SBD destaca importância da prevenção do câncer de pele entre homens em evento na OPAS



SBD destaca importância da prevenção do câncer de pele entre homens em evento na OPAS

20 de novembro de 2019
sergiopalmaopas5.jpeg

A campanha de prevenção ao câncer de pele, conhecida como Dezembro Laranja, foi apresentada nesta terça-feira (19/11) aos participantes do V Fórum de Políticas Públicas Ser Homem, no auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), em Brasília (DF), organizadora da iniciativa. No encontro realizado na capital federal, o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sergio Palma, mostrou que em 2019 a ação valoriza a importância da prevenção desse tipo de neoplasia junto à população masculina.

“Os dados epidemiológicos e a percepção nas unidades de saúde revelam a dificuldade do homem em adotar hábitos e cuidados com a saúde. Logo, os agravos neste segmento assumem uma proporção de problema de saúde pública. Por isso, a SBD entende que a promoção de ações de saúde destinadas a essa parcela da população é fundamental, inclusive no que se refere ao câncer de pele”, disse Sergio Palma, pouco antes de apresentar um vídeo sobre a campanha.

Identificação – No material exibido em primeira mão, homens – de diferentes idades – compartilham suas histórias de vida, mostrando os problemas decorrentes de subestimar sinais e sintomas. Também revelam suas trajetórias em busca de tratamento e de melhor qualidade de vida. As peças têm como objetivo estimular a identificação do expectador com esses pacientes, para que possam assumir uma nova postura com respeito ao autocuidado.

Segundo Sergio Palma, em 2018, a campanha Dezembro Laranja realizou 25.108 atendimentos, sendo desse total foram diagnosticados 3.897 casos de câncer da pele (1.921 deles em homens). Outro dado que se destacou é que do universo de pessoas atendidas, apenas 2.017 homens disseram utilizar medidas fotoprotetoras no dia a dia.

“Nessa perspectiva, a campanha de câncer da pele promovida pela SBD este ano dá uma atenção especial aos pacientes do gênero masculino, ressaltando que implementação de medidas fotoprotetoras também devem fazer parte dos seus cuidados pessoais, bem como as visitas regulares ao médico dermatologista”, destacou o presidente da entidade.

Hábitos –  A presença do representante dos dermatologistas no debate foi um convite do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), o criador da campanha Novembro Azul, no Brasil. Há oito anos a instituição tem se dedicado a levar informação sobre saúde e conscientizar sobre a importância da mudança de hábitos para a adoção de um estilo de vida mais saudável, focado na prevenção.

Na avaliação do presidente da SBD, trata-se de uma iniciativa de grande relevância. "Fico extremamente honrado em fazer parte de um evento tão importante como esse, que promove o debate sobre a saúde do homem. Sabe-se que a população masculina, por diversos fatores, constitui um grupo com dificuldades em adotar ações de autocuidado, com foco na promoção do bem-estar e na prevenção de doenças.  Em minha palestra, falarei sobre o câncer de pele focando nesse segmento, apontando cenários de risco, desafios atuais para o diagnóstico precoce e tratamentos recomendados”, disse.

Além da relação do homem com o câncer de pele, também foram feitas apresentações sobre como esse segmento da população se comporta com respeito às doenças cardiovasculares, à saúde emocional, ao câncer de próstata e às doenças urológicas, entre outros temas. 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados