SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

Envie sua proposta e seja um associado »

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Submit your proposal and be an associate »

Notícias - Fique por dentro do mundo da Dermatologia.

Notas

Homenagem dos dermatologistas brasileiros e da SBD ao Dr. Jorge, o Jorge, o Jacaré, o Jaca, o Jorginho

27/03/2021 12:57

A perda de pessoas queridas nos tira o chão. A saudade faz renascer forte o calor dos encontros, dos abraços, dos sorrisos compartilhados. Os médicos dermatologistas brasileiros foram informados nesta sexta-feira (27) de que um de seus grandes líderes, Professor Dr. Jorge José de Souza Filho, partiu de forma inesperada.

A ele, que tantas lições nos deu, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em nome de todos os seus associados, faz essa singela homenagem.  Com a ajuda de alguns dos companheiros de vida, de profissão e de paixão pelo ser humano, desse homem que deixou exemplos por onde passou, a SBD compartilha os sentimentos sinceros suscitados pela partida do Dr. Jorge, do Jorge, do Jacaré, do Jaca, do Jorginho.


O que escrever e como escrever sobre uma pessoa que, ao tomarmos conhecimento sobre o seu falecimento, nos traz tantas boas, mais que boas, ótimas e excelentes lembranças. Da sua alegria ao se comunicar com todas as pessoas, sabendo ser austero e sério quando necessário. Inteligente, observador, não deixava passar nada e fazia comentários bem humorados na medida para não magoar as pessoas. Sempre presente nos eventos e nas reuniões do Conselho da SBD, quando convocado não se negava e não fugia às responsabilidades. Assim foi o Professor Jorge, Jorgão, Jacaré! Formou muitos dermatologistas, foi líder e presidiu a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Presidiu ainda os Congressos da SBD e da SBCD, e o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina. Enfim, teve uma carreira completa como médico, pai adorado por suas filhas e por centenas de amigos que fez por onde passou. Tive a oportunidade de ter conversas inesquecíveis e entre risadas pude confessar: “Você é o cara; você é diferente”. Dele, pude absorver muitos conselhos e ensinamentos. Professor Jorge, você foi e será sempre, e para sempre, meu amigo, professor, conselheiro e ótima companhia. Simplesmente confesso que vivi e convivi com um verdadeiro ser humano.


Mauro Y. Enokihara
Presidente da SBD
Gestão 2021-2022
 


Perdemos não apenas um grande dermatologista! Perdemos não apenas um amigo do coração. Perdemos um guia: uma luz que nos mostrava o caminho! Perdemos o Jorge, o Jacaré, o Jaca, o Jorginho. Não! Jamais o perderemos. Continuaremos pescando peixes e almas, como ele nos ensinou. Que Jorge frutifique a verdadeira medicina, a dermatologia voltada para o paciente! Aqueles que mais precisam de atenção, certamente seria esse seu desejo. E nós seguiremos adiante, cumprindo o combinado das velhas  pescarias.


Alberto Cardoso | Bernardo Gontijo | Sinésio Talhari
Ex-presidentes da SBD
AMIGOS DO JORGE


Conheci o Jorge quando fundamos a SBCD, em 1988, em movimento liderado pelo Professor Sampaio e muitos outros dermatologistas que se empenharam na mudança de rumos da dermatologia brasileira. Sempre foi um dos mais árduos defensores do emprego da crioterapia em dermatologia, mas não era conhecido apenas por isso. Sua personalidade era tão marcante que dificilmente passaria despercebido. Possuidor de um argumento sagaz, crítico das espertezas, tinha um faro aguçado para perceber nuances de situações que os mais inocentes demorariam anos para perceber. E fazia tudo isso com um humor certeiro, que cativava a quem o escutasse. Convivi com o Jorge regularmente nos últimos 20 anos, fruto de minha mudança de Minas para Santa Catarina e pude testemunhar de perto o grau de liderança que ele tinha por aqui. Era coisa natural, nascida do simples comprometimento com a união de todos os dermatologistas daqui. Praticamente toda semana encontrávamos na tradicional reunião clínica das quintas-feiras à noite, a qual terminava sempre na escolha de um local para a famosa DERMOJANTA. Ali se discutia de tudo, com espaço para piadas e boas risadas. Foi ali que aprendi muito sobre a história dos habitantes desta ilha tão gostosa chamada Florianópolis. O Jorge contava histórias sobre as pessoas daqui, dos tempos anteriores à minha vinda. Ele foi um dos grandes responsáveis pelo que aprendi aqui, a como lidar com as pessoas daqui, pois simplesmente amava de paixão onde sempre viveu. Pelos seus relatos, viveu intensamente. Adorava água, de rio ou de mar, e sempre se gabava de sua camisa Lacoste, mostrando o JACARÉ indicando que era coisa de “sua família”. Com a idade avançando inexoravelmente, teve que se internar no segundo semestre de 2019 por mais de duas semanas, saindo do hospital bastante debilitado. Se não fosse tão querido, teria se deprimido. Pois a turma da DERMOJANTA o pegava todas as quintas-feiras e o levava para jantar. Uma das churrascarias preferidas era a “TROPILHA” e ele foi se recuperando e sempre dizia que tinha tomado “tropilhomicina”. Não só por tudo que ensinou, não só por tudo que fez pela dermatologia catarinense e brasileira, ele deixa saudades pela pessoa que foi.  


Luis Fernando Figueiredo Kopke
Presidente da SBCD 2006-2007


Com imenso pesar, a Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Santa Catarina, comunica o falecimento do professor Jorge José de Souza Filho, ocorrido na tarde de sexta-feira (26). Nosso mestre, Dr. Jorge ou “Dr. Jacaré”, como era conhecido por todos, foi daqueles professores irreverentes que deixam em cada um dos seus alunos uma marca indelével da sua sabedoria, como uma sólida informação que serve de base para todas as outras que virão. Além de mestre brilhante, nas suas aulas ministradas na cadeira de Dermatologia e centenas de congressos, foi maravilhoso profissional e pessoa ímpar em carisma e sabedoria. Apesar de ser octogenário, nunca deixou de estudar, se atualizar, praticar e ensinar a arte da Dermatologia. Abre-se, então, essa nova etapa sem sua presença motivadora e inspiradora. Ficará para sempre a saudade de um professor que jamais será possível substituir. A paixão e dedicação que colocava no ensinamento da Dermatologia sempre foram um motor para aprendizagem não só de residentes e dermatologistas, mas também de outras especialidades. Sua retidão como profissional e pessoa sempre servirão de exemplo a todos os médicos. Agora, que chegou sua hora, chega também esta inevitável melancolia por saber que você, nosso mestre, se foi. Nossos caminhos não irão mais se cruzar, mas faremos tudo para honrar os seus ensinamentos. Obrigado por tudo, professor!


Marcelo Rigatti
Presidente da SBD-SC


Salve, Jorge!
Jorge derrotou os dragões
Que surgiram em sua frente,
Com as armas do conhecimento, sabedoria, simpatia e irreverência.
Municiado de humanismo e alegria,
Pescou peixes e amigos pela vida...
Salve, Jorge!
O pescador rigoroso dos males da pele.
E que agora pesca estrelas no céu...
Deixou  um rastro de luz...
Eterno, brilhante, saudoso.
Que não dá para esquecer...
Salve Jorge!


Heitor Gonçalves | Paulo Machado | Vidal Haddad Junior
Vice-presidente da SBD | Membro da Comissão de Ensino da SBD| Membro da Comissão Científica da SBD


É com imensa tristeza que venho hoje prestar esta homenagem a ele, que foi o pioneiro da Dermatologia em Santa Catarina, nosso Professor Dr. Jorge José de Souza Filho. “Seja você mesmo a mudança que você quer no mundo”, esta frase de Mahatma Gandhi, poderia muito bem condensar a vida deste profissional nas áreas médica e acadêmica. Dotado de uma abertura de espírito à inovação e de talento para a liderança em diversos setores relacionados à Medicina, em especial na Dermatologia. Um agregador, não só de conhecimentos, mas de mecanismos de fortalecimento da Dermatologia no nosso estado. Um empreendedor, ceifando a mata virgem num campo inexplorado, muitas vezes enfrentando solitariamente as intempéries próprias daqueles que assumem as responsabilidades pelo bem coletivo. Assim foi pautada sua vida dentro da especialidade médica, à qual dedicou tanto do seu entusiasmo, do seu esforço e da sua grande capacidade: a DERMATOLOGIA! Mas tenha certeza de que sua experiência e sabedoria jamais serão esquecidas. Dentre seus legados centrais, estão a necessidade imperiosa de acelerar a capacidade de transformar informação em conhecimento, de transformar conhecimento em compromisso e de mobilizar toda esta aventura humana para o crescimento sustentável, para a geração de riqueza, para uma sociedade mais igualitária, para uma vida mais digna e muito mais interessante. Agradeço ao Professor Jorge, em nome dos ex-alunos do Serviço de Dermatologia do HU-UFSC, por mostrar através do seu exemplo a dedicação, o desprendimento em ensinar e a caridade demonstrada na preocupação de sempre colocar o paciente como a figura principal e mais importante nas interrelações entre mestre e aluno: “sem o paciente não existe o médico, e sem ambos não existe o Hospital, o Serviço de Dermatologia, a residência ou a especialização. O que importa é a relação médico-paciente e vice-versa. Todo o resto existe em função desta relação”, dizia o Professor, lembrando que muitas vezes isto não é levado em consideração, principalmente quando entraves burocráticos vêm à tona. Agradeço o Professor Jorge, de forma particular, por toda confiança em mim depositada e espero um dia galgar os seus passos naquilo que fazemos de melhor que é a Dermatologia.


Daniel Holthausen Nunes
Coordenador do Departamento de Teledermatologia da SBD


O querido Dr. Jorge José de Souza Filho foi de grande importância para a dermatologia, com muitas contribuições para o desenvolvimento da mesma, principalmente na área da Cirurgia Dermatológica. Foi um dos fundadores da SBCD, em 1988, e presidiu nossa Sociedade de 1995 a 1996, com maestria. Sempre com um humor muito peculiar e grande observador, apresentava conclusões muito pertinentes até nas situações mais embaraçosas. Sem dúvida, a nossa Dermatologia está perdendo uma parte da sua história, porém, o que nos conforta é que teremos muitas boas lembranças dessa grande pessoa que tivemos o prazer de conviver em várias situações e que muito respeitamos.  Ficam as saudades .... Deixo aqui, em nome da diretoria e de todos os associados da SBCD, nosso pesar e sentimentos para toda a família.
 

Meire Brasil Parada
Presidente da SBCD
Gestão 2021-2022

 

 

Compartilhe:
   

Siga a SBD e fique atualizado.