SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

No Brasil, Dia Mundial da Psoríase busca sensibilizar parlamentares


Presidente da ONG Psoríase Brasil desde 2015, Gladis Lima, destaca a importância do papel das campanhas de conscientização no combate e na oferta de informações sobre a enfermidade. Na entrevista a seguir, lista as ações que serão realizadas na Campanha de 2016.  

Como avalia o resultado das campanhas anteriores?

Há um saldo bastante positivo,  houve uma grande mudança. Hoje, já há muito mais informação, há mais especialistas voltados à doença, muito mais pesquisas. São resultados muito bons nesse tipo de ação de combate ao preconceito e à discriminação.

Qual o diferencial da campanha deste ano? Irá focar algum aspecto ou público em especial?

Neste ano, nosso foco é a questão da dificuldade de acesso ao tratamento que o paciente tem na rede pública.  A psoríase continua sendo uma doença sem importância para o poder público, desprezada e invisível. Faremos ações de conscientização voltadas principalmente a parlamentares, em Brasília. Mostraremos a necessidade de criação de um programa de atenção à saúde do paciente, que sofre inúmeros prejuízos à sua qualidade de vida, seja em virtude de diagnósticos incorretos ou tardios, seja pela falta de acesso ao tratamento. Em 2014, a psoríase foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença crônica grave, incapacitante, para qual ainda não há cura. O Relatório da OMS destaca que grande parte do sofrimento causado pela doença pode ser evitado com acesso ao diagnóstico inicial e tratamento adequado. Mas, mesmo sendo signatário, o governo brasileiro ainda não implementou a resolução.

Quais ações estão previstas?

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, a Psoríase Brasil e a Sociedade Brasileira de Dermatologia, estarão no Espaço Mario Covas, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Instalaremos uma tela de LED e apresentaremos um vídeo da campanha e outros com dados sobre a doença, para chamar a atenção dos parlamentares e do público em geral. Haverá também um simpósio, com especialistas, pacientes e representantes da Associação e da SBD, a ser realizado no Congresso, no dia 27 de outubro, numa sala de comissões. O tema é ?Entendendo a psoríase e desmistificando conceitos. Novas perspectivas de tratamento da doença e como alavancar qualidade na vida desses pacientes.?

Compartilhe:

Cuide da sua saúde com profissionais e serviços
credenciados pela SBD

Encontre um Dermatologista

Encontre um Dermatologista

Acompanhe sua saúde com um profissional
credenciado pela SBD.

Buscar profissionais
Centros de Serviços Dermatológicos

Centros de Serviços Dermatológicos

Encontre uma instituição credenciada pela
Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Buscar centros
   

Siga a SBD e fique atualizado.