.FED. DE MINAS GERAIS
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – HOSP. DAS CLÍNICAS DE MINAS GERAIS
ENDEREÇO: ALAMEDA ÁLVARO CELSO, 55, SANTA EFIGÊNIA, BELO HORIZONTE – MG
TELEFONE: (31) 3409-9560

HOSPITAL DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS
SERVIÇO: HOSPITAL DA POLÍCIA MILITAR
ENDEREÇO: AV. DO CONTORNO, 2787, SANTA EFIGÊNIA, BELO HORIZONTE – MG
TELEFONE: (31) 3071-5200

Juiz de Fora
HOSPITAL UNIVERSIT. DA UNIV. FED. DE JUIZ DE FORA
SERVIÇO: DERMATOLOGIA DO HOSP.UNIV. DA UFJF
ENDEREÇO: RUA CATULO BREVIGLIERI, S/N, SANTA CATARINA, JUIZ DE FORA – MG
TELEFONE: (32) 4009-5198

Mato Grosso do Sul

Campo Grande
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO MARIA APARECIDA PEDROSSIAN
SERVIÇO: SERVIÇO DE DERMATOLOGIA DR. GÜNTER HANS HU/UFMS
ENDEREÇO: AV. SENADOR FILINTO MULLER, S/Nº, CIDADE UNIVERSITÁRIA – VILA IPIRANGA, CAMPO GRANDE – MS
TELEFONE: (67) 3345-3662

Mato Grosso

Cuiabá
UFMT – HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MÜLLER
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
ENDEREÇO: RUA LUÍS PHILIPPE PEREIRA LEITE, S/Nº, ALVORADA, CUIABÁ – MT
TELEFONE: (65) 3615-7281 / 3615-7253

Pará

Belém
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – UFP
ENDEREÇO: AV. GENERALÍSSIMO DEODORO (PÇA.CAMILO SALGADO), 1, UMARIZAL, BELÉM – PA
TELEFONE: (91) 3201-6814 / 3201-6817SERVIÇO DE DERMATOLOGIA DA UNIV.DO ESTADO DO PARÁ
SERVIÇO: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
ENDEREÇO: TRAVESSA PEREBEBUI, 2623 – DERMATOLOGIA, MARCO, BELÉM – PA
TELEFONE: (91) 3276-2023

Paraíba

João Pessoa
UFPB – HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY
SERVIÇO: DERMATOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
ENDEREÇO: UFPB – CAMPOS I – CIDADE UNIVERSITÁRIA, S/Nº, CASTELO BRANCO, JOÃO PESSOA – PB
TELEFONE: (83) 3216-7242

Pernambuco

Recife
CENTRO DE ESTUDOS DERMATOLÓGICOS DE RECIFE-CEDER
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – CEDER-PE
ENDEREÇO: AV. CRUZ CABUJÁ, 1563, SANTO AMARO, RECIFE – PE
TELEFONE: (81) 3421-4874ESCOLA PERNAMBUCANA DE SAÚDE – IMIP
SERVIÇO: IMIP – INST.MEDIC INTEGRAL PROF.FERNANDO FIGUEIRA
ENDEREÇO: RUA DOS COELHOS, 300, BOA VISTA, RECIFE – PE
TELEFONE: (81) 2122-4100 / 2126-4809

SERVIÇO DE DERMATOLOGIA UNIV. FED. PERNAMBUCO
SERVIÇO: HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIV. FED. DE PERNAMBUCO
ENDEREÇO: AV. PROF. MORAIS REGO, S/Nº, CIDADE UNIVERSITÁRIA, RECIFE – PE
TELEFONE: (81) 2126-3528

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE PERNAMBUCO
DERMATOLOGIA – HOSPITAL OSWALDO CRUZ – PE
RUA ARNÓBIO MARQUES, 310, SANTO AMARO, RECIFE – PE
TELEFONE: (81) 3421-1077

Jaboatão dos Guararapes
HOSPITAL OTÁVIO DE FREITAS
SERVIÇO: SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE
ENDEREÇO: RUA APRÍGIO GUIMARÃES S/Nº, TEJIPIÓ, JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE
TELEFONE: (81) 3182-8500

Paraná

Curitiba
IRM. DA STA. CASA DE MISERICÓRDIA DE CURITIBA -PUC
SERVIÇO: DERMATOLOGIA SANTA CASA – PUC – CURITIBA – PR
ENDEREÇO: PRAÇA RUI BARBOSA, 694, CENTRO, CURITIBA – PR
TELEFONE: (41) 3222-0842 / 3320-3554UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – HOSP. DAS CLÍNICAS DO PARANÁ – UFPR
ENDEREÇO: RUA GENERAL CARNEIRO, 181, CENTRO, CURITIBA – PR
TELEFONE: (41) 3360-1800

FACULDADE EVANGÉLICA DE MEDICINA DO PARANÁ
SERVIÇO: DERMATOLOGIA DO HOSP.UNIV.EVANGÉLICO DE CURITIBA
ENDEREÇO: AV. SETE DE SETEMBR, 4713, BIGORRILHO, CURITIBA – PR
TELEFONE: (41) 3240-5393 / 3240-5476 / 3240-5000

Londrina
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – UNIV. EST. DE LONDRINA – PR
ENDEREÇO: AV. ROBERT KOCH, 60, VILA OPERARIA, LONDRINA – PR
TELEFONE: (43) 3371-5000

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
INSTITUTO DE DERMATOLOGIA PROF AZULAY
SERVIÇO: STA.CASA MIS.RJ- PAVILHÃO SÃO MIGUEL
ENDEREÇO: RUA SANTA LUZIA, 206 – 4º ANDAR, CASTELO, RIO DE JANEIRO – RJ
TELEFONE: (21) 2210-1807 / 2220-1928HOSPITAL CENTRAL DO EXÉRCITO – RJ
SERVIÇO: DERMATOLOGIA TROPICAL DO HOSP.CENTRAL DO EXÉRCITO
ENDEREÇO: RUA FRANCISCO MANOEL, 126, BENFICA, RIO DE JANEIRO – RJ
TELEFONE: (21) 3891-7214 3890-4874
OBS: SOMENTE MILITARES DA ATIVA, REFORMADOS E SEUS DEPENDENTES, PENSIONISTAS, FUNCIONÁRIOS CÍVIES E SEUS DEPENDENTES

HOSPITAL NAVAL MARCÍLIO DIAS
SERVIÇO: DERMATOLOGIA -I.P.G.C.CHAGAS-H.N.MARCÍLIO DIAS-RJ
ENDEREÇO: RUA CÉSAR ZAMA, 185, LINS DE VASCONCELOS, RIO DE JANEIRO – RJ
TELEFONE: (21) 2599-5414
OBS: SOMENTE MILITARES E DEPENDENTES

HOSPITAL FEDERAL DE BONSUCESSO
SERVIÇO: CLÍNICA DE DERMATOLOGIA – HOSP.FEDERAL BONSUCESSO
ENDEREÇO: AV. LONDRES, 616 – PRÉDIO 6 – 2º ANDAR, BONSUCESSO, RIO DE JANEIRO – RJ
TELEFONE: (21) 3977-9776

POLICLÍNICA GERAL DO RIO DE JANEIRO
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – POLICLÍNICA – RJ
ENDEREÇO: AV. NILO PEÇANHA, 38 – 6º ANDAR, CASTELO, RIO DE JANEIRO – RJ
TELEFONE: (21) 2517-4266

HOSPITAL DA LAGOA
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – INST.PÓS-GRAD.C. CHAGAS – LAGOA-RJ
ENDEREÇO: JARDIM BOT NICO, 501, JARDIM BOT NICO, RIO DE JANEIRO – RJ
TELEFONE: (21) 3111-5390

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO-UFRJ
SERVIÇO: DERMATOLOGIA DO HUCFF – UFRJ
ENDEREÇO: RUA PROFESSOR RODOLPHO PAULO ROCCO, 255, 5º AND. SALA 5B11, CIDADE UNIVERSITÁRIA – ILHA DO FUNDÃO
TELEFONE: (21) 2562-2580

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO – UERJ
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – HOSP.UNIV.P.ERNESTO – UERJ
ENDEREÇO: AV. VINTE E OITO DE SETEMBRO, 77 – 2º ANDAR, VILA ISABEL, RIO DE JANEIRO – RJ
TELEFONE: (21) 2868-8478

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GAFFRÉE E GUINLE – UNIRIO
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – H.U. GAFRÉE E GUINLE – UNIRIO
ENDEREÇO: RUA MARIS E BARROS, 775, PRAÇA DA BANDEIRA, RIO DE JANEIRO – RJ
TELEFONE: (21) 2569-5325 / 2264-1329

Niterói
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO – UFF
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – UFF
ENDEREÇO: RUA MARQUEZ DO PARANÁ, S/Nº, CENTRO, NITERÓI – RJ
TELEFONE: (21) 2629-9012

Rio Grande do Norte

Natal
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
SERVIÇO: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES – UFRGN-RN
ENDEREÇO: AV. NILO PEÇANHA, 620, PETRÓPOLIS, NATAL – RN
TELEFONE: (84) 3202-3719

