SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

SBD Kids


O que é a pele?

A pele é o maior órgão do nosso corpo e tem funções muito importantes. Ela funciona como um grande escudo, que nos protege o dia inteiro e impede a entrada de germes, sujeiras e outras coisas ruins. A pele também regula a temperatura do nosso corpo e nos avisa quando está calor ou está frio.

Em cada polegada de pele, temos cerca de 600 glândulas sudoríparas