SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Dermatologistas debatem novos tratamentos para psoríase em São Paulo


Neste sábado (27/10), a Sociedade Brasileira de Dermatologia realizou a décima edição do Simpósio Nacional de Psoríase para a discussão do diagnóstico e avanços no tratamento da doença. Neste ano, o encontro ocorreu em conjunto com o 2º Simpósio Nacional de Imunobiológicos, em São Paulo. Sob a coordenação científica dos dermatologistas Caio César Silva Castro (coordenador das ações voltadas à psoríase) e Paulo Ricardo Criado (coordenador do Departamento de Medicina Interna da SBD), foram discutidos temas ligados à pesquisa, políticas de saúde e tratamentos com a participação de professores e pesquisadores renomados.

Representante da Diretoria na abertura do evento, Sérgio Palma (vice-presidente da SBD), deu boas-vindas aos participantes e comentou sobre a importância de maior envolvimento do dermatologista com as doenças inflamatórias sistêmicas, de curso crônico e imunomediadas, como a psoríase, além das terapias atuais em prol da saúde e melhor qualidade de vida dos pacientes.

Na sequência, durante sua explanação, Palma destacou as recentes conquistas da SBD, como a avaliação do resultado da Consulta Pública n. 26 pela Conitec e recomendação inicial da incorporação ao SUS dos medicamentos adalimumabe, secuquinumabe, ustequinumabe e etanercepte para o tratamento da psoríase moderada a grave em pacientes que apresentam falha terapêutica ou contraindicação ao uso das terapias tradicionais.

Também comentou sobre a decisão de incorporação do adalimumabe para o tratamento da hidradenite supurativa (HS) moderada a grave em pacientes adultos que não respondem adequadamente à terapia clássica, recém-publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Já o coordenador do Departamento de Medicina Interna da SBD, Paulo Criado, ressaltou que os avanços na medicina molecular trazem uma nova era para a dermatologia. Segundo ele, vivemos o início de uma fase em que os tratamentos imunobiológicos conseguem resgatar a qualidade de vida perdida por muitos pacientes e cada vez temos tratamentos mais individualizados para cada situação ou grau da doença.

O coordenador das ações voltadas à psoríase, Caio Castro, agradeceu à Diretoria pela confiança depositada na coordenação nacional das ações voltadas para a psoríase na atual gestão, e também aos palestrantes, que vieram das diversas regiões do país para apresentar suas experiências e darem suas contribuições, num esforço conjunto para a qualificação dos especialistas.

Confira aqui a programação do evento que contou com o apoio da SBD-Resp.

Live no Facebook
Na segunda-feira, Dia Mundial de Conscientização da Psoríase (29/10), a dermatologista Sineida Berbert Ferreira estará ao vivo no auditório do O Globo, no Rio de Janeiro, respondendo às principais dúvidas sobre a psoríase. A entrevista será transmitida a partir das 15h no Facebook da SBD e faz parte das ações da entidade voltadas para o esclarecimento da doença.

Compartilhe:

Cuide da sua saúde com profissionais e serviços
credenciados pela SBD

Encontre um Dermatologista

Encontre um Dermatologista

Acompanhe sua saúde com um profissional
credenciado pela SBD.

Buscar profissionais
Centros de Serviços Dermatológicos

Centros de Serviços Dermatológicos

Encontre uma instituição credenciada pela
Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Buscar centros
   

Siga a SBD e fique atualizado.