SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.


Xantelasma

Xantelasma

É um pequeno depósito de gordura e colesterol que ocorre logo abaixo da superfície da pele, especialmente ao redor dos olhos.

O que é? O que é?

Xantelasma é um pequeno depósito de gordura e colesterol que ocorre logo abaixo da superfície da pele, especialmente ao redor dos olhos.  É relativamente comum e afeta principalmente adultos.  Frequentemente, xantelasmas são associados a níveis elevados de colesterol no sangue, sem ser contagiosos. Há diversas outras condições de pele que se assemelham ao xantelasma, e o médico dermatologista está apto a fazer o diagnóstico e tratamento corretos.  

 

Sintomas Sintomas

 Xantelasma não costuma apresentar nenhum sintoma. Entretanto, por afetar a face, são causa de constrangimento e impacto estético nos pacientes. Geralmente, são pequenas pápulas planas e amareladas, situadas nas pálpebras superiores ou inferiores, próximos do centro da face. As lesões, se não tratadas precocemente, crescem de forma progressiva.

Tratamentos Tratamentos

Os xantelasmas podem ser tratados por meio de cirurgia da pele, com remoção e sutura sob anestesia local; mas também com técnicas destrutivas, usando ácidos, laser ou eletrocoagulação. Todos os tratamentos podem deixar uma pequena marca ou cicatriz. O tamanho do xantelasma e sua localização são os principais fatores que determinam o risco de cicatriz. Portanto, a identificação e o tratamento precoces são fundamentais para o sucesso da cirurgia.

Prevenção Prevenção

Não há forma de se prevenir  xantelasmas, entretanto, a procura pelo médico dermatologista para a definição diagnóstica e tratamento precoces são os elementos mais importantes para o sucesso do tratamento. Há a possibilidade dos xantelasmas voltarem a surgir no mesmo local, mesmo após a remoção ou destruição completa.

Outros problemas e doenças de pele

Melasma

Melasma

É uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo.

Leia mais...
Hidradenite Supurativa

Hidradenite Supurativa

A hidradenite supurativa é uma doença de pele crônica inflamatória, mais frequente em mulheres, e após a puberdade, que acomete preferencialmente algumas áreas da pele como as axilas, a região das mamas, a virilha, a região genital e a região glútea.

Leia mais...
Tinea (Impinge)

Tinea (Impinge)

Impinge é o termo popular para descrever as infecções superficiais da pele causadas por fungos dermatófitos, que se alimentam da queratina da pele.

Leia mais...
Cisto

Cisto

Trata-se de um nódulo benigno que pode surgir em qualquer área do corpo, porém é mais comum na face, pescoço e tronco, que são regiões com maior acúmulo de glândulas sebáceas.

Leia mais...
Estrias

Estrias

Estria é uma atrofia tegumentar adquirida que surge quando as fibras elásticas e colágenas (responsáveis pela firmeza da pele) se rompem e formam “cicatrizes”.

Leia mais...
   

Siga a SBD e fique atualizado.