SBD convida associados a debaterem defesa profissional e marketing médico em Live



SBD convida associados a debaterem defesa profissional e marketing médico em Live

28 de agosto de 2020
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A 15ª edição do projeto SBD Live, prevista para acontecer na próxima terça-feira (1º de setembro), a partir de 19h, será sobre um tema que interessa a boa parte dos dermatologistas: “Defesa profissional X marketing médico”. Dessa vez, foram convidados especialistas do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da área do direito e da ética para introduzir os participantes nas discussões sobre esse tema.

No encontro virtual, com transmissão por meio de plataforma online exclusiva, serão abordadas questões como: “Ao que o médico deve se atentar ao atender um paciente” e “Da publicidade aos aspectos preventivos na esfera civil”.  De acordo com o moderador do evento, Sergio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o interesse sobre esses tópicos é crescente em virtude de seu impacto nas atividades dos consultórios e nas relações com os pacientes.

“Ao organizar esse SBD Live, a Gestão 2019-2020 quer estimular o diálogo dentro do grupo de especialistas. Ouvir as diferentes opiniões e preocupações ajudará a entidade a defender os pontos consensuados nos debates que acontecerão no âmbito do CFM em torno da atualização da Resolução nº 1.974/2011, que trata das regras de publicidade médica no País”, ressaltou.  

Dilemas – Sérgio Palma, integrante da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos do CFM (Codame), a qual ficará responsável de tratar desse tema, lembrou que a SBD está atenta aos dilemas relacionados ao uso do marketing na medicina e manterá essa dinâmica de reuniões regulares para entender a percepção dos associados.

Inclusive, a atividade de terça-feira será uma oportunidade para os dermatologistas apresentarem suas dúvidas, pois participará da Live o 3º vice-presidente da autarquia, Emmanuel Forte, que coordena o processo de revisão da norma no Conselho.  

Além dele, também participarão dessa 15ª edição do projeto, a dermatologista Débora Ormond, membro da Comissão de Ética e Defesa Profissional da SBD e da Câmara Técnica de Dermatologia do CFM; Mariely Ferreira Macedo, coordenadora do Departamento Jurídico do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT); e o consultor jurídico da SBD, Alejandro Bullon.

Conforme destaca o presidente da SBD, a conversa ao redor de temáticas tão urgentes será uma oportunidade de aprendizado extremamente proveitosa. “Importante que os colegas percebam que marketing médico é ferramenta de trabalho, mas que deve estar atento aos limites éticos. Inclusive, ao ultrapassar essas barreiras, pode-se enfraquecer a defesa dos interesses de toda a categoria”, disse.

 





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