Atuais pesquisas das doenças de cabelos e unhas são destaques em evento da SBD no Rio

04/08/2017 l 22h33

WhatsApp Image 2017-08-05 at 11.52.25

Pesquisas e abordagens terapêuticas atuais permearam o 2o Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que vai até sábado (5/8), no Windsor Barra, no Rio de Janeiro. O evento conta com o apoio da SBD-RJ e reúne cerca de 1.000 dermatologistas associados de várias partes do país e renomados profissionais das doenças de cabelos e unhas.

O vice-presidente da entidade, Sérgio Palma, após dar as boas-vindas aos presentes, falou em seu discurso de abertura sobre a reestruturação do Departamento Jurídico da SBD; a ação de defesa jurídica movida para a suspensão da Resolução n.529/2016, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen); as últimas discussões sobre a PLC 77/2016, que trata dos esteticistas, cosmetólogos e técnicos em estética; além da Campanha de Revalorização do Dermatologista e a reestruturação do site, projetos com lançamentos previstos para setembro, durante o Congresso Brasileiro.

cabeloseunhas4

Os palestrantes que participaram do primeiro dia de apresentação abordaram as onicomicoses, doenças ungueais inflamatórias, alopecias difusas e androgenéticas, a citologia do couro cabeludo na visão do patologista, microagulhamento nas alopecias, síndrome das unhas frágeis, alopecia areata, cirurgia de Mohs na onicologia, melanoma ungueal e linfonodo sentinela, entre outros assuntos.

WhatsApp Image 2017-08-05 at 11.52.29

O simpósio promoveu uma troca de experiências entre brasileiros e experts internacionais da especialidade, como o alemão Eckart Haneke, especialista em dermatopatologia, cirurgia dermatológica e doenças ungueais, com  numerosas publicações nesses campos; e as americanas Antonella Tosti, uma das pioneiras na pesquisa clínica das doenças das unhas e dos cabelos, que veio ao evento para falar sobre tricoscopia; e Maria Hordinsky, que aborda as novas terapêuticas para alopecia areata, líquen plano pilar e envelhecimento capilar.

celso5

Celso Tavares Sodré (RJ)


Pesquisa sobre Vitamina D

Cerca de cem congressistas foram voluntários para participar do projeto de pesquisa para avaliar a influência do filtro solar e de outros possíveis fatores na produção da vitamina D após exposição ao sol. Eles fizeram exame de sangue para medir os níveis de vitamina D no organismo e depois tomaram sol por alguns minutos. Os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos: parte deles aplicou o protetor solar com fator de proteção 30 no rosto e o restante dos participantes se expôs sem usar a proteção solar.

Os resultados esperam reforçar que o uso regular de protetor solar não impacta na produção de vitamina D. “Devemos ter mais preocupação com os riscos relacionados à exposição solar do que com os da não exposição”, disse a dermatologista envolvida no projeto, Clívia Carneiro. A médica afirma que a exposição solar deve ser feita de forma consciente, de acordo com medidas de fotoproteção recomendadas pela SBD. A principal responsável pelo estudo é Luiza A. Pereira, do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Antonio Pedro.

cabeloseunhas1


Cursos pré-congresso

Sob a coordenação de Bruna Duque Estrada, do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD, foram realizados nesta quinta-feira (3/8), cinco cursos pré-congresso com excelente aceitação do público: de tricoscopia e de cosmiatria de cabelos e unhas (teóricos); de cirurgia da unha, de transplante capilar e de supercílios (práticos). As aulas ocorreram no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, da Santa Casa da Misericórdia; no Americas Medical City; e no Windsor Barra.

cabelos e unhas

Da esq. para a dir.: O vice-presidente da SBD, Sérgio Palma, a coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD, Bruna Duque Estrada, a professora Antonella Tosti (centro) e palestrantes do Curso Teórico de Tricoscopia, ocorrido nesta quinta-feira (3/8)

 

Programação

 

Onde: Windsor Barra Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca

Quando: até amanhã (sábado)

Programação: Amanhã será debatido temas como “Síndrome das unhas frágeis”, “Estágio atual do FUE e FUT no transplante capilar”, “Update in nail cosmetics”, “O que há de novo na cirurgia robótica?”.

 

A programação completa pode ser encontrada aqui.