Rio Grande do Sul

Porto Alegre
PUC – PORTO ALEGRE – RS
SERVIÇO: HOSPITAL SÃO LUCAS – PUC RS
ENDEREÇO: AV. IPIRANGA, 6690, JARDIM BOT NICO, PORTO ALEGRE – RS
TELEFONE: (51 ) 3339-5812UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFRGS
ENDEREÇO: RUA RAMIRO BARCELOS, 2350 – ZONA 13, BONFIM, PORTO ALEGRE – RS
TELEFONE: (51 ) 3359-8571

AMBULATÓRIO DE DERMATOLOGIA SANITÁRIA – RS
SERVIÇO: PROG. RESID. MÉDICA EM DERMATO – RS
ENDEREÇO: AV. JOÃO PESSOA, 1327, FARROUPILHA, PORTO ALEGRE – RS

IRM. DA STA. CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – SANTA CASA DE PORTO ALEGRE – RS
ENDEREÇO: RUA PROF ANNES DIAS, 135 – RECEPÇÃO 2, CENTRO, PORTO ALEGRE – RS
TELEFONE: (51 ) 3214-8163

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – HUSM
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE STA.MARIA
ENDEREÇO: AVENIDA RORAIMA, Nº 100 – CIDADE UNIVERSITÁRIA, CAMOBI, PORTO ALEGRE – RS
TELEFONE: (55) 3220-8578 / 3220-8544

Santa Catarina

Florianópolis
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – HU-UFSC
ENDEREÇO: CAMPUS UNIVERSITÁRIO, TRINDADE, FLORIANÓPOLIS – SC
TELEFONE: (48) 3721-9133

Sergipe

Aracaju
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – HOSPITAL UNIVERSITÁRIO – UFS
ENDEREÇO: RUA CLÁUDIO BATISTA, S/Nº, SANATÓRIO, ARACAJU – SE
TELEFONE: (79) 3218-1744

São Paulo

Bauru
INSTITUTO LAURO DE SOUZA LIMA – SP
SERVIÇO: DERMATOL.PROF.DR.DILTOR VLADIMIR ARAÚJO OPROMOLLA
ENDEREÇO: RODOV.COMANDANTE JOÃO RIBEIRO DE BARROS,KM 225/226, CX. POSTAL 3.021, BAURU – SP
TELEFONE: (14) 3103-5940

Botucatu
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – UNIV. EST. PAULISTA – FM BOTUCATU
ENDEREÇO: DEPARTAMENTO DE DERMATOLOGIA E RADIOTERAPIA, CAIXA POSTAL 530, BOTUCATU – SP
TELEFONE: (14) 3811-6000

Campinas
UNICAMP
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – UNICAMP
ENDEREÇO: RUA VITAL BRASIL, Nº 251 CIDADE UNIVERSITÁRIA, ZEFERINO VAZ, CAMPINAS – SP
TELEFONE: (19) 3521-7602HOSPITAL E MATERNIDADE CELSO PIERRO – PUC CAMPINAS
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – PUC CAMPINAS
ENDEREÇO: AV. JOHN BOYD DUNLOP, S/Nº, JARDIM IPAUSSURAMA, CAMPINAS – SP
TELEFONE: (19) 3729-8496 / 3343-8496

Guarulhos
COMPLEXO HOSPITALAR PADRE BENTO DE GUARULHOS
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – COMPLEXO HOSP.PADRE B.DE GUARULHOS
ENDEREÇO: AV. EMILIO RIBAS, 1819, GOPOÚVA, GUARULHOS – SP
TELEFONE: (11) 2408-3013 / 2468-0966

Jundiaí
FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ
SERVIÇO: SERVIÇO DE DERMATOLOGIA DA FAC.MED. DE JUNDIAÍ
ENDEREÇO: RUA FRANCISCO TELES, 250, VILA ARENS, JUNDIAÍ – SP
TELEFONE: (11) 4587-1095

Marília
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – FAC. MED. DE MARÍLIA
ENDEREÇO: AV. MONTE CARMELO, 800, FRAGATA, MARÍLIA – SP
TELEFONE: (14) 3402-1730

Mogi das Cruzes
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES – SP
SERVIÇO:HOSP.LUZIA DE PINHO MELO – UNIV.MOGI DAS CRUZES
ENDEREÇO: RUA DOM ANTONIO CANDIDO DE ALVARENGA, 170, A/C AMBULAT. DE DERMATOLOGIA – CENTRO, MOGI DAS CRUZES – SP
TELEFONE: (11) 4798-7066

Presidente Prudente
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA – UNOESTE
SERVIÇO: HOSPITAL REGIONAL DE PRESIDENTE PRUDENTE / UNOESTE
ENDEREÇO: RUA JOSÉ BONGIOVANI, 1267, JARDIM BONGIOVANI, PRESIDENTE PRUDENTE – SP
TELEFONE: (18) 3229-1500

Ribeirão Preto
FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO
SERVIÇO: DERMATOLOGIA HOSP.DAS CLÍNS.DE RIBEIRÃO PRETO-SP
ENDEREÇO: AV. BANDEIRANTES, 3900, MONTE ALEGRE, RIBEIRÃO PRETO – SP
TELEFONE: (16) 3602-2447 – 3633-0236

Santo André
FACULDADE DE MEDICINA DO ABC
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – FACULDADE DE MEDICINA DO ABC
ENDEREÇO: AV. PRINCIPE DE GALES, 821, VILA PRINCIPE DE GALES,
TELEFONE: (11) 4993-5455 / 4427-4770

Santo Amaro
HOSPITAL UNIVERS. WLADIMIR ARRUDA – UNIV.STO.AMARO
SERVIÇO: DERMATOLOGIA DA FAC. DE MEDIC. DA UNIV.SANTO AMARO
ENDEREÇO: RUA PROFESSOR ENÉAS DE SIQUEIRA NETO, 340, JARDIM DAS IMBUIAS, SANTO AMARO – SP
TELEFONE: (11) 5545-8500

Santos
FUNDAÇÃO LUSÍADAS – CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADAS
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – FUND. LUSÍADAS – H.GUILHERME ÁLVARO
ENDEREÇO: RUA OSWALDO CRUZ, 179, BOQUEIRÃO, SANTOS – SP
TELEFONE: (13) 3202-1363

São José do Rio Preto
FACULDADE ESTADUAL DE MED.DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
SERVIÇO: DERMATOL.HOSP. BASE FAC.EST.MED.SÃO J.RIO PRETO
ENDEREÇO: AV. BRIGADEIRO FARIA LIMA, 5416, SÃO PEDRO, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP
TELEFONE: (17) 3201-5732 / 3201-5000 / R 1207

São Paulo
COMPLEXO HOSPITALAR HELIÓPOLIS – INAMPS/SUS
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – COMPLEXO HOSP. HELIÓPOLIS
ENDEREÇO: RUA CÔNEGO XAVIER, 276, CIDADE NOVA HELIÓPOLIS -SACOMÃ, SÃO PAULO – SP
TELEFONE: (11) 2068-7468 / 2067-0566

HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL – SP
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – HOSP. SERV. PÚB. MUNICIPAL – CEDEM
ENDEREÇO: RUA CASTRO ALVES, 60, 5º ANDAR, ACLIMAÇÃO, SÃO PAULO – SP
TELEFONE: (11) 3241-3665
OBS: SOMENTE FUNCIONÁRIOS E FAMILIARES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

IRM. DA STA. CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO
SERVIÇO: CLÍNICA DE DERMATOLOGIA DO HOSP. DA STA. CASA DE SP
ENDEREÇO: RUA CESÁRIO MOTA JUNIOR, ED.CONDE LARA, 5º ANDAR, VILA BUARQUE, SÃO PAULO – SP
TELEFONE: (11) 3223-0501 / 2176-7240

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FMUSP
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – HC DA FAC. MED. DA UNIV. DE SP
ENDEREÇO: AV. DR. ENEAS DE CARVALHO AGUIAR, 255, 3º ANDAR, CERQUEIRA CÉSAR, SÃO PAULO – SP
TELEFONE: (11) 2661-8002 / 2661-7936 / 2661-6904

ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA – UNIFESP
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – EPM – UNIFESP
ENDEREÇO: RUA BORGES LAGOA, 508, VILA CLEMENTINO, SÃO PAULO – SP
TELEFONE: (11) 5576-4804

HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL – SP
SERVIÇO: DERMATOLOGIA – HOSP. SERV. PUB. ESTADUAL DE SP
ENDEREÇO: RUA BORGES LAGOA, 1755 – 4º ANDAR, VILA CLEMENTINO, SÃO PAULO – SP
TELEFONE: (11) 5088-8293 / 5088-8250
OBS: SOMENTE PACIENTES REGISTADOS NO HOSPITAL

Taubaté
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE TAUBATÉ
SERVIÇO: SERVIÇO DE DERMATOLOGIA DO H.U. DE TAUBATÉ
ENDEREÇO: AV. GRANADEIRO GUIMARÃES, 270, CENTRO, TAUBATÉ – SP

Voltar