SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

Envie sua proposta e seja um associado »

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Submit your proposal and be an associate »

Ictiose

Ictiose

A ictiose vulgar é uma condição dermatológica que resulta em uma pele extremamente seca.

O que é? O que é?

A ictiose vulgar é uma condição dermatológica que resulta em uma pele extremamente seca. Trata-se de uma doença hereditária, transmitida geneticamente dos pais para os filhos. O quadro clínico é causado por mutações dos genes que codificam a proteína filagrina, uma das moléculas responsáveis pela impermeabilidade da pele e por sua hidratação. Não existe predominância por gênero ou etnia.

 

 

   

Sintomas Sintomas

O sintoma da ictiose vulgar consiste, basicamente, em pele seca, mas o quadro clínico é extremamente variável. Os sintomas pioram em climas secos e sob temperaturas frias. Nas formas mais leves, as manifestações aparecem somente na infância tardia ou na vida adulta, ocorrendo descamação fina e lamelar da pele. Nestes casos, as áreas de dobras são geralmente poupadas. Nos casos mais graves, as manifestações podem aparecer na primeira infância e consistem em intensa descamação da pele, couro cabeludo, palmas das mãos e plantas dos pés. Pode também surgir um prurido intenso. A associação da doença com alergias de contato é frequente.

Tratamentos Tratamentos

A hidratação da pele é fundamental para o tratamento da ictiose vulgar. Cremes que contêm ureia, lactato de amônia e outros componentes hidratantes são benéficos, principalmente se utilizados ao menos três vezes ao dia. Podem ser utilizados, ainda, compostos tópicos que auxiliem na descamação da pele, como o ácido salicílico. Este tratamento geralmente é suficiente para o controle da doença. Em casos mais graves, medicações orais podem ser necessárias. O dermatologista é o profissional capacitado para decidir a melhor terapia indicada.

Prevenção Prevenção

O aparecimento da doença, por ter caráter genético, não pode ser totalmente prevenido. No entanto, as manifestações podem ser controladas. Recomenda-se ao portador da ictiose vulgar que evite comportamentos que aumentem a secura da pele, como banhos demorados e quentes, além do uso excessivo de sabonete. Objetos de limpeza da pele, como escovas, lixas e buchas para banho também devem ser evitados.

Outros problemas e doenças de pele

Hidradenite Supurativa

Hidradenite Supurativa

A hidradenite supurativa é uma doença de pele crônica inflamatória, mais frequente em mulheres, e após a puberdade, que acomete preferencialmente algumas áreas da pele como as axilas, a região das mamas, a virilha, a região genital e a região glútea.

Leia mais...
Dermatite Seborreica

Dermatite Seborreica

Inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas.

Leia mais...
Farmacodermia

Farmacodermia

Reação cutânea adversa a medicamentos. Qualquer efeito indesejado na pele, mucosas, cabelos e unhas, na sua estrutura ou função, desencadeado pelo uso de medicamento.

Leia mais...
Fibroqueratoma Digital Adquirido

Fibroqueratoma Digital Adquirido

É uma lesão única, que surge na vida adulta e se localiza, preferencialmente, no dorso dos dedos como uma excrescência alongada, verticalizada, de base estreita e consistência endurecida.

Leia mais...
Molusco

Molusco

São pequenas pápulas da cor da pele, com umbilicação central (depressão patológica em formato similar ao do umbigo) muitas vezes confundida com verrugas vulgares.

Leia mais...
   

Siga a SBD e fique atualizado.