SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

Envie sua proposta e seja um associado »

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Submit your proposal and be an associate »

Notícias - Fique por dentro do mundo da Dermatologia.

Dicas e Cuidados

Uso de vacinas contra Covid-19 em pacientes com doenças imunomediadas é tema de nota da SBD

11/01/2021 07:03

Os cuidados com a aplicação de vacinas para Covid-19 em pacientes portadores de doenças inflamatórias crônicas (imunomediadas) foram tema de um informe divulgado nesta segunda-feira (11/1) pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A nota dirigida a médicos e à população, em especial àqueles que fazem uso regular de medicamentos imunossupressores ou imunomodulares chama a atenção para aspectos que devem ser seguidos para garantir o bem-estar dos indivíduos.

ACESSE A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO

“Com o início iminente da vacinação, no Brasil, se faz relevante ao apontar riscos potenciais que podem ser contornados com medidas simples. A informação é fundamental para que a proteção da saúde dos pacientes seja garantida. Sabe-se que há grande expectativa de muitos em receber uma dose de imunizante, porém isso não pode ser feito de modo automático, sem reflexão”, lembrou o presidente da SBD, Mauro Enokihara.

Eficácia - No documento, a SBD toca em pontos como o tipo de vacina adequado para pacientes que usam imunossupressores ou imunomoduladores e a eficácia do insumo para essas pessoas e seus efeitos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia lembra ainda da necessidade de que todos observem a restrição de contato social e as medidas de higienização, mesmo após a vacinação, bem como sobre a duração do seu efeito protetor.

Ainda no texto distribuído, os dermatologistas captaneados pelos médicos Claudia Maia e Paulo Oldani, comentam a segurança das vacinas já anunciada para a Covid-19.

“A SBD entende que a necessidade da vacinação em massa contra a Covid-19 é incontestável e repudia todos os movimentos contrários à mesma sob alegações de falta de eficácia ou temores relativos à segurança”, afirma.


 

Compartilhe:
   

Siga a SBD e fique atualizado.