SBD divulga aplicativo da OMS com informações sobre doenças da pele negligenciadas



SBD divulga aplicativo da OMS com informações sobre doenças da pele negligenciadas

17 de agosto de 2020
skin-ntd-app-sf.png

Para facilitar a identificação de doenças negligenciadas da pele, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou aplicativo que conta com diversas informações úteis aos dermatologistas e outros profissionais da saúde.  O app “Skin NTDs App” está disponível, em inglês, para download nas lojas virtuais Apple Store (usuários de iPhone) e Google Play (usuários do sistema operacional Android).

Trata-se de versão atualizada, interativa e intuitiva do Manual de reconhecimento de doenças tropicais negligenciadas pelas alterações cutâneas, lançado em 2018, pela OMS. No aplicativo, há informações sobre doenças como úlcera de buruli, hanseníase, micetoma, oncocercose, entre outras. Conforme explica José Antônio Sanches Júnior, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é uma ferramenta útil na prática do dermatologista.

“A pele é um órgão de fácil acesso para o exame e todo indivíduo deve estar atento para as alterações que nela ocorrem. Pelo aplicativo, são fornecidas informações e imagens essenciais para facilitar a identificação de doenças, com orientações para o diagnóstico e complementação laboratorial básica necessária. Ele foi desenvolvido para auxiliar profissionais da saúde e até mesmo leigos”, ressaltou.  

Para o diretor financeiro da SBD, Egon Daxbacher, o aplicativo é relevante, pois, apesar de que muitas dessas doenças são endêmicas em várias partes do mundo, ainda sofrem com o desconhecimento. “São problemas de saúde pública com incidência importante em áreas pobres e vulneráveis do ponto de vista social e que têm sido historicamente negligenciadas. Isso tem reflexo direto no aumento do número de casos pelo contágio (decorrente do não tratamento) e na dificuldade de fazer o controle epidemiológico, sobretudo por conta do diagnóstico tardio. Essa demora retarda a cura e permite o surgimento de sequelas com repercussão na qualidade de vida do paciente, com prejuízos individuais e coletivos”, disse.

A Sociedade Brasileira de Dermatalogia, por meio da Gestão 2019-2020, decidiu apoiar a divulgação dessa plataforma. Entende que é mais um mecanismo que contribui para o fortalecimento da dermatologia. “Iniciativas desse tipo sempre contarão com nosso suporte, pois são de grande interesse para os especialistas e para os pacientes e seus familiares”, resumiu o presidente da SBD, Sergio Palma.

Funcionalidades – O aplicativo possui três ícones para acesso na página inicial: “Skin NTDs”; “Diagnosis”; e “Information”. Em “Skin NTDs” é possível consultar, a partir de uma lista com 12 itens, as doenças, suas descrições, fotos e um mapa mostrando onde há mais casos de cada uma delas.

Em “Diagnosis”, há a possibilidade de saber mais sobre os sinais (“Skin sign”) que aparecem na pele (caroços, úlceras, membros edemaciados e mancha), como é a aparência deles em cada uma das doenças e ver fotos. Pode-se também ver a distribuição (“Distribution”) desses sintomas em cada uma das doenças com desenhos ilustrativos.

Há ainda mais duas funcionalidades para diagnóstico. A primeira é o “Diagnosis Tool”, no qual a pessoa seleciona o tipo de sinal que está aparecendo na pele, qual a quantidade e a aparência e é mostrado quais podem ser os possíveis resultados. A segunda é o “Skin NTDs Chatbot”, cujo objetivo é auxiliar o usuário com informações sobre esse grupo de doenças.

No chatboot, é possível saber informações epidemiológicas, de transmissão, como é feito o diagnóstico e o tratamento das doenças. Já em “Information”, há explanações sobre a pele, o propósito do guia, o seu público-alvo e links de acesso a páginas de interesse acerca das doenças.

Foto: World Health Organization (WHO)

 

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados