Jornada Norte e Nordeste de Dermatologia reúne 250 médicos dermatologistas em Natal



Jornada Norte e Nordeste de Dermatologia reúne 250 médicos dermatologistas em Natal

14 de agosto de 2018
whatsapp-image-2018-08-02-at-231306-2.jpeg

Cerca de 250 médicos especialistas participaram da XXXVII Jornada Norte e Nordeste de Dermatologia, realizada de 2 a 4 de agosto, em Natal. Sob a presidência da médica dermatologista da Regional Rio Grande do Norte, Danielle Espinel, a jornada contou com a presença de mais de 42 palestrantes, que comandaram três cursos práticos e mais de 40 aulas diferentes.

Na abertura do encontro, o presidente da SBD, José Antonio Sanches, comentou sobre as ações institucionais realizadas na gestão, o andamento da atualização de consensos, matriz de competências em dermatologia e a realização em julho do I Fórum Interdisciplinar de Biossimilares e Novas Tecnologias, em parceria com o Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (Gediib) e a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), destacando a interação da SBD com outras sociedades em prol do ensino e atenção à saúde.

Dando continuidade, o vice-presidente da SBD, Sérgio Palma, ressaltou as ações de comunicação, as campanhas recentes, o trabalho de defesa profissional com a movimentação jurídica em prol do ato médico e saúde da população, além do “Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais”, recém-publicado pela entidade. “Precisamos destacar o compromisso da SBD com a ética, com a medicina baseada em evidências científicas e como educadora e provedora de conteúdo confiável nas mídias sociais. Para isso também precisamos da participação e do compromisso do nosso associado”, destacou Palma.

Durante o evento, os congressistas participaram de painéis como envelhecimento facial (e novos procedimentos) e do fórum de cosmiatria capilar. A atenção com os novos tratamentos para os cabelos, unhas e a pele foram alguns destaques.

“O compartilhamento e debate de pesquisas científicas mais recentes em todo o mundo contribuem no diagnóstico e os novos tratamentos para a pele, cabelo e doenças tropicais, tão comuns no Norte e Nordeste. Estamos muito satisfeitos com o resultado e em saber que conseguimos reunir os mais reconhecidos especialistas para o aprendizado dos dermatologistas do Rio Grande do Norte”, comentou a presidente da SBD-RN, Danielle Espinel.

No auditório, as palestras tiveram interação entre os especialistas em pele que também apresentaram casos clínicos de doenças como câncer da pele, hanseníase, psoríase e novos tratamentos estéticos com aplicação de toxina botulínica e preenchedores.

Os médicos também comentaram a importância da valorização do exercício regular da medicina (feita pelos especialistas) e os cuidados nos consultórios e nos ambientes hospitalares. O tema continua em alta na imprensa e redes sociais depois das mortes de pacientes após procedimentos feitos por profissionais não médicos ou sem o respeito e o cuidado que a medicina exige.

Ressaltando o comportamento ético e a escolha consciente do paciente na busca pelo médico especialista, o vice-presidente da SBD, Sérgio Palma, ministrou a palestra “Compliance e ética na área da saúde”. Compliance é uma forma de disciplina que orienta em relação a comportamentos no cumprimento de normas, diretrizes e regulamentações que busquem uma postura íntegra e evitem inconformidades.

Reunião com chefes de Serviço
No primeiro dia de evento (2/8), os dirigentes da SBD Nacional, José Antonio Sanches (presidente) e Sérgio Palma (vice-presidente) comandaram a reunião dos chefes de Serviço. No encontro, os participantes comentaram a importância de integração entre as Comissões de Ensino, Serviços de Dermatologia e Diretoria e ressaltaram ser fundamental a realização de reuniões de forma macrorregional, por promoverem maior interação entre eles e a Diretoria no debate das questões que envolvem o exercício profissional.

Também foi abordado pelos dirigentes a realização do Simpósio "Envelhecimento Além das Rugas", em 21 de agosto, no Rio de Janeiro, como uma importante ação de comunicação e de valorização da especialidade.

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados