Diretoria da SBD promove debate qualificado com chefes de Serviço do RJ e MG



Diretoria da SBD promove debate qualificado com chefes de Serviço do RJ e MG

15 de julho de 2017
reuniao-chefes-rj-e-bh_.png
reuniao chefes rj e bh
Dirigentes ressaltam plena confiança depositada no trabalho dos chefes de Serviços da SBD

 

Reuniram-se neste sábado (15/7), na sede da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), membros da Diretoria Executiva da entidade e os chefes de Serviços Credenciados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O objetivo foi ouvir as demandas e fortalecer o trabalho em equipe em defesa da dermatologia e da assistência à saúde no país. O presidente da SBD, José Antonio Sanches, iniciou a reunião dando as boas-vindas a todos e ressaltou a importância de uma disposição colaborativa para o crescimento da SBD e dos Serviços, que são a origem da qualificação do dermatologista.

A dermatologista Luna Azulay, do Serviço de Dermatologia do Pedro Ernesto (HUPE-UERJ), diz ser essencial a implantação do currículo mínimo atualizado da Dermatologia nos Serviços – trabalho já destacado pela Diretoria e meta da gestão –, além de parceria entre os Serviços para que as deficiências de alguns sejam supridas por outros, como o caso das áreas de Micologia e a Patologia.

O vice-presidente da SBD, Sérgio Palma, comentou sobre o Curso de Educação Médica Continuada de Micologia, atividade gratuita, com produção já em andamento, que se mostrou bem aceita pelos presentes. O dirigente também frisou a campanha pela valorização profissional e ética e do engajamento dos jovens residentes nas principais questões da especialidade, bem como nas atividades associativas da SBD.

A dermatologista Márcia Ramos-e-Silva, chefe do Serviço do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ), levantou proposta para avaliação semestral por meio de prova on-line elaborada pela SBD e suas comissões competentes para residentes/especializandos de Serviços Credenciados, com o objetivo de treinamento e avaliação de conhecimentos.

Sobre o sucateamento da estrutura de hospitais públicos federais, o chefe do Serviço da Santa Casa de Belo Horizonte e atual secretário de saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, sugeriu usar a criatividade e deu o exemplo do trabalho realizado na capital mineira, onde os postos de saúde estão sendo reformados pelas escolas médicas privadas por meio de termos de cooperação entre entidades sem fins lucrativos e os hospitais, que cedem profissionais sem custos para os Serviços e hospitais. Lideranças políticas e agências de fomento governamentais também estão sendo pressionadas para a aquisição de verbas.

A coordenadora dos chefes de Serviço da SBD, Andrea Machado, reforçou o trabalho e elo entre a Diretoria e Serviços, enfatizando que a contribuição dos presentes no encontro foi extremamente importante, devendo auxiliar os dirigentes na elaboração de ações prioritárias.

Durante o encontro, ainda foram abordados assuntos, como a ampliação da divulgação dos benefícios de ser associado da SBD; a modernização científica e do formato do Congresso para resgatar a participação dos residentes e jovens dermatologistas no maior encontro da entidade; a dermatologia na graduação e as escolas médicas no Brasil; o comprometimento do corpo docente e de médicos colaboradores com o ensino; a capacitação pedagógica e avaliação de habilidades e conhecimentos dos residentes/especializandos de Serviços.

“Daí a importância do compromisso dos professores no dia a dia do labor profissional na formação de médicos com preparo para oferecer um atendimento de qualidade e humanizado”, atestou o presidente da SBD, José Antonio Sanches.

No dia 10 de agosto, durante a XXXVI Jornada Norte Nordeste de Dermatologia, em Belém, a Diretoria se reunirá com os Serviços Credenciados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste para o alinhamento de estratégias e aprendizado mútuo.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados