SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Notícias - Fique por dentro do mundo da Dermatologia.

Campanhas

Cristo Redentor é iluminado de roxo no Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase

Ação contou com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro

29/01/2018 06:27

O Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase foi lembrado na noite de domingo (28/1) em um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor. O monumento recebeu iluminação especial na cor roxa, que simboliza a luta contra a hanseníase (Janeiro Roxo). A iniciativa faz parte das ações promovidas pela SBD Nacional e SBD-RJ e visa alertar a população para a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença, que ainda possui forte carga de preconceito. A iluminação contou com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Ainda no domingo, em conjunto com as secretarias Municipal e Estadual de Saúde e o Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), dermatologistas da SBD-RJ e outros profissionais de saúde de diferentes áreas prestaram atendimento numa unidade móvel, a Carretinha da Saúde, na Feira de São Cristóvão (Rio de Janeiro). Na oportunidade, a população passou por consultas dermatológicas, recebeu informes educativos e assistiu à apresentação do Teatro Bacurau Morhan, que dissemina informações sobre a doença de forma lúdica.

Já na segunda-feira (29), moradores do município de Itaboraí foram beneficiados com atendimento de médicos dermatologistas, sob a coordenação de José Augusto Nery (Fiocruz) e Maria Katia Gomes (UFRJ), e profissionais da saúde. Dez novos casos da doença foram diagnosticados e encaminhados para tratamento imediato. A atividade visou aumentar a detecção de novos casos, disseminar conhecimento básicos para população e incentivar o tratamento contínuo de pacientes, bem como a avaliação de seus contatos.  

Também integram as ações da campanha Janeiro Roxo um filme de um minuto que está sendo exibido na Rede Itaú Cinemas e o Espaço Net, no Rio de Janeiro, até o fim de fevereiro. O vídeo estimula a população a refletir sobre o tema e mostra a intenção da SBD de lutar por números cada vez menores da doença.

Relógios digitais alertam sobre a hanseníase

Relógios digitais espalhados pela cidade do Rio exibem informações sobre a hanseníase, doença que tem cura e tratamento gratuito nas Unidades de Atenção Primárias de Saúde. A iniciativa é da SBD-RJ em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Clique aqui e confira todas as notícias sobre o Janeiro Roxo.

 

Compartilhe:
   

Siga a SBD e fique atualizado.