SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Sociedade Brasileira de Dermatologia presta atendimento gratuito no Bem Estar Global de Brasília, no Taguaparque


No dia 14 de outubro, sexta-feira, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) prestará atendimento gratuito no evento Bem Estar Global, que acontece no Taguaparque, em Taguatinga, DF, das 8h às 14h. O projeto coloca à disposição do público serviços gratuitos de saúde. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Rede Globo, associações e sociedades médicas e odontológicas. Na tenda da Sociedade Brasileira de Dermatologia profissionais da área farão atendimento para avaliação e orientação sobre a psoríase, doença de pele que se caracteriza pela formação de manchas avermelhadas e descamativas que aparecem mais frequentemente nos joelhos, cotovelos, tronco e couro cabeludo.

O atendimento integra a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase que acontece durante todo o mês de outubro, e é promovido pela SBD. Estima-se que atualmente a psoríase afete cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil e 2% da população mundial. A Sociedade realizou recentemente uma pesquisa inédita na América do Sul, que mostra a variação da prevalência da doença nas regiões brasileiras, indo de 0,92% na região Norte a 1,88% na região Sudeste. Segundo Ricardo Romiti, dermatologista da USP e coordenador da pesquisa, até pouco tempo atrás não existiam dados consistentes quanto a prevalência da psoríase no Brasil. "Daí a idéia de realizarmos este estudo entrevistando pessoas em todas as capitais do Brasil quanto a presença ou não de psoríase nos lares brasileiros", afirma Romiti.

De acordo com Hélio Miot, dermatologista e coordenador da pesquisa e também professor da Unesp de Botucatu, foram explorados fatores que pudessem explicar a grande variabilidade de prevalências constatada entre as capitas das diversas regiões brasileiras.

"Concluímos que a proporção de ancestralidade europeia, a menor incidência solar e a maior densidade de dermatologistas são elementos que se associaram à maior prevalência em algumas capitais", explica.

Compartilhe:

Cuide da sua saúde com profissionais e serviços
credenciados pela SBD

Encontre um Dermatologista

Encontre um Dermatologista

Acompanhe sua saúde com um profissional
credenciado pela SBD.

Buscar profissionais
Centros de Serviços Dermatológicos

Centros de Serviços Dermatológicos

Encontre uma instituição credenciada pela
Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Buscar centros
   

Siga a SBD e fique atualizado.