SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.


Dermatofibroma

Dermatofibroma

Dermatofibromas são lesões benignas típicas de extremidades, como braços, antebraços e pernas.

O que é? O que é?

Dermatofibromas são lesões benignas típicas de extremidades, como braços, antebraços e pernas. Por terem coloração acastanhada, geralmente, são motivos de consulta, na qual os pacientes buscam saber se são pintas ou sinais. De origem diferenciada, os dermatofibromas são, na verdade, depósitos de fibrinas, ou seja, cicatrizes causadas por pequenos traumatismos, geralmente como picadas de insetos ou espinhos, por isso são típicos de ocorrerem nas regiões nas quais a vestimenta não cobre a pele.  

 

Sintomas Sintomas

Geralmente são assintomáticos, mas quando apresentam sintoma, o mais comum é dor.

Tratamentos Tratamentos

Geralmente, não necessitam tratamento, justamente pela característica benigna na grande maioria das vezes. Porém, em alguns casos, são dolorosos. Se houver necessidade de tratar, a opção será cirúrgica, mas essa necessidade ocorre raramente.  

Prevenção Prevenção

Prevenção específica não há, pois não são conhecidos os motivos pelos quais só algumas pessoas apresentam dermatofibromas diante de pequenos traumatismos.

Outros problemas e doenças de pele

Hidradenite Supurativa

Hidradenite Supurativa

A hidradenite supurativa é uma doença de pele crônica inflamatória, mais frequente em mulheres, e após a puberdade, que acomete preferencialmente algumas áreas da pele como as axilas, a região das mamas, a virilha, a região genital e a região glútea.

Leia mais...
Lúpus

Lúpus

É uma doença rara autoimune, ou seja, na qual o sistema imunológico reage contra as células da própria pessoa, causando danos que podem ser nos órgãos internos (rim, pulmão, coração, cérebro e articulações) ou somente na pele.

Leia mais...
Psoríase

Psoríase

Doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente.

Leia mais...
Farmacodermia

Farmacodermia

Reação cutânea adversa a medicamentos. Qualquer efeito indesejado na pele, mucosas, cabelos e unhas, na sua estrutura ou função, desencadeado pelo uso de medicamento.

Leia mais...
Miíase

Miíase

É uma infecção de pele causada pela presença de larvas de moscas.

Leia mais...
   

Siga a SBD e fique atualizado.