SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.


Paroníquia

Paroníquia

O que é? O que é?

Paroníquia é o nome dado ao processo de inflamação da pele em torno da unha. Ela tem início devido à “perda” da cutícula, que pode ser causada pelo hábito de remoção por alicate ou por pequenos traumatismos, ou por agentes químicos (como detergentes de cozinha, por exemplo), geralmente. Algumas profissões predispõem à paroníquia, em especial aquelas que têm muito contato com a água, como copeiras, lavadeiras etc. Nesses casos, é muito importante proteger as mãos (usar luva de borracha) ou evitar o contato com água e produtos químicos.

Sintomas Sintomas

A partir da “perda” da cutícula ocorre a penetração de produtos irritantes ou até de microrganismos entre a unha e a pele (próxima da cutícula) o que gera uma inflamação, às vezes com pus e vermelhidão. Em alguns casos, pode provocar alteração da unha. Pode ser aguda ou crônica.

Tratamentos Tratamentos

O profissional indicado para tratar do problema é o médico dermatologista. Após o diagnóstico, ele poderá receitar um antibiótico, um antifúngico ou um corticóide tópico, dependendo da causa. Em algumas situações, pode ser necessária uma drenagem para aliviar a dor e, em casos crônicos, em que o tratamento com tópicos não funcionou, pode ser necessária uma cirurgia, que costuma apresentar um resultado muito positivo.

Prevenção Prevenção

Na maioria das situações é necessário evitar o fator desencadeante, seja ele o contato com água ou com agentes químicos, e afastar a possibilidade de uma alergia (ao esmalte, por exemplo).

Outros problemas e doenças de pele

Pitiríase Rósea

Pitiríase Rósea

Doença eruptiva benigna que acomete a pele, sendo uma desordem comum em pessoas saudáveis, principalmente crianças e adultos jovens.

Leia mais...
Hemangioma

Hemangioma

É o tumor benigno mais comum nessa faixa etária. As lesões podem raramente estar presentes ao nascimento, mas praticamente todos os hemangiomas estão visíveis ao final do primeiro mês de vida.

Leia mais...
Impetigo

Impetigo

É uma infecção bacteriana superficial da pele muito comum, altamente contagiosa, vista mais frequentemente na face ou extremidades da pele de crianças.

Leia mais...
Esporotricose

Esporotricose

A esporotricose é uma micose causada pelo fungo universal da espécie Sporothrix spp, mas causa doenças especialmente em indivíduos que residem em países de clima tropical e subtropical.

Leia mais...
Dermatite Seborreica

Dermatite Seborreica

Inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas.

Leia mais...
   

Siga a SBD e fique atualizado.