Programa Nacional de Combate ao Câncer da Pele » SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia
Clique Aqui - esqueci ou não tenho senha
    Acesso demais usuários

Programa Nacional de Combate ao Câncer da Pele

A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o câncer da pele. Preocupada com os números alarmantes da doença no país, a SBD criou, em 1999, o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP), que engloba diversas ações de combate à doença e leva aos brasileiros informação, diagnóstico e tratamento de qualidade, tudo gratuitamente. Desde a implantação da Câncer da Pele, foram atendidas mais de 518 mil pessoas em todo o Brasil, sendo mais de 40 mil detectadas com a doença e encaminhadas para tratamento gratuito.

Em 2012, a SBD estabeleceu o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, que em 2015 será celebrado em 7 de novembro e atende anualmente mais de 30 mil pessoas. Na ocasião, médicos da SBD realizam o exame preventivo em pacientes com suspeita da doença em serviços de saúde distribuídos por todo o Brasil. Na ação, a SBD promove também a realização de palestras informativas, distribuição de folders e protetores solares.

Em 2014, a SBD iniciou o movimento de combate ao câncer da pele denominado “Dezembro Laranja”, a fim de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele. Durante um mês inteiro, a entidade realizou ações para lembrar como evitar o câncer que mais atinge o país, convidando a população brasileira a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja e publicá-la com a hashtag #dezembrolaranja. Os dermatologistas da SBD também se engajaram no movimento, reforçando sua importância no combate à doença.

Em 2015, a entidade realizou o movimento pelo segundo ano consecutivo. Diversas ações foram feitas para acontecer durante todo o mês de dezembro, como a iluminação de importantes monumentos brasileiros e outras iniciativas de conscientização em praias e parques.

Veja aqui as ações do #dezembrolaranja em 2015.

 

Dezembrolaranjafolder

 

Saiba mais sobre o Câncer da Pele:

O que é o câncer da pele

Tipos de câncer da pele

Sinais e sintomas

Tratamentos

Onde diagnosticar e tratar

Como prevenir

 

Estatísticas do câncer da pele

O câncer da pele é o mais comum de todos os tipos de câncer e representa mais da metade dos diagnósticos da doença. São estimados 188.020 novos casos no Brasil em 2014, segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O câncer da pele não melanoma é o mais incidente no Brasil, com 182.130 casos novos previstos para 2014, também segundo o INCA. Desse total, 98.420 devem ocorrer em homens e 83.710 em mulheres. Quanto ao melanoma, sua letalidade é elevada, porém sua incidência é baixa (2.960 casos novos em homens e 2.930 em mulheres), totalizando 5.890.

Em comparação com 2013, os dados mostram que houve uma redução do número de casos de melanoma, o mais letal e agressivo dos tumores cutâneos. Na época, foram diagnosticados 6.230 novos casos, sendo 3.170 em homens e 3.060 em mulheres.

Vale lembrar que a maioria dos casos de câncer da pele pode ser evitada com medidas simples de proteção solar. No entanto, as estimativas do INCA e os dados coletados na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele da SBD mostram que os brasileiros estão longe de se proteger adequadamente do sol, o que contribui para elevar a incidência da doença. Confira a seguir as estatísticas da SBD, baseadas nas informações fornecidas pelos pacientes no ato do atendimento.

Clique aqui para obter mais dados do INCA sobre a estimativa de incidência de câncer da pele no Brasil.

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2009

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2010

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2011

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2012

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2013

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2014

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2015

 

Calculadora de risco para câncer da pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibiliza gratuitamente, em seu site, uma Calculadora de Riscos para Câncer da Pele. Por meio dessa ferramenta, os usuários, respondendo a um questionário por especialistas da SBD, recebem informações sobre as chances de virem a desenvolver a doença no futuro.

Acesse aqui a Calculadora de Riscos para Câncer da Pele

Atenção: a calculadora possui apenas caráter informativo. Os dados obtidos a partir da ferramenta não constituem diagnóstico e não substituem, em nenhuma hipótese, a consulta a um dermatologista.

 

Índice Ultravioleta

O índice ultravioleta (IUV) mede o nível de radiação solar na superfície da Terra. Quanto mais alto o IUV, maiores os riscos de câncer da pele e outros danos causados pela radiação UV. Confira o índice de IUV diariamente antes de sair ao ar livre e tome as medidas de proteção adequadas. Clique aqui para verificar o IUV em sua cidade.

 

Tour de Combate ao Câncer da Pele

Desde 2009, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza o Tour de Combate ao Câncer da Pele, sempre nos meses de mais calor. Um caminhão volante percorre milhares de quilômetros do território brasileiro, visitando cidades litorâneas e do interior. O caminhão, que tem dois consultórios e conta com diversas equipes voluntárias de dermatologistas da SBD, percorre diversas cidades brasileiras. A população, além de ser atendida, recebe orientação sobre os riscos da exposição solar excessiva e a necessidade de proteger a pele do sol.

Em 2014, o Tour de Prevenção percorrerá seis cidades brasileiras entre os dias 11 de outubro e 30 de novembro: Salvador (BA), Penedo (AL), Teresina (PI), Manaus (AM), Gurupi (TO) e Campo dos Goytacazes (RJ). Informações e os endereços onde serão realizados os atendimentos em cada cidade podem ser obtidos aqui.

 

Guinness World – Livro dos Recordes

CertificadoGuiness

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recebeu a certificação do Guinness World Records, maior e mais respeitado órgão do segmento, por ter organizado, no dia 5 de dezembro de 2009, a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia e a maior campanha de prevenção ao câncer da pele mundial, com mais de 34 mil atendimentos em todo o Brasil. Com isso, passou a deter o recorde que, até então, pertencia à Academia Americana Dermatologia (AAD). Mais do que isso, recebeu um reconhecimento digno da grandeza da sua maior campanha. Para que isto se tornasse possível, foi necessário atender a diversas exigências e organizar a ação de modo a mantê-la grande e sincronizada em todo o país.

Sem dúvida alguma, este momento tornou-se um marco na rica e vitoriosa história da SBD. A campanha contra o câncer da pele existe desde 1999, e ao longo de suas edições tornou-se cada vez mais organizada, respeitada e reconhecida pela sociedade. Um trabalho árduo que só foi possível graças à doação incondicional dos associados, que despendem tempo e sabedoria de forma gratuita em prol desta causa, coroada com a certificação internacional de “maior do mundo”.