SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Notícias - Fique por dentro do mundo da Dermatologia.

Eventos

Celebridades destacam importância do dermatologista para quem pensa em fazer procedimentos estéticos

08/05/2019 06:19

A importância do médico na orientação aos pacientes sobre os cuidados na hora de realizar procedimentos estéticos foi destacada pelos participantes do Seminário Cosmiatria e Laser: beleza à luz da Medicina, organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com o jornal O Globo. Em todas as mesas, os depoimentos tiveram como ponto comum a valorização do papel desse profissional, em especial do dermatologista, para que todos os procedimentos tenham bons resultados.

O seminário, realizado na manhã de terça-feira (7/5), contou com casa cheia e agora tem todas as exposições disponíveis – para quem quiser conferir – na página do Facebook de O Globo. Foram quase quatro horas de interação, durante as quais especialistas, celebridades e interessados no tema puderam compartilhar experiências, ajudando a ampliar a conscientização sobre os riscos que o uso indiscriminado de tratamentos estéticos comporta.  


Para ter acesso a íntegra, clique aqui

“O cuidado com a saúde é multidisciplinar, mas cada área tem seu objetivo. A cosmiatria tem sido banalizada e diversos profissionais que não estão habilitados têm feito procedimentos estéticos. Essa exposição ao risco é extremamente prejudicial para todos que se submetem a ela”, ressaltou o presidente da SBD, Sérgio Palma, um dos palestrantes.

Ele argumenta que números de curtidas e seguidores nas redes sociais não são índices confiáveis e suficientes para a escolha de um profissional para atender um paciente. “Por isso, é de extrema relevância que as pessoas procurem um dermatologista e se certifiquem que ele é registrado na Sociedade da especialidade ou no Conselho Regional de Medicina do estado onde atua”, ressaltou Palma.

Relevância - Em sua participação na mesa que tratou sobre saúde e beleza, a modelo e atriz Luiza Brunet compartilhou um pouco de sua experiência, o que ajudou todos a compreenderem de forma mais exata a relevância do médico em processos estéticos. Segundo contou, quando era jovem, ela pensou em modificar seu nariz, mas acabou desistindo após ser bem orientada por um profissional.

“Hoje estou feliz com meu corpo. Com o passar do tempo, aprendi a ter um relacionamento bom comigo mesma. Tenho muito cuidado em manter minha pele sempre limpa e, para qualquer tipo de procedimento, consulto minha dermatologista” declarou a atriz.

Aconselhamento - A atriz Alexandra Richter, convidada especial da mesa “A era dos injetáveis: habilitação e segurança dos procedimentos”, também ressaltou o valor do aconselhamento que recebe de seus médicos.

“Tenho dois dermatologistas, um deles especialista em preenchimento. Ambos me acompanham há muitos anos e sempre me consulto antes de decidir o que vou fazer. É de extrema importância para quem pensa em fazer qualquer procedimento estético consultar um dermatologista, pois são especialistas responsáveis por estudarem a anatomia da face e saberão dizer quais os problemas e riscos envolvidos”, ressaltou. 

Na terceira mesa - Tratamentos e cuidados dermatológicos: o futuro é agora –, a atriz Cris Vianna e o cantor Paulo Ricardo ajudaram a refletir sobre a banalização de procedimentos. Segundo ela, é necessário bom senso do paciente e do médico.  “A minha dermatologista tem muita sensibilidade em relação a isso e sempre me aconselha de forma correta. Além disso, sempre penso muito antes de realizar qualquer mudança, pois avalio futuros trabalhos para os quais possa vir a ser convidada”, afirmou.

Exagero - Já Paulo Ricardo abordou a relação do sexo masculino com a dermatologia e sua visão sobre o cenário atual brasileiro. “Nós, homens, demoramos para procurarmos esses profissionais. Estamos vivendo uma época de certo exagero e o Brasil se encontra entre os países que mais fazem procedimentos estéticos. Isso é muito perigoso, principalmente quando nos defrontamos com esses casos de pessoas que tiveram finais trágicos porque procuraram profissionais que não estavam habilitados para mexerem com algo tão sagrado como nosso corpo”, disse.

Ao fim do seminário, o presidente da SBD comemorou a participação e o alto nível dos debates. Para Sergio Palma, foi um momento rico de troca de experiências que ajuda a população a criar uma “consciência crítica” sobre os riscos e possibilidades que envolvem os procedimentos estéticos.

“É fundamental que o brasileiro compreenda que o dermatologista é um especialista que pode orientar da melhor forma possível a quem pensa em se submeter a esse tipo de tratamento. Um trabalho que envolve consulta médica completa com anamnese, exame físico e definição de diagnóstico para condução do melhor plano terapêutico. Não contar com esse apoio pode colocar a pessoa num cenário de alto risco, com graves consequências”, alertou.

Fotos: Eduardo Uzal/G.Lab

Compartilhe:
   

Siga a SBD e fique atualizado.