SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.


Furúnculo

Furúnculo

O furúnculo é uma forma de foliculite profunda, acometendo não só o folículo piloso em sua profundidade, mas também a glândula sebácea anexa.

O que é? O que é?

Consiste em um tipo de foliculite bacteriana, ou seja, uma inflamação da unidade pilossebácea* causada por bactérias. Há 2 tipos de foliculite, uma superficial e outra profunda. O furúnculo é uma forma de foliculite profunda, acometendo não só o folículo piloso em sua profundidade, mas também a glândula sebácea anexa. Geralmente, surge a partir de uma foliculite superficial estafilocócica, ou seja, uma lesão de pele que se assemelha a uma pequena espinha com pus. A partir deste ponto, a espinha cresce e se aprofunda até formar um abscesso na pele.

Sintomas Sintomas

Na pele, surge um “botão” endurecido, avermelhado, quente e doloroso que acaba por se transformar em um abscesso de pus. Com o tempo, este botão amolece e drena o “carnegão”. O “carnegão” é uma massa de pus misturada com restos de pele.

Tratamentos Tratamentos

É baseado no uso de antibióticos que atuam contra as bactérias. A cefalexina é muito usada. Compressas quentes ajudam a acelerar a drenagem e cura. Em alguns casos mais graves, há necessidade de cortar e drenar o furúnculo.

Prevenção Prevenção

Investir na higiene pessoal e dos familiares. Limpar e manter as unhas curtas. Nos casos de furúnculos que ficam recidivando, a aplicação de pomadas de antibiótico nas fossas nasais é necessária, visando acabar com as bactérias que ficam alojadas nessa região e, de lá, invadem a pele.

A unidade pilossebácea é constituída por pelo, pelo folículo piloso e pela glândula sebácea anexa. O folículo piloso produz o pelo e as glândulas sebáceas o lubrificam.

Outros problemas e doenças de pele

Granuloma Piogênico

Granuloma Piogênico

O granuloma progênico representa um crescimento vascular exuberante reativo a trauma, a determinadas situações fisiológicas (por exemplo, gravidez) ou a certas medicações como a isotretinoína.

Leia mais...
Ceratose

Ceratose

É uma alteração da camada mais superficial da pele (camada córnea), com hipertrofia e aspecto escamoso ou verrucoso, sendo que o número de lesões pode ser variado.

Leia mais...
Impetigo

Impetigo

É uma infecção bacteriana superficial da pele muito comum, altamente contagiosa, vista mais frequentemente na face ou extremidades da pele de crianças.

Leia mais...
Granuloma Anular

Granuloma Anular

Doença benigna, em geral autolimitada (que tem um período limitado e determinado), que acomete especialmente crianças e adultos jovens.

Leia mais...
Queratose Actínica

Queratose Actínica

Ceratoses ou queratoses actínicas são neoplasias benignas da pele com potencial de transformação para um tipo de câncer de pele (carcinoma de células escamosas ou carcinoma espinocelular).

Leia mais...
   

Siga a SBD e fique atualizado.