SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

Envie sua proposta e seja um associado »

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Submit your proposal and be an associate »

Notícias - Fique por dentro do mundo da Dermatologia.

Eventos

SBD organiza Simpósio Internacional para discutir a atenção aos pacientes com hanseníase

26/08/2021 01:36

Um fórum reunindo especialistas do Brasil e de outros países para discutir os rumos da assistência aos pacientes com hanseníase acontecerá no mês de setembro. O encontro organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), acontece no dia 17 (sexta), pela manhã.

Clique aqui para acessar o evento

Os participantes poderão discutir com experts renomados aspectos relacionados ao diagnóstico e tratamento desta doença, uso de medicamentos, realização de pesquisas, entre outros temas. Dentre os palestrantes confirmados estão o italiano Cesare Massone e a britânica Diana Lockwood, considerados duas das maiores referências da atualidade neste tema.

O evento será gratuito, on-line e com tradução simultânea para inglês e português. A coordenação está sob responsabilidade de Heitor de Sá Gonçalves, vice-presidente da SBD, e de Sandra Maria Barbosa Durães, coordenadora do Departamento de Hanseníase. Entre os apoiadores estão, o Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a ONG DAHWL.

As atividades serão abertas aos dermatologistas associados à SBD, aos residentes/especializandos dos serviços credenciados e aos médicos e membros das equipes de saúde da Atenção Primária que participaram do curso de capacitação em hanseníase, realizado em junho e julho. Esta atividade ofereceu formação sobre o tema para mais de mil profissionais, distribuídos em sete estados: Bahia, Pernambuco, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Pará e Tocantins.

Não é necessária fazer inscrição prévia. Em breve, o link de acesso será enviado por e-mail a todos os associados e residentes. O link também ficará disponível na página do evento no site da SBD. 

Confira a programação completa:

08h00 - 8h10 - Abertura – Mauro Enokihara, Heitor de Sá Gonçalves e Sandra Durães.

08h10 - 08h40 - Quimioprofilaxia na hanseníase - Sinésio Talhari.

08h40 - 09h00 – Discussão.

09h00 - 09h30 - 12 doses of MDT: Is it enough? (12 doses de PQT: isto é o bastante?) - Diana Lockwood (Inglaterra) | Moderador - Gerson Penna.

09h30 - 09h50 – Discussão.

09h50 - 10h20 - Hanseníase e genética: o que nós podemos aprender com esta doença antiga - Marcelo Távora Mira.

10h20 - 10h50 - Pesquisa básica aplicada à hanseníase - Mariane Stefani.

10h50 – 11h10 – Discussão.

11h10 – 10h40 - Clinical-histopathological correlation and differential diagnosis in leprosy (Correlação clínico-histopatológica e diagnóstico diferencial em hanseníase) - Cesare Massone (Itália).

11h40 - 12h00 - Discussão e encerramento.

Compartilhe: