WhatsApp Image 2017-08-05 at 16.27.43

Foliculite dissecante, novidades no tratamento da alopecia cicatricial, dermatoscopia ungueal, síndrome das unhas frágeis, FUE e FUT no transplante capilar, update em cosmética ungueal, alisamentos e Anvisa, foram alguns temas abordados no último dia do II Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD (5/8), no Rio de Janeiro.

Um dos pontos altos foi a homenagem ao Professor Ival Peres Rosa, considerado um dos precursores da cirurgia dermatológica no Brasil ao lado dos Profs. Sebastião Sampaio, Luiz Henrique Camargo Paschoal, Carlos Machado, Bogdana Kadunc e Cássio Villaça, além de pioneiro da cirurgia da restauração capilar no país.

Ival5.5

Segundo a coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas e do encontro, Bruna Duque Estrada, os resultados do Simpósio vão muito além dos dois dias de evento. “Minha expectativa foi que os dermatologistas entendessem os mecanismos recentemente descritos nas doenças para aplicar esses conhecimentos em sua pratica diária, já que muitas mudanças ocorreram nesses campos nos últimos anos. Era possível prever a grande adesão do público, dada a qualidade da grade científica, a participação de nomes importantes para ministrar aulas, incluindo a escolha dos palestrantes nacionais e internacionais”, ressalta.

Bruna5.1

Dentre as apresentações, três palestras ganharam destaque: “Dermatoscopia ungueal”, ministrada pelo especialista Sérgio Hirata (SP) (foto). A aula “FUE e FUT no tratamento capilar”, conduzida pelo especialista José Rogério Régis Júnior (MG) abordou um assunto bastante atual. As técnicas FUE (extração da unidade folicular, em inglês) e FUT (transplante de unidade folicular) são as mais utilizadas para o transplante capilar. Na primeira, os folículos são extraídos do couro cabeludo um a um, sem cortes e pontos. Já a FUT apresenta maior eficiência para tratar a calvície, pois rende mais fios, porém é mais agressiva. Uma faixa de couro cabeludo é retirada e os folículos separados e depois reimplantados. E a palestra “Update in nail cosmetics”, de Antonella Tosti, que mostrou diversas novidades em cosméticos para unhas e necessidade de escolhê-los sabiamente para manter ou melhorar a qualidade da unha.

Sergio1

Em seu discurso de encerramento, Bruna Duque Estrada disse estar orgulhosa da participação de mais de 1.000 dermatologistas, agradecendo a todos e à organização. Este é apenas o segundo ano do evento, que tem ganhado a adesão maciça não só do público participante, mas também dos palestrantes, importantes profissionais nacionais e de fora do país.

WhatsApp Image 2017-08-05 at 16.48.44

 

Leia mais:

 

Atuais pesquisas das doenças de cabelos e unhas são destaques em evento da SBD no Rio

Cursos práticos de cirurgia da unha, transplante capilar e supercílios abrem a programação do II Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD