Nova edição do JSBD disponível para leitura



Nova edição do JSBD disponível para leitura

23 de novembro de 2020
jornal-4-5-1.jpeg

Realizada no final do mês de outubro, a reunião do Conselho Deliberativo é o principal destaque da nova edição do JSBD. A avaliação positiva de atividades desenvolvidas pela atual gestão foi a marca do encontro online. Com a participação ativa de delegados, representando a entidade nacional e suas filiadas estaduais, foram debatidas questões fundamentais para a especialidade em diferentes áreas, como fluxos administrativos, defesa profissional, ensino médico e formação de especialistas. Elogiado pela organização, eficiência e dinâmica dos debates, o formato online contou com a aprovação de 92% dos que acompanharam o encontro.

A publicação também apresenta o resumo de 12 lives realizadas de agosto até o começo novembro e a visão do CFM sobre esse tipo de transmissão ao vivo para o acesso à informação em saúde em tempos pandêmicos.

A edição traz também considerações relevantes sobre a relação entre doenças dermatológicas/saúde mental/pandemia, como a tricotilomania e sua relação com a Covid-19. Para falar sobre o assunto, a equipe convidou mais uma vez a psiquiatra e professora do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) Carmita Abdo. Segundo a especialista, a combinação do uso de medicamentos e terapia cognitivo-comportamental leva a melhores resultados, mas para isso o paciente precisa desejar iniciar o tratamento.

Neste número ainda apresentamos matéria sobre o movimento antivacinas no país, um assunto tão relevante quando necessário, sobretudo em um momento mundial em que as informações oficiais sobre saúde se chocam continuamente com as fake news.

Outro destaque da nova edição do jornal é o lançamento do Consenso Brasileiro de Psoríase da SBD sob a coordenação dos especialistas Sérgio Palma (PE), Ricardo Romiti (SP), André Vicente E. de Carvalho (RS) e Gleison V. Duarte (BA). O documento tem 35 capítulos e reúne a produção de 80 colaboradores, que fizeram a estratificação de níveis de evidência e seu grau de recomendação sobre diferentes tópicos relacionados à doença.

Essas e outras informações estão disponíveis na nova edição do JSBD, que pode ser acessada aqui.

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados