78º Congresso da SBD ocorrerá em Natal, em 2023



78º Congresso da SBD ocorrerá em Natal, em 2023

6 de agosto de 2019
istock-531165919.jpg

JSBD – Ano 23 – N.03 – 04

Natal, capital do Rio Grande do Norte, será a sede do 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 2023. A escolha foi selada durante a reunião do Conselho Deliberativo da entidade, ocorrida no sábado (29/6), em São Paulo (SP). A cidade disputou o direito de receber o maior encontro anual da especialidade com outras três candidatas: Goiânia (GO), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS). 

O 78º Congresso acontecerá sob o tema “Dermatologia na cidade do Sol”. Ele sucederá encontros semelhantes que ocorrerão no Rio de Janeiro (2019), São Paulo (2020) e Florianópolis (2021). Também no sábado o Conselho Deliberativo aprovou o nome da professora Regina Jales como a presidente do encontro previsto para Natal. 

O presidente da SBD, Sérgio Palma, em nome da sua Diretoria, cumprimentou Natal pelo resultado alcançado e garantiu o apoio da entidade na realização do evento em 2023. Ele também fez questão de destacar as outras candidaturas. “Goiânia, Brasília e Porto Alegre são cidades maravilhosas, cujas candidaturas foram brilhantemente defendidas pelos representantes de suas filiadas regionais, na reunião do Conselho Deliberativo. Certamente, todas terão a oportunidade de se apresentar novamente e assumir essa tarefa no futuro”, disse.

Intervalo – Regina Jales, atualmente vice-presidente da Sociedade de Dermatologia do Rio Grande do Norte, assegurou o apoio de sua entidade à pretensão, que repete um feito do início do século. Em 2004, o 59° Congresso da SBD aconteceu em Natal. Na época, houve mais de 3,7 mil congressistas. 

Nesse intervalo de quase duas décadas, entre o 59º e o momento atual, a demografia da dermatologia brasileira mudou muito. Somente no Rio Grande do Norte, o total de especialistas associados à SBD passou de 34 para 116. No Brasil, o número avançou de 5 mil para 9,7 mil. 
“Os dermatologistas podem ficar certos de que faremos todo o possível para proporcionar aos participantes um evento com uma excelente programação científica e que ofereça momentos agradáveis a todos”, assegurou Regina Jales, ao comemorar a decisão do Conselho Deliberativo.

Infraestrutura – Na apresentação de seis minutos que fez ao grupo reunido em São Paulo, ela destacou pontos que, no seu entendimento, facilitarão a organização do Congresso. Dentre eles, está a infraestrutura disponibilizada pelo Centro de Convenções de Natal, onde tudo acontecerá, que tem capacidade para até 13 mil pessoas e é o único do Brasil com vista para o mar. 

O espaço conta com 21 mil metros quadrados, diversas áreas multifuncionais e fica a 35 minutos do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. Localizado na Via Costeira da capital potiguar, ele tem ao seu redor grande parte da rede hoteleira e próximo a mundialmente famosa Praia de Ponta Negra. 

Na região, ficam alguns dos melhores restaurantes do Nordeste, shoppings centers, opções de entretenimento e praias de águas mornas. Além disso, destacou-se a presença de hotéis no município, com aproximadamente 30 mil leitos disponíveis, sendo quase a metade dos tipos cinco e quatro estrelas. 

Finalmente, foram abordadas as facilidades de transporte para Natal, que conta com um aeroporto, cujo terminal de passageiros possui área de 40 mil m² e recebe em torno de 6 milhões de passageiros por ano, distribuídos em mais de 60 voos nacionais diariamente (entre chegadas e partidas). Além disso, a cidade é conectada com as principais capitais do Nordeste: seja pela BR-101, que a liga à João Pessoa, Recife e Maceió, ou pela BR-304, que vai até Fortaleza.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados