Força na Peruca, projeto da Fundação Laço Rosa, percorre cinco cidades brasileiras em um caminhão escola

08/08/2017 l 13h48

Depois de passar por Curitiba, programa inédito de empreendedorismo vai capacitar profissionais para a confecção de perucas entre 9 e 31 de agosto, em Goiânia

Criado pela Fundação Laço Rosa para resgatar a autoestima de mulheres em tratamento de quimioterapia, o programa Força na Peruca, para formação de profissionais capacitados para a confecção de perucas, este ano expande seu alcance cruzando regiões. Com o apoio da campanha #fortalizese (www.fortalizese.com.br) – idealizada por Exímia, unidade de negócios da FQM Farmoquímica, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) –, do governo australiano e da Truckvan, empresa especializada na fabricação de soluções sobre rodas, um caminhão escola iniciou seu percurso em Curitiba e agora segue para Goiânia, onde permanecerá entre 9 e 31 de agosto, no Buriti Shopping, e posteriormente, segue viagem para outras três cidades brasileiras: Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Além de possibilitar a entrega de perucas a pacientes em tratamento do câncer, o projeto vai capacitar 100 novos profissionais pelo Brasil para a confecção do acessório.

O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), José Antônio Sanches, ressalta que a instituição cumpre suas finalidades em mais um projeto social que procura melhorar a autoestima de pacientes em tratamento de câncer. “A queda dos cabelos durante os tratamentos para o câncer, geralmente, causa perda significativa da autoestima. E pode ser minimizada por todos nós com compreensão, tolerância, mas, principalmente, com solidariedade”, ressalta.

Todos os locais escolhidos para receber a unidade móvel também contarão com postos de coleta de cabelos e doação de perucas para pacientes da Fundação Laço Rosa.

No ano passado, o programa recebeu a adesão de mais de 13 mil doadores em sua plataforma on-line, transformando a vida de 20 alunos e ampliando em 30% a fabricação das perucas.

Sobre o Força na Peruca em Goiânia

Durante os 22 dias em que o projeto Força na Peruca estará em Goiânia, de segunda a segunda, os alunos participarão de aulas práticas, nas quais terão a oportunidade de aprender todo o processo produtivo das perucas. Em seguida, eles poderão fixar o conteúdo teórico à distância e obter informações pertinentes à geração de renda, por meio de uma plataforma on-line que possibilitará contato com disciplinas relacionadas a finanças pessoais, marketing e empreendedorismo.

Segundo a presidente voluntária da Laço Rosa, Marcelle Medeiros, ao final do curso, os participantes, estimulados por metodologias de Design Thinking e Canva, estarão capacitados para se tornarem empreendedores, donos de seu próprio negócio localmente e aptos a ajudarem as ONGs locais na produção de perucas.

Logo após a passagem pela cidade, o caminhão escola faz uma rápida parada no Distrito Federal, e depois segue para Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Em cada uma dessas praças, o projeto terá um parceiro de perucas local para certificar os alunos e elegerá uma ONG para receber a doação das perucas.


SERVIÇO

Goiânia

Data: 9/8 a 30/8

Instituição amiga: Cora (Centro de Diagnóstico do Câncer de Mama)

Local: Buriti Shopping (Avenida Rio Verde, Quadras 102/104, Vila São Tomaz)

Salvador

Data: 7/9 a 30/9

ONG Amiga: Naspec

Local: Salvador Shopping (Avenida Tancredo Neves, 3133, Caminho das Árvores)

Rio de Janeiro

Data: 3/10 – Cristo Redentor – Paineiras (Iluminação Cristo e Coquetel Outubro Rosa)

5/10 a 27/10 – Barra Shopping (Av. das Américas, 4.666, Barra da Tijuca)

Niterói: 28./10 a 20/11 (MAC – Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói)

São Paulo

Data: 22.11 a 17.12 – Shopping Jardim das Acácias (Av. Roque Petroni Júnior, 1.089, Vila Gertrudes)

18/12 a 23/12 e 26/12 a 29/12 – hospitais (a definir)

2/1 a 7/1 – litoral paulista (a definir)

ONG Amiga: (a definir)