A História da SBD

Confira a história e todos os fatos que construiram a da SBD



Conheça a Nossa História

Descubra toda a trajetória da SDB, Seu crescimento e evolução, de sua origem ao momento atual.


1912

Nasce a Sociedade Brasileira de Dermatologia

Em 4 de fevereiro de 1912, um grupo de 18 médicos fundou oficialmente a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em uma sessão inaugural ocorrida no Pavilhão Miguel Couto, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Seu estatuto foi registrado no dia seguinte, 5 de fevereiro, data em que se comemora, desde 2000, o Dia do Dermatologista no Brasil. O primeiro presidente da SBD, Fernando Terra, era professor e chefe do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, que hoje pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e exerceu o cargo durante 13 anos (1912-1925). No primeiro ano de atividade, a SBD contava com 81 sócios efetivos, sendo que 52 deles eram do Rio de Janeiro. A primeira reunião científica ocorreu no dia 1o de março de 1912, no anfiteatro sediado na 19a Enfermaria da Santa Casa. Primeiro, no Pavilhão Miguel Couto, e depois no São Miguel, locais em que foram realizadas, até 1992, reuniões que ajudariam a formar e aperfeiçoar várias gerações de dermatologista de todo o país. Naquela época, as escolas francesa, alemã e austríaca influenciaram de maneira intensa a formação da dermatologia em nosso país. Para aprimorar seus conhecimentos sobre problemas cutâneos e aprender as melhores maneiras de tratar as doenças de pele, os médicos brasileiros viajavam para a Europa. No retorno ao Brasil, transferiam o aprendizado e essas novas práticas para atual realidade do país.
1925

Fundada a publicação Anais Brasileiros de Dermatologia

Em janeiro de 1925, com o título Annaes Brasileiros de Dermatologia e Syphilographia, a SBD funda uma das publicações mais prestigiadas e respeitadas em todo o meio científico nacional e internacional, sob a coordenação editorial do então presidente da SBD, Eduardo Rabello (1925-1940). Os artigos do primeiro número abordaram temas como acantose nigricante, leishmaniose, bouba, pênfigo e cistos epidérmicos, sarcomatose múltipla hemorrágica de Kaposi, xeroderma pigmentoso, o bismuto na terapêutica da sífilis e a história desta doença no Brasil. Na década de 1960, foi suprimido o termo sifilografia, e a publicação passou a se chamar Anais Brasileiros de Dermatologia.
1933

Fundada a Biblioteca da SBD

Considerada a maior e mais completa da América Latina, a Biblioteca Professor Francisco Eduardo Rabello da SBD tem em seu acervo livros raros e únicos datados do século 18. O espaço abriga mais de três mil publicações. Além do acervo, a Biblioteca da SBD, que completou 80 anos em 2013, também disponibiliza diversos serviços on-line aos associados, como: envio de pesquisa bibliográfica por e-mail; acesso a assinaturas feitas pela Biblioteca em formato on-line, por meio do portal de periódicos EBSCO/SBD, da Rede Informática de Medicina Avançada (Rima) e do SciELO, entre outros. Atualmente, a Biblioteca funciona na sede da SBD, no Rio de Janeiro. Para atender às solicitações vindas de todo o Brasil, ela conta com a parceria da Bireme e do Sistema Scad (Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos).
1944

Nasce o Congresso Brasileiro de Dermatologia

Em 1944, durante a presidência de João Ramos-e-Silva, foi instituída a Primeira Reunião Anual dos Dermatossifilógrafos Brasileiros, com a participação de 40 especialistas. Em 1969, já considerando o enorme número de profissionais e seus temas, as reuniões passaram a ser designadas Congressos Brasileiros de Dermatologia, e seu prosseguimento se deu nos anos subsequentes, sem qualquer interrupção.
1962

Criadas as Sociedades Regionais Afiliadas

No cinquentenário da SBD, em 1962, sob a presidência de Rubem David Azulay, a entidade foi reestruturada para se tornar realmente nacional. Para isso, foram criadas as sociedades regionais afiliadas à SBD, e se estabeleceu que a presidência da entidade deveria ser exercida, desde então, pelo presidente da Reunião Anual ocorrida em outros estados. Outra decisão marcante tomada pela SBD no final de 1962, e que só veio a ser implementada pela administração de João Ramos-e-Silva, em 1965, foi a retomada do nome Sociedade Brasileira de Dermatologia, que fora alterada por 37 anos, isto é, desde 1925.
1967

Criado o Título de Especialista em Dermatologia (TED)

Em outubro de 1967, a SBD criou o Título de Especialista em Dermatologia (TED), em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB). A primeira prova foi realizada em Juiz de Fora, no Serviço do Professor Antônio Carlos Pereira Filho, em paralelo aos trabalhos do 24o Congresso Brasileiro de Dermatologia. A banca examinadora foi composta pelos professores Clóvis Bopp, Rubem David Azulay, Ruy Noronha Miranda, Sebastião Sampaio e Tancredo Furtado. O Título de Especialista em Dermatologia vai além de um reconhecimento de competência dentro de uma disciplina de aplicação. Isso porque, além dos especialistas oriundos do programa de Residência Médica, é a qualificação específica que legitima o exercício da especialidade com a segurança desejada pela sociedade e pacientes.
1987

Lançamento da primeira Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele

A primeira campanha de prevenção ao câncer da pele foi idealizada e lançada em 1987, por Jarbas Porto. Na década seguinte, ela seria institucionalizada pela SBD em todo o território nacional. A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele (CNPCP) é parte do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP) desenvolvido pela entidade desde 1999. Todas as diretorias procuram pensar novas maneiras de divulgar a campanha para chamar a atenção do maior número de pacientes. A CNPCP, nos moldes como hoje se realiza, é fruto da evolução que se vem processando ao longo dos últimos 13 anos. Atualmente, a ação nacional assiste a cerca de 30 mil pessoas a cada ano. No início, os atendimentos ficavam na casa dos 17 mil.
1998

Os Serviços Dermatológicos Credenciados

Os anos 1997 e 1998 foram marcados por profundas transformações em busca de uma mentalidade mais globalizada. O espírito associativo fortaleceu-se com a criação de grupos de trabalho e departamentos que mantiveram as subespecialidades emergentes atreladas à dermatologia. As Regionais passaram a participar mais ativamente, reunindo-se com a direção central duas vezes por ano, por ocasião das reuniões do Conselho Deliberativo, juntamente com as comissões que também tiveram seu papel na gestão da Sociedade intensificado. Os Serviços Credenciados ganharam espaço, reunindo-se uma vez por ano com a direção da SBD para discutir as questões por eles relacionadas. Também foi criado o Programa de Educação Médica Continuada em Dermatologia (EMC-D), que até hoje é um dos principais serviços prestados ao associado. Atualmente, a SBD possui 81 Serviços Credenciados em todo o país; alicerces fundamentais da entidade e imprescindíveis para a formação de profissionais qualificados.
2006

A Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase

A SBD realiza, desde 2006, a Campanha Nacional de Psoríase. A ação educativa visa conscientizar a população sobre a doença. Para isso, todos os anos, sempre no mês de outubro, são desenvolvidas diversas atividades informativas em todo o país.
2009

É criada a publicação Surgical & Cosmetic Dermatology

Lançada em 2009, nos formatos impresso e digital, e com tradução para o inglês na forma digital, a Surgical & Cosmetic Dermatology é uma publicação médica destinada a difundir a experiência brasileira nas áreas de cirurgia dermatológica e cosmiatria, com acesso livre. É uma publicação trimestral da SBD, com apoio científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e do Colégio Ibero-Latino-Americano de Dermatologia (Cilad). O periódico já está indexado nas bases Sumários.org, Directory of Open Access Journals – DOAJ, Latindex, LILACS, SCOPUS, Periódica e Redalyc.
2012

A Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase

A SBD realiza, desde 2006, a Campanha Nacional de Psoríase. A ação educativa visa conscientizar a população sobre a doença. Para isso, todos os anos, sempre no mês de outubro, são desenvolvidas diversas atividades informativas em todo o país.
Dias Atuais

Dias Atuais

A SBD, atualmente, congrega mais de 10.640 mil associados. São dermatologistas que têm colaborado com a especialidade por meio de estudos originais, em especial na área das doenças infectocontagiosas e tropicais, o que só comprova que a dermatologia brasileira continua dando importante contribuição à ciência e ao desenvolvimento da dermatologia mundial.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados