SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.


Acantose

Acantose

Doença de pele caracterizada por manchas escuras resultantes de uma hiperceratose

O que é? O que é?

Doença de pele caracterizada por manchas escuras resultantes de uma hiperceratose (aumento da camada mais superficial da pele) e hiperpigmentação (lesões de cor cinza e engrossadas que dão aspecto verrucoso), podendo afetar pessoas saudáveis ou estar associada a outras doenças como diabetes, obesidade, doenças ovarianas, distúrbios metabólicos, doenças da tireoide e câncer do aparelho digestivo. Existem quatro tipos de acantose: -Síndrome de Miescher - hereditária e benigna; -Síndrome de Gougerot Carteaud - benigna e possivelmente hereditária, acomete mulheres jovens; -Pseudoacantose - benigna e associada à obesidade e alterações endócrinas; -Acantose Maligna - frequentemente associada a cânceres do tubo digestivo e fígado.  

Sintomas Sintomas

Costuma iniciar com um leve escurecimento da pele que vai se tornando espessa e mais escura ,com aspecto verrucoso e aveludado;muitas vezes acompanhadas de prurido. Evolui lenta e gradualmente durante anos. As dobras e pregas são os locais mais afetados, ocorrendo, geralmente, nas axilas, pescoço e virilha, podendo ainda afetar pés, mãos e lábios.  Quando a causa é tratada, a doença costuma regredir.  

Tratamentos Tratamentos

O principal objetivo do tratamento é encontrar e corrigir o que está provocando as lesões: obesidade, alterações endócrinas e uso de medicamentos etc. Se isso for feito, as lesões tendem a desaparecer gradativamente. Quando há suspeita de acantose maligna, uma investigação deve ser feita para a detecção do câncer subjacente, possível mente do aparelho digestivo. Quando não se encontra a causa, pode se prescrever despigmentantes e cremes ceratolíticos, como ácido retinóico, ácido salicílico e ureia para melhorar o aspecto da pele. Em alguns casos a dermoabrasão e o laser podem ser utilizados. Há casos que se beneficiam com retinóides orais (tretinoína e isotretinoína) e metformina.  

Prevenção Prevenção

Acantoses hereditárias não têm como prevenir, mas as causadas por doenças metabólicas e por aumento de peso corporal se beneficiam com os cuidados de saúde geral, como alimentação saudável e atividades físicas.

Outros problemas e doenças de pele

Dermatofibroma

Dermatofibroma

Dermatofibromas são lesões benignas típicas de extremidades, como braços, antebraços e pernas.

Leia mais...
Cisto

Cisto

Trata-se de um nódulo benigno que pode surgir em qualquer área do corpo, porém é mais comum na face, pescoço e tronco, que são regiões com maior acúmulo de glândulas sebáceas.

Leia mais...
Linfoma Cutâneo

Linfoma Cutâneo

Trata-se de um tipo de linfoma não-Hodgkin, um câncer que se origina nos linfócitos (tipo de glóbulos brancos).

Leia mais...
Queratose Actínica

Queratose Actínica

Ceratoses ou queratoses actínicas são neoplasias benignas da pele com potencial de transformação para um tipo de câncer de pele (carcinoma de células escamosas ou carcinoma espinocelular).

Leia mais...
Acantose

Acantose

Doença de pele caracterizada por manchas escuras resultantes de uma hiperceratose

Leia mais...
   

Siga a SBD e fique atualizado.