SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.


Tinea (Impinge)

Tinea (Impinge)

Impinge é o termo popular para descrever as infecções superficiais da pele causadas por fungos dermatófitos, que se alimentam da queratina da pele.

O que é? O que é?

Impinge é o termo popular para descrever as infecções superficiais da pele causadas por fungos dermatófitos, que se alimentam da queratina da pele. São as micoses superficiais, também chamadas de tinha ou tinea. Podem ocorrer em qualquer local da pele como mãos, pés, corpo, face, virilha e couro cabeludo (este último mais comum em crianças). Desenvolvem-se em área de pele úmida, acometem mais facilmente pessoas com baixa imunidade e são transmitidos por contato de pessoa para pessoa.

Sintomas Sintomas

No local acometido, a pele pode apresentar lesões avermelhadas, levemente descamativas e, às vezes, prurido (coceira). Também tende a formar lesões circinadas, em forma de anel, que vão expandindo do centro para a periferia. Quando acontece no couro cabeludo, pode ocasionar áreas de perda dos cabelos, como se tivessem sido cortados rente (tonsuras), com descamação local.

Tratamentos Tratamentos

Para lesões localizadas, são utilizados medicamentos tópicos à base de substâncias antifúngicas por alguns dias ou semanas, dependendo do local acometido. Em lesões mais extensas, e quando acomete o couro cabeludo e cabelos, há necessidade de antifúngicos orais isolados ou em associação com a medicação tópica.

Prevenção Prevenção

Manter áreas da pele seca, principalmente as dobras (axilas, pescoço, virilha), pois os fungos se desenvolvem mais facilmente em áreas úmidas e quentes do corpo. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como roupas intimas, escovas cabelos e toalhas; manter boas condições de higiene, nutricionais e de saúde.

Outros problemas e doenças de cabelo

Micose

Micose

São infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos.

Leia mais...
Ceratose

Ceratose

É uma alteração da camada mais superficial da pele (camada córnea), com hipertrofia e aspecto escamoso ou verrucoso, sendo que o número de lesões pode ser variado.

Leia mais...
Psoríase

Psoríase

Doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente.

Leia mais...
Eflúvio Telógeno

Eflúvio Telógeno

É uma condição que se caracteriza pelo aumento da queda diária de fios de cabelo. Seu aumento é visto principalmente naquele bolo que cai no chuveiro ou fica na escova quando penteamos.

Leia mais...
Tinea (Impinge)

Tinea (Impinge)

Impinge é o termo popular para descrever as infecções superficiais da pele causadas por fungos dermatófitos, que se alimentam da queratina da pele.

Leia mais...
   

Siga a SBD e fique atualizado.