SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Tratamento inclui pomadas e medicamentos


Embora a psoríase não tenha cura, a doença tem um bom arsenal de tratamentos que amenizam as crises e ajudam o paciente a viver com qualidade. Não existe uma receita única para o tratamento. Cada paciente tem opções que funcionam melhor para seu caso. O mesmo remédio pode não servir para dois pacientes, assim como algumas pessoas se adaptam a um tipo de shampoo e creme, e outras, não. Cabe ao dermatologista indicar a melhor opção para cada caso.

Entre as opções que os médicos têm nas mãos estão anti-inflamatórios, que devem ser usados com moderação. Os corticoides funcionam bem para conter inflamações, mas não podem ser tomados sem supervisão médica . Cremes, loções, xampus e hidratantes são importantes no tratamento. A hidratação é eficiente nos casos mais leves da doença. O sol é outro aliado importante: dez minutos por dia contribuem para amenizar os sintomas e melhorar o quadro clínico.

Quando o caso é bem leve, os sintomas podem desaparecer. Controlar o estresse é outra medida importante para reverter os sintomas, já que a psoríase está ligada à melhora da imunidade: quanto pior a imunidade, maior a chance de uma crise se instalar. Praticar exercícios físicos ajuda a diminuir o estresse e, portanto, reverter quadros instalados. Sessões de exposição a luz ultravioleta podem ser eficientes nos casos moderados.

O médico saberá avaliar se esse é um tratamento adequado. Alguns medicamentos são ampliam a sensibilidade da pele à luz. Os casos mais graves são tratados com medicamentos. Evite a automedicação e sempre consulte seu médico antes de usar medicamentos. O tratamento ideal da psoríase é multidisciplinar, pode incluir nutricionistas que colaboram na elaboração de cardápios adequados para amenizar os sintomas e psicólogos. Esses profissionais atuam de forma a combater o impacto social que a doença exerce sobre as pessoas.

Tão importante quanto não se medicar, é não interromper o tratamento por conta própria. Essa é uma decisão que deve ser tomada em conjunto com o médico para evitar o agravamento da doença.

Compartilhe:

Cuide da sua saúde com profissionais e serviços
credenciados pela SBD

Encontre um Dermatologista

Encontre um Dermatologista

Acompanhe sua saúde com um profissional
credenciado pela SBD.

Buscar profissionais
Centros de Serviços Dermatológicos

Centros de Serviços Dermatológicos

Encontre uma instituição credenciada pela
Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Buscar centros
   

Siga a SBD e fique atualizado.