SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

 
 

Veja como foram algumas campanhas



Com a mensagem “Se exponha mas não se queime”, SBD apresenta a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele 2017

No mês em que se reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a entidade quer tornar a campanha ainda mais conhecida pela população e para isso faz um alerta especial para àqueles que se expõem constantemente aos raios solares em sua rotina profissional ou no dia a dia

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país. Atenta a esse alto índice, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção em suas diferentes formas para a redução dos riscos. Este ano, pela primeira vez, a campanha continua durante todo o verão, trazendo diferentes ações na internet, ruas, praias e parques.

Sob o slogan “Se exponha mas não se queime”, pretende conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer da pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem proteção, lembrando que filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta. A mensagem visa atingir, sobretudo, quem trabalha sob o sol ou ao ar livre, bem como as pessoas em seu cotidiano profissional e em momentos de lazer.

“Queremos divulgar para a grande população, especialmente para os trabalhadores que desempenham suas funções expostos ao sol, como carteiros, vendedores ambulantes, operários da construção civil, feirantes e outros, esse conjunto de atitudes, essenciais para que essa exposição prolongada não traga problemas de saúde”, afirma o presidente da SBD, José Antonio Sanches.

A recomendação é de que usem equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas de cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h.

Entre as iniciativas previstas, estão a divulgação de peças publicitárias na internet (Facebook, Instagram e site), com concentração durante o mês de dezembro, que alertam sobre a incidência do câncer da pele e dão dicas de proteção. As mensagens serão dadas pelos personagens Dr. e Dra. Pele, e todas as peças virão marcadas com a hashtag #DezembroLaranja e #ControleoSol. O público interessado também poderá divulgar a campanha nas redes sociais, customizando a foto de perfil, postar o texto com fundo laranja no Facebook ou usar o filtro laranja do Stories no Instagram.

Assim como em anos anteriores, personagens e lideranças em suas áreas de atuação participarão do movimento vestindo a cor laranja e monumentos nacionais serão iluminados com a cor símbolo da campanha, frisando o compromisso com as medidas protetoras. O Dezembro Laranja chegará ainda aos estádios de futebol e ao carnaval carioca, representado pela tradicional bateria da Escola de Samba Portela que, pelo segundo ano, vestirá camisetas na cor laranja em seus ensaios e na sua tradicional Feijoada, a ser realizada no primeiro fim de semana de dezembro.

Ações no RioZoo, AquaRio e Paineiras também estão previstas para ocorrer em dezembro, além da presença do Papai Noel Laranja que vai distribuir folhetos, desenhos temáticos para colorir e gibis da Turma da Mônica para as crianças. Um filme de animação sobre a fotoproteção será exibido durante o mês em diferentes cinemas, expandindo a campanha pelo país.


A campanha deste ano é coordenada pelo dermatologista Joaquim Mesquita Filho (RJ). O médico ressalta a mobilização Dezembro Laranja e destaca que o objetivo é promover o esclarecimento de uma doença que demanda uma maior atenção, já que o número de casos tem aumentado nos últimos anos.

“Nós temos como missão orientar a população na identificação dos sinais de câncer da pele e prováveis lesões tumorais que já existam. Orientar que pode ser feita uma proteção saudável contra a radiação ultravioleta, com o uso de roupas adequadas, de filtro solar, e da procura por lugares com sombras, como embaixo de barracas ou árvores. Esses são alguns cuidados que todos podem tomar contra o câncer da pele".

O lançamento oficial do Dezembro Laranja ocorrerá no dia 30 de novembro, no Rio de Janeiro.

2 de dezembro: Mutirão Nacional de Atendimento, Prevenção e Combate ao Câncer da Pele

A primeira ação do Dezembro Laranja ocorrerá no dia 2 de dezembro, sábado (das 9h às 15h), quando cerca de três mil dermatologistas voluntários prestarão atendimento, esclarecimento e aconselhamento quanto à importância de adotar medidas preventivas. O Exame Preventivo Gratuito será realizado, gratuitamente, em cerca de 130 postos de atendimento em todo o Brasil. Essa é a 18ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Segundo Sergio Palma, vice-presidente da SBD, "é um dia de voluntariado no qual queremos reforçar a importância da proteção diária para prevenção, além de alertar que a identificação precoce do câncer da pele aumenta as chances de cura e evita danos ou mutilações mais profundas".

Desde sua implementação, em 1999 até 2016, a campanha da SBD já prestou 566.873 atendimentos em diferentes regiões do país.

ATENÇÃO: Em Pernambuco, o mutirão de atendimento da campanha será realizado na quarta-feira, 6 de dezembro, das 9h às 15h.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fotodano é tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele de 2016

O fotodano gerado pelo sol é a principal causa do envelhecimento cutâneo. A exposição excessiva pode causar sardas, rugas, melasma, queimaduras e evoluir para a mais perigosa consequência, que é o câncer da pele.

Para alertar a população, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) antecipou o Dezembro Laranja, campanha de prevenção ao câncer da pele, lançando, em setembro, o movimento “O corpo fala – cuide da sua pele”. A intenção foi chamar a atenção sobre as causas menos graves de exposição desprotegida aos raios solares.

“Proteger a pele contra a radiação UV é imprescindível. Esse ano iniciamos a campanha mais cedo, com as doenças dermatológicas provocadas pela exposição solar descontrolada e sem fotoproteção, culminando no Dia C contra o Câncer da Pele, abrindo o Dezembro Laranja', destacou Emerson Lima, coordenador da campanha.

A comunicação foi feita por meio de um alfabeto de corpos, formado por modelos contorcionistas. A partir das “letras vivas”, são criadas as palavras, que remetem aos possíveis danos causados pelo sol, chamando a atenção para a sua prevenção.

O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Gabriel Gontijo, fez um alerta para a importância da consulta periódica com um dermatologista associado à SBD. "É necessário adotar medidas simples de fotoproteção, como: usar filtro solar, chapéu, óculos escuros, evitar o excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários mais adequados para isso – antes das 10h e depois das 16h”, disse.

Conheça a calculadora de risco de câncer da pele para avaliar o risco da doença e leia sobre as dicas de medidas fotoprotetoras aqui no site da SBD.

Super Protetor

O Super Protetor foi o mascote da campanha de 2016. Munido de óculos escuros, protetor solar, relógio (para avisá-lo qual o melhor horário para tomar seu banho de sol) o embaixador disseminou informações sobre o Dezembro Laranja de um jeito descontraído e consciente para adultos e crianças. 

Clique no vídeo para conhecê-lo:

Atendimento em todo o país

Pelo 17º ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoveu em todo o Brasil, o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. No dia 26 de novembro, das 9h às 15h, cerca de 3 mil dermatologistas voluntários, realizaram consultas gratuitas em 129 postos de atendimento, em 24 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Foram cerca de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização. A ação antecipou o movimento Dezembro Laranja, que faz um alerta a população para a prevenção ao câncer da pele.

Na edição de 2015, 23 estados contaram com a participação de mais de 3 mil dermatologistas voluntários e uma procura significativa da população. Cerca de 20 mil pessoas tiveram atendimento gratuito e 13,28% (2.651) delas apresentaram lesões de câncer na pele, sendo já encaminhadas para tratamento.

– O Dia C é um dia de voluntariado no qual queremos mostrar que a identificação precoce do câncer na pele evita danos ou mutilações mais profundas. É importante também reforçar a importância de usar o protetor solar durante todos os dias do ano, independente da estação. A atitude preventiva ao câncer da pele deve ser diária, uma atitude de responsabilidade. – afirma o Dr. Emerson Lima, coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Desde a sua implementação, em 1999 a campanha da SBD atingiu 538.687 pessoas. Em 5 de dezembro de 2009, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records por ter promovido a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

A melhor forma de evitar a doença é a prevenção! Vale reforçar que nem o autoexame, nem a calculadora de risco, substituem a consulta ao dermatologista da instituição.

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele 2015



Para combater e prevenir o câncer de pele, o de maior incidência no Brasil e no mundo, a SBD promoveu pelo segundo ano consecutivo, a campanha #dezembrolaranja, convidando os brasileiros a se engajarem e se apropriarem dessa importante ação.

E o convite foi aceito: milhões abraçaram a causa e se vestiram de laranja. Foram milhares de acessos ao site www.dezembrolaranja.com.br e milhões de compartilhamentos nas redes sociais com as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol. No Facebook, por exemplo, o conteúdo da campanha foi visto mais de 79 milhões de vezes; e até janeiro de 2016, o site da SBD contabilizou mais de 37 mil acessos.

Alguns dos principais monumentos do Brasil também participaram do campanha: no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, Congresso Nacional, Morro da Urca ganharam a cor laranja. Um rol de artistas e parceiros como a Gol, Multiplan e Riomar, Bodytech, Kinoplex, Fetranspor a artista britânica especializada em Body Art, Emma Fay, conscientizaram o público leigo com ações que agitaram as redes sociais.

Veja como foi o #dezembrolaranja de 2015!

Seja Humano com Sua Pele

Na corrida de prevenção ao câncer da pele, o Parque Ibirapuera (SP) e Praia de Ipanema (RJ) se tornaram palcos de intervenção artística inédita no Brasil. Para marcar a chegada do #dezembrolaranja e ampliar o impacto da iniciativa conscientizando e vestindo o Brasil nas cores da ação, a Sociedade Brasileira de Dermatologia trouxe, pela primeira vez ao Brasil, a inglesa Emma Fay, artista plástica de reconhecimento internacional, especializada em body art. O movimento batizado de “Seja humano com a sua pele” fez intervenções artísticas com contorcionistas que se transformaram em girafa, zebra, babuíno e caranguejos. A ideia foi a de conscientizar as pessoas, de forma lúdica, a se exporem ao sol de forma controlada e com responsabilidade.

Um enorme estúdio de vidro climatizado foi montado nos locais para que o processo de pintura corporal pudesse ser acompanhado pelo público. Os artistas circularam pelo parque e praia interagindo com as pessoas. 

Toda a ação, da preparação dos modelos até a reação das pessoas, foi registrada em vídeo. Confira!

Índice Ultravioleta



O índice ultravioleta (IUV) mede o nível de radiação solar na superfície da Terra. Quanto mais alto o IUV, maiores os riscos de câncer da pele e outros danos causados pela radiação UV. Confira o índice de IUV diariamente antes de sair ao ar livre e tome as medidas de proteção adequadas. Clique aqui para verificar o IUV em sua cidade.

Guinness World – Livro dos Recordes



A Sociedade Brasileira de Dermatologia recebeu a certificação do Guinness World Records, maior e mais respeitado órgão do segmento, por ter organizado, no dia 5 de dezembro de 2009, a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia e a maior campanha de prevenção ao câncer da pele mundial, com mais de 34 mil atendimentos em todo o Brasil. Com isso, passou a deter o recorde que, até então, pertencia à Academia Americana Dermatologia (AAD). Mais do que isso, recebeu um reconhecimento digno da grandeza da sua maior campanha. Para que isso se tornasse possível, foi necessário atender a diversas exigências e organizar a ação de modo a mantê-la grande e sincronizada em todo o país. Esse momento tornou-se um marco na história da SBD.

A campanha contra o câncer da pele existe desde 1999, e ao longo de suas edições tornou-se cada vez mais organizada, respeitada e reconhecida pela sociedade. Um trabalho árduo que só foi possível graças à doação dos associados pela causa, premiada com a certificação internacional de “a maior do mundo”.

   

Siga a SBD e fique atualizado.