SBD Live discutirá o impacto da Covid-19 sobre a pele com a participação de especialistas e da população



SBD Live discutirá o impacto da Covid-19 sobre a pele com a participação de especialistas e da população

4 de junho de 2020
sbd-live.jpeg

Com mais de 500 mil pessoas contaminadas pelo coronavírus, o Brasil passou a conviver com uma nova realidade. A população tem sido obrigada a mudar hábitos seculares e a enxergar na restrição de contato social e no reforço às medidas de higiene os maiores aliados para evitar o avanço da pandemia. No entanto, em meio a medidas que buscam a preservação da saúde e da vida, não se pode ignorar que há impacto sobre o bem-estar de muita gente que enfrenta dificuldade em absorver as exigências atuais.

Diante disso, se acumulam questões relacionadas ao novo contexto. Afinal, como o estresse gerado pela Covid-19 se manifesta na pele? A pandemia pode ser o gatilho para o surgimento ou piora de doenças psicodermatológicas? Quais os cuidados para proteger pele, cabelos e unhas? Como evitar problemas decorrentes do uso de máscaras, luvas e óculos de proteção?

Esses serão apenas alguns dos tópicos que alimentarão os debates e exposições durante o SBD Live agendado para a próxima terça-feira (9/5), a partir de 19h. O evento, coordenado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), conta com o patrocínio da Bayer e o apoio da Manole.

Primeira linha – Para responder às questões, que são ao mesmo tempo simples e complexas, a SBD escalou um time de especialistas de primeira linha. Participarão desse evento online as coordenadoras dos seus Departamentos de Psicodermatologia e de Cosmiatria, Márcia Senra e Alessandra Romiti, respectivamente. Além delas, contribuirão com as discussões a assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD, Bruna Duque Estrada, e o presidente da entidade, Sérgio Palma, que atuará também como moderador.

“Essa será a quinta edição do SBD Live e dessa vez teremos uma importante inovação: os pacientes e o público em geral poderão acompanhar a atividade e encaminhar dúvidas para a mesa de convidados. É uma forma de democratizar a informação e divulgar orientações importantes para todos”, disse Palma.

Encontros – O SBD Live é uma série de encontros virtuais que a SBD tem organizado ao longo das últimas semanas. Ela é dedicada, especificamente, à discussão sobre impacto da Covid-19 com relação a diferentes temas. Dentre as que já aconteceram, houve apresentações a respeito de manifestações cutâneas ligadas à doença, manejo da psoríase durante a pandemia e uso da telemedicina.

O projeto deve se estender pelas próximas semanas, com a abordagens de outras temáticas identificadas pelos especialistas e pela Gestão 2019-2020 como de interesse para a dermatologia. Todos os conteúdos ficam disponíveis para acesso em área de acesso restrito aos associados da SBD que, assim, contam com um banco de dados e informações ao seu alcance para melhorar sua performance no atendimento de seus pacientes. Essa live também será transmitida por meio do canal oficial da SBD no YouTube.

“Nos últimos meses, ampliamos o apoio da SBD aos seus projetos na área de educação continuada. A pandemia acabou por nos levar a encontrar novos meios de relacionamento com os associados. Assim, a internet, por meio das lives, se transformou em um importante canal de capacitação e aprendizado”, ressaltou o presidente Sergio Palma, coordenador da Gestão 2019-2020.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados