SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.


Acantose

Acantose

Doença de pele caracterizada por manchas escuras resultantes de uma hiperceratose

O que é? O que é?

Doença de pele caracterizada por manchas escuras resultantes de uma hiperceratose (aumento da camada mais superficial da pele) e hiperpigmentação (lesões de cor cinza e engrossadas que dão aspecto verrucoso), podendo afetar pessoas saudáveis ou estar associada a outras doenças como diabetes, obesidade, doenças ovarianas, distúrbios metabólicos, doenças da tireoide e câncer do aparelho digestivo. Existem quatro tipos de acantose: -Síndrome de Miescher - hereditária e benigna; -Síndrome de Gougerot Carteaud - benigna e possivelmente hereditária, acomete mulheres jovens; -Pseudoacantose - benigna e associada à obesidade e alterações endócrinas; -Acantose Maligna - frequentemente associada a cânceres do tubo digestivo e fígado.  

Sintomas Sintomas

Costuma iniciar com um leve escurecimento da pele que vai se tornando espessa e mais escura ,com aspecto verrucoso e aveludado;muitas vezes acompanhadas de prurido. Evolui lenta e gradualmente durante anos. As dobras e pregas são os locais mais afetados, ocorrendo, geralmente, nas axilas, pescoço e virilha, podendo ainda afetar pés, mãos e lábios.  Quando a causa é tratada, a doença costuma regredir.  

Tratamentos Tratamentos

O principal objetivo do tratamento é encontrar e corrigir o que está provocando as lesões: obesidade, alterações endócrinas e uso de medicamentos etc. Se isso for feito, as lesões tendem a desaparecer gradativamente. Quando há suspeita de acantose maligna, uma investigação deve ser feita para a detecção do câncer subjacente, possível mente do aparelho digestivo. Quando não se encontra a causa, pode se prescrever despigmentantes e cremes ceratolíticos, como ácido retinóico, ácido salicílico e ureia para melhorar o aspecto da pele. Em alguns casos a dermoabrasão e o laser podem ser utilizados. Há casos que se beneficiam com retinóides orais (tretinoína e isotretinoína) e metformina.  

Prevenção Prevenção

Acantoses hereditárias não têm como prevenir, mas as causadas por doenças metabólicas e por aumento de peso corporal se beneficiam com os cuidados de saúde geral, como alimentação saudável e atividades físicas.

Outros problemas e doenças de pele

Ictiose

Ictiose

A ictiose vulgar é uma condição dermatológica que resulta em uma pele extremamente seca.

Leia mais...
Lúpus

Lúpus

É uma doença rara autoimune, ou seja, na qual o sistema imunológico reage contra as células da própria pessoa, causando danos que podem ser nos órgãos internos (rim, pulmão, coração, cérebro e articulações) ou somente na pele.

Leia mais...
Urticária

Urticária

Irritação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas e levemente inchadas, como vergões, que aparecem na pele e coçam muito.

Leia mais...
Herpes

Herpes

Herpes é uma doença causada por dois tipos de vírus: o Vírus Varicela-Zóster (VVZ), que causa catapora (varicela) e também o popularmente conhecido cobreiro (herpes zóster) e os herpesvírus tipo 1 e tipo 2, que causam o chamado herpes simplex.

Leia mais...
Linfoma Cutâneo

Linfoma Cutâneo

Trata-se de um tipo de linfoma não-Hodgkin, um câncer que se origina nos linfócitos (tipo de glóbulos brancos).

Leia mais...
   

Siga a SBD e fique atualizado.