SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

Envie sua proposta e seja um associado »

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Submit your proposal and be an associate »

Notícias - Fique por dentro do mundo da Dermatologia.

Notas

No 14º SBD Live, dermatologistas discutem o uso de injetáveis e a importância da relação médico-paciente

26/08/2020 08:49

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoveu a 14ª edição do projeto SBD Live, cujo tema de debate foi “Injetáveis na dermatologia: pontos-chaves para obtenção de melhores resultados”. A iniciativa, realizada por meio de plataforma virtual exclusiva, na terça-feira (26/8), contou com grande audiência e levou atualização aos associados a fim de aprimorar a prática clínica dos especialistas na condução de procedimentos estéticos na região da face.

CLIQUE PARA ASSISTIR À LIVE

Na oportunidade, o presidente da SBD, Sérgio Palma, que esteve à frente da moderação, salientou a importância da boa relação entre médico e paciente como ponto de partida para a realização de qualquer intervenção. “É fundamental a confiança mútua. Além disso, também é imprescindível o registro, através do prontuário, documentando cada consulta e conduta empreendida”, disse.

Avaliação – Conforme destacou a coordenadora do Departamento de Cosmiatria da SBD, Alessandra Romiti, na área estética, o diagnóstico corresponde sempre a uma combinação de etapas, que relaciona o exame físico – com avaliação de flacidez, formato do rosto, entre outros – e o diálogo aberto e aprofundado com o paciente.

“Esse bate-papo inicial talvez seja a parte mais relevante do processo. Não dá para seguir regras engessadas de proporção e anatomia. Faz parte do ofício do dermatologista ouvir com atenção demandas e incômodos do paciente, assim como esclarecer possibilidades técnicas e limitações. Tudo para alinhar de modo claro a expectativa ao resultado do procedimento”, frisou.



Na ocasião, a assessora do Departamento de Cosmiatria da SBD, Sylvia Ypiranga, orientou também os dermatologistas a utilizarem a fotografia como ferramenta para visualizar, em conjunto com os pacientes, possíveis assimetrias e imperfeições e avaliar o que é passível de tratamento.

“A imagem também auxilia na documentação material e pode ser anexada ao prontuário. Além disso, a recomendação é que cada paciente assine o termo de consentimento informado, que presta esclarecimentos sobre a realização de procedimentos com segurança”, pontou.



Técnica – Durante o debate, os especialistas ressaltaram ainda conceitos a respeito da anatomia da face, assim como do uso de bioestimuladores e preenchedores. Segundo informaram, o tratamento precoce consiste na conduta mais adequada, uma vez que os bioestimuladores apresentam resultados menos favoráveis em faixas etárias mais avançadas.

Na avaliação de Patrícia Ormiga, assessora do Departamento de Cosmiatria da SBD, no atendimento de pacientes com mais idade os dermatologistas devem investir tempo para explicar o processo diferenciado de resposta dos injetáveis e a necessidade de mais sessões, além da possível associação com outros métodos de tratamento.



“Em qualquer idade há possibilidade de manejo. Mas também é preciso adequar nossas próprias expectativas. Um paciente de 75 anos que chega ao consultório com queixas, por vezes deseja apenas aparentar sua real idade. Ele não busca um rejuvenescimento abrupto. O diferencial do dermatologista é justamente essa assistência qualificada, que prima pelo diagnóstico médico e não pela simples comercialização de um método”, afirmou.

Ao final das apresentações, os especialistas responderam ainda perguntas dos espectadores sobre os seguintes temas: escolha de ácido hialurônico; utilização de cânula de preenchimento; uso da toxina botulínica no contorno facial; entre outros.

 

Compartilhe:
   

Siga a SBD e fique atualizado.