SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

Envie sua proposta e seja um associado »

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Submit your proposal and be an associate »

Notícias - Fique por dentro do mundo da Dermatologia.

Eventos

SBD lança aulas online sobre temas em dermatoscopia para associados

10/09/2020 04:58

Temas em Dermatoscopia. Esse é o tópico norteador da nova iniciativa online voltada para atualização científica que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lança nesta semana, de forma totalmente gratuita, para seus associados. Elaborada para aprimorar os conhecimentos dos especialistas de forma ágil e prática, a ação traz uma série de aulas com duração média de 10 minutos, que ficarão disponíveis para acesso remoto na área restrita do site da entidade. 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CURSO

A 1º secretária da SBD e coordenadora do projeto, Flávia Vasques Bittencourt, salienta que o conteúdo dessa iniciativa foi desenvolvido de modo a apresentar aos médicos aulas objetivas e dinâmicas sobre Dermatoscopia, que podem ser assistidas conforme a demanda de cada especialista, sem a obrigatoriedade de seguir uma sequência pré-definida. 

“O primeiro módulo é composto por 13 aulas, com abordagens sobre nove temas, desse método diagnóstico de interesse de todo dermatologista, principalmente para a detecção precoce do câncer de pele, fator preponderante para a boa evolução do paciente. Sem perder o rigor exigido pela SBD, o formato mais curto das apresentações traz praticidade a quem acompanha as atualizações técnicas e, dessa maneira, o conteúdo pode ser acessado em qualquer lugar ou momento”, destaca.

Temário – As aulas do primeiro módulo disponibilizado pela SBD abordam os seguintes temas: “A escolha do dermatoscópio, parte I e II”; “Carcinoma basocelular, parte I e II”; “Ceratose seborreica, parte I e II”; “Dermatoscopia região palmo-plantar, parte I e II”; “Lesões queratinocíticas”; “Melanoma extensivo superficial”; “Melanoníquia estriada”; “Nevo de Spitz”; e “Nevos melanocíticos”. Além disso, segundo a proposta do projeto, ao longo das semanas novos temas devem ser incorporados paulatinamente.  

Conforme reforça o vice-presidente da SBD e presidente eleito para a Gestão 2021-2022, Mauro Enokihara, a produção de conteúdo para o aperfeiçoamento profissional corresponde a uma das funções primordiais da entidade: levar ensino e qualificar seus associados.  

“A dermatoscopia é fundamental aos dermatologistas, pois é o principal método que nos auxilia no diagnóstico diferencial dos mais variados tipos de lesões de pele. Além disso, com o avanço dessa área, esse instrumento tem sido empregado com sucesso na condução de várias outras doenças, como psoríase, escabiose e micoses. Atenta à necessidade constante de atualização, a SBD empreende mais essa ação de capacitação em prol de seus especialistas”, afirma. 

Expositores - Na condução das explanações científicas, além de Flávia Vasques Bittencourt, que também é professora associada da UFMG, e de Mauro Enokihara, dentre os expositores estão alguns dos principais especialistas da SBD na área de visualização da pele para rastreio e avaliação de lesões. No grupo, ainda estão: Bianca Soares Costa Sá, dermatologista do Núcleo de Câncer de Pele do Hospital A. C. Camargo Center; Carlos Barcaui, professor associado da UERJ; Guilherme Gadens, preceptor do ambulatório de Dermatoscopia Digital da Santa Casa de Curitiba; Renato Bakos, professor associado da UFRS; e Sérgio Hirata, professor adjunto da Unifesp. 

“Selecionamos alguns dos especialistas mais gabaritados do país para contribuir com a formação dos dermatologistas brasileiros. De maneira bastante prática, com exposição de casos clínicos e comentários oportunos, cada aula foi cuidadosamente desenvolvida para aprimorar a análise de aspectos clínicos e dermatoscópicos na busca por um diagnóstico. Certo da qualidade empreendida, convido todos a conhecerem mais essa iniciativa da nossa Sociedade”, concluiu o presidente da SBD, Sérgio Palma.

Compartilhe:
   

Siga a SBD e fique atualizado.