SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.


Ectima

Ectima

É uma infecção piogênica, ou seja, produtora de pus, que acomete a pele de forma profunda, sendo habitualmente causada pela bactéria Streptococcus pyogenes e, eventualmente, pelo Staphylococcus aureus.

O que é? O que é?

É uma infecção piogênica, ou seja, produtora de pus, que acomete a pele de forma profunda, sendo habitualmente causada pela bactéria Streptococcus pyogenes e, eventualmente, pelo Staphylococcus aureus. Por ter caráter profundo, pode atingir até a gordura subcutânea, deixando cicatrizes permanentes.

Higiene precária, alcoolismo, diabetes descontrolado, desnutrição e AIDS favorecem a ocorrência desta doença. Picadas de inseto e escabiose podem representar a “porta de entrada” para seu surgimento. Como principal fator envolvido, destaca-se a imunodepressão, que consiste na queda das defesas imunológicas do paciente.

 

Sintomas Sintomas

O quadro tem início com uma área avermelhada e inchada, na qual se desenvolve uma pequena bolha que se rompe. Ela evolui formando uma ou várias úlceras, recobertas por crostas espessas e aderentes da cor de mel. Sua maior ocorrência se dá na metade inferior do corpo. Esta enfermidade possui uma variante denominada de ectima gangrenoso, que é causada por uma potente bactéria chamada Pseudomonas aeruginosa.

Tratamentos Tratamentos

A base do tratamento é realizada com antibióticos, dirigidos contra bactérias Gram-positivas, que podem ser administrados por vários dias.

Prevenção Prevenção

Consiste em investir em medidas de higiene e de prevenção de doenças que possam comprometer a imunidade do paciente. Cuidados devem ser estimulados, pois a doença pode evoluir para um quadro renal agudo: glomerulonefrite pós-estreptocóccica.

Outros problemas e doenças de pele

Pitiríase Versicolor-(Pano Branco)

Pitiríase Versicolor-(Pano Branco)

É uma micose superficial da pele causada por fungos do gênero Malassezia, que são leveduras que habitam o folículo piloso sem causar doença.

Leia mais...
Condiloma

Condiloma

É uma infecção causada pelo vírus HPV (papilomavírus humano).

Leia mais...
Pênfigo

Pênfigo

Os pênfigos são doenças relativamente raras caracterizados pela formação de bolhas na pele e, às vezes, também nas mucosas (como boca, garganta, olhos, nariz e região genital de homens e mulheres).

Leia mais...
Brotoeja

Brotoeja

Dermatite inflamatória causada pela obstrução mecânica à eliminação do suor pelas glândulas sudoríparas

Leia mais...
Hemangioma

Hemangioma

É o tumor benigno mais comum nessa faixa etária. As lesões podem raramente estar presentes ao nascimento, mas praticamente todos os hemangiomas estão visíveis ao final do primeiro mês de vida.

Leia mais...
   

Siga a SBD e fique atualizado.