SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Exame clínico é principal arma no diagnóstico


Na maioria dos pacientes, a primeira manifestação da psoríase ocorre na pele. Dessa forma, um exame clínico pode ser suficiente para o diagnóstico. Em alguns casos, o médico poderá pedir uma biópsia. Esse procedimento consiste na retirada de uma amostra da pele que será avaliada em microscópio para fechar o diagnóstico. O dermatologista é o médico capaz de fazer o diagnóstico e indicar o tratamento. Ele está apto a avaliar o tipo de escamação, de vermelhidão e da lesão típica da psoríase.

A exceção fica por conta da psoríase artropática, que ataca as articulações. Nesse caso, o reumatologista também deve ser consultado, já que essa manifestação da doença afeta as articulações.

O médico realizará exames físicos e laboratoriais para determinar o diagnóstico definitivo. Embora, a psoríase seja relativamente comum, evite iniciar qualquer tratamento sem a confirmação de um médico sobre a existência da doença. Lembre-se que amigos e parentes, por mais bem intencionados que sejam não estão capacitados a dizer o que você tem. 

Uma das dificuldades para o diagnóstico da doença é que ela pode ser confundida com outros problemas de pele.  

Compartilhe:

Cuide da sua saúde com profissionais e serviços
credenciados pela SBD

Encontre um Dermatologista

Encontre um Dermatologista

Acompanhe sua saúde com um profissional
credenciado pela SBD.

Buscar profissionais
Centros de Serviços Dermatológicos

Centros de Serviços Dermatológicos

Encontre uma instituição credenciada pela
Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Buscar centros
   

Siga a SBD e fique atualizado.