SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.


Miíase

Miíase

É uma infecção de pele causada pela presença de larvas de moscas.

O que é? O que é?

A miíase é uma infecção de pele causada pela presença de larvas de moscas. Na maioria das vezes, a região da pele onde a larva penetra, e pode se desenvolver por um período de 30 a 60 dias, assume um aspecto avermelhado e inflamatório que se assemelha a um “furúnculo” – motivo pelo qual é conhecida como miíase furunculóide. Pode ocorrer tanto em crianças como adultos, especialmente em regiões expostas da pele, inclusive no couro cabeludo. Eventualmente, a miíase pode ser consequência da deposição de larvas de determinadas moscas em ferimentos na pele, cavidades naturais (como nariz e orelhas) ou as larvas são ingeridas por meio de alimentos ou bebidas contaminados.

Sintomas Sintomas

A região afetada se apresenta como um nódulo avermelhado com um pequeno orifício central por onde drena intermitentemente uma serosidade. O paciente pode experimentar fisgada, ferroada ou sensação de movimentos na lesão.

Tratamentos Tratamentos

O tratamento é feito com a retirada manual das larvas com a devida assepsia. Para facilitar a remoção, pode-se fechar o orifício com vaselina, esparadrapo (e até toucinho como é feito popularmente) por um tempo e pinçá-las quando vierem à superfície respirar. Eventualmente, quando a lesão é muito extensa, a remoção pode ser feita sob anestesia local. Atualmente, existem medicações orais como a invermectina, que pode também ser utilizada no tratamento.

Prevenção Prevenção

A prevenção consiste em evitar a penetração das larvas, protegendo áreas descobertas da pele, principalmente feridas abertas, em especial nos locais onde existam muitas moscas.

Outros problemas e doenças de pele

Leucodermia Gutata - (sarda branca)

Leucodermia Gutata - (sarda branca)

Leucodermia gutata, ou leucodermia solar, conhecida popularmente como sarda branca, são manchas esbranquiçadas nas áreas expostas ao sol, principalmente nos antebraços e pernas, que ocorrem pelo dano cumulativo, causado pelos raios ultravioleta ao longo da vida.

Leia mais...
Linfoma Cutâneo

Linfoma Cutâneo

Trata-se de um tipo de linfoma não-Hodgkin, um câncer que se origina nos linfócitos (tipo de glóbulos brancos).

Leia mais...
Queratose Actínica

Queratose Actínica

Ceratoses ou queratoses actínicas são neoplasias benignas da pele com potencial de transformação para um tipo de câncer de pele (carcinoma de células escamosas ou carcinoma espinocelular).

Leia mais...
Rosácea

Rosácea

É uma doença vascular inflamatória crônica, com remissões e exarcebações, também chamada erroneamente de “acne rosácea”, pois a acne é uma doença da glândula sebácea

Leia mais...
Urticária

Urticária

Irritação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas e levemente inchadas, como vergões, que aparecem na pele e coçam muito.

Leia mais...
   

Siga a SBD e fique atualizado.