SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.


Dermatofibroma

Dermatofibroma

Dermatofibromas são lesões benignas típicas de extremidades, como braços, antebraços e pernas.

O que é? O que é?

Dermatofibromas são lesões benignas típicas de extremidades, como braços, antebraços e pernas. Por terem coloração acastanhada, geralmente, são motivos de consulta, na qual os pacientes buscam saber se são pintas ou sinais. De origem diferenciada, os dermatofibromas são, na verdade, depósitos de fibrinas, ou seja, cicatrizes causadas por pequenos traumatismos, geralmente como picadas de insetos ou espinhos, por isso são típicos de ocorrerem nas regiões nas quais a vestimenta não cobre a pele.  

 

Sintomas Sintomas

Geralmente são assintomáticos, mas quando apresentam sintoma, o mais comum é dor.

Tratamentos Tratamentos

Geralmente, não necessitam tratamento, justamente pela característica benigna na grande maioria das vezes. Porém, em alguns casos, são dolorosos. Se houver necessidade de tratar, a opção será cirúrgica, mas essa necessidade ocorre raramente.  

Prevenção Prevenção

Prevenção específica não há, pois não são conhecidos os motivos pelos quais só algumas pessoas apresentam dermatofibromas diante de pequenos traumatismos.

Outros problemas e doenças de pele

Granuloma Piogênico

Granuloma Piogênico

O granuloma progênico representa um crescimento vascular exuberante reativo a trauma, a determinadas situações fisiológicas (por exemplo, gravidez) ou a certas medicações como a isotretinoína.

Leia mais...
Hidrocistoma

Hidrocistoma

Hidrocistomas são pequenos tumores benignos oriundos das glândulas sudoríparas. Localizam-se nas pálpebras, ao redor dos olhos, e costumam ser pequenos.

Leia mais...
Estrias

Estrias

Estria é uma atrofia tegumentar adquirida que surge quando as fibras elásticas e colágenas (responsáveis pela firmeza da pele) se rompem e formam “cicatrizes”.

Leia mais...
Neurofibromatose

Neurofibromatose

Conhecida como doença de von Recklinghausen, é um conjunto de doenças genéticas que afetam, mais notadamente, a pele e o sistema neurológico.

Leia mais...
Linfoma Cutâneo

Linfoma Cutâneo

Trata-se de um tipo de linfoma não-Hodgkin, um câncer que se origina nos linfócitos (tipo de glóbulos brancos).

Leia mais...
   

Siga a SBD e fique atualizado.