SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.


Furúnculo

Furúnculo

O furúnculo é uma forma de foliculite profunda, acometendo não só o folículo piloso em sua profundidade, mas também a glândula sebácea anexa.

O que é? O que é?

Consiste em um tipo de foliculite bacteriana, ou seja, uma inflamação da unidade pilossebácea* causada por bactérias. Há 2 tipos de foliculite, uma superficial e outra profunda. O furúnculo é uma forma de foliculite profunda, acometendo não só o folículo piloso em sua profundidade, mas também a glândula sebácea anexa. Geralmente, surge a partir de uma foliculite superficial estafilocócica, ou seja, uma lesão de pele que se assemelha a uma pequena espinha com pus. A partir deste ponto, a espinha cresce e se aprofunda até formar um abscesso na pele.

Sintomas Sintomas

Na pele, surge um “botão” endurecido, avermelhado, quente e doloroso que acaba por se transformar em um abscesso de pus. Com o tempo, este botão amolece e drena o “carnegão”. O “carnegão” é uma massa de pus misturada com restos de pele.

Tratamentos Tratamentos

É baseado no uso de antibióticos que atuam contra as bactérias. A cefalexina é muito usada. Compressas quentes ajudam a acelerar a drenagem e cura. Em alguns casos mais graves, há necessidade de cortar e drenar o furúnculo.

Prevenção Prevenção

Investir na higiene pessoal e dos familiares. Limpar e manter as unhas curtas. Nos casos de furúnculos que ficam recidivando, a aplicação de pomadas de antibiótico nas fossas nasais é necessária, visando acabar com as bactérias que ficam alojadas nessa região e, de lá, invadem a pele.

A unidade pilossebácea é constituída por pelo, pelo folículo piloso e pela glândula sebácea anexa. O folículo piloso produz o pelo e as glândulas sebáceas o lubrificam.

Outros problemas e doenças de pele

Hanseníase

Hanseníase

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen.

Leia mais...
Xeroderma Pigmentoso

Xeroderma Pigmentoso

Doença genética, não contagiosa, que afeta igualmente ambos os sexos e é caracterizada por uma extrema sensibilidade à radiação ultravioleta (presente nos raios solares).

Leia mais...
Nevos Displásicos

Nevos Displásicos

São pequenas manchas marrons regulares na pele, salientes ou não. São popularmente conhecidos por pintas e sinais.

Leia mais...
Dermatite Atópica

Dermatite Atópica

É uma doença genética, crônica e que apresenta pele seca, erupções que coçam e crostas.

Leia mais...
Molusco

Molusco

São pequenas pápulas da cor da pele, com umbilicação central (depressão patológica em formato similar ao do umbigo) muitas vezes confundida com verrugas vulgares.

Leia mais...
   

Siga a SBD e fique atualizado.