SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Sintomas podem se confundir com os de alergia


A psoríase é uma doença ainda pouco conhecida, apesar de atingir cerca de 3% da população do planeta. Muitas vezes é confundida com outros males, como alergias e micoses. Por isso, havendo suspeita é importante não se automedicar e procurar um dermatologista assim que os sintomas de manifestam.

"Sempre que surgir uma lesão diferente na pele que demore para sumir, procure um médico, para fazer o diagnóstico correto", afirma Ricardo Romiti, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

"A psoríase pode aparecer de forma mais amena, com manchas avermelhadas e escamas grosseiras, esbranquiçadas e bem delimitadas, ou mais aguda, com manchas espalhadas pelo corpo e maior inflamação na pele", diz Romiti. Em alguns casos, pode provocar coceira.

Segundo o especialista, a doença costuma atingir especialmente adultos jovens, entre 20 e 40 anos. "As áreas mais atingidas costumam ser cotovelo, joelho, couro cabeludo e tronco", completa.

A causa da psoríase é desconhecida, mas há fatores que podem desencadeá-la. "É uma doença multifatorial, de fundo genético, que tem alguns fatores precipitantes, como o uso de certas medicações e o estresse", afirma Romiti.

Doença crônica, a psoríase não tem cura e acompanha o paciente durante a vida toda, pedindo acompanhamento médico periódico. Mas é importante saber que a doença pode ser controlada, garantindo qualidade de vida aos pacientes.

"Mas não se pode prometer que não vá voltar um dia."

Hábitos de vida saudáveis ajudam a se manter bem. "E importante para o tratamento manter a alimentação correta, tomar um pouco de sol todo dia, evitar cigarro e álcool", encerra.

Compartilhe:

Cuide da sua saúde com profissionais e serviços
credenciados pela SBD

Encontre um Dermatologista

Encontre um Dermatologista

Acompanhe sua saúde com um profissional
credenciado pela SBD.

Buscar profissionais
Centros de Serviços Dermatológicos

Centros de Serviços Dermatológicos

Encontre uma instituição credenciada pela
Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Buscar centros
   

Siga a SBD e fique atualizado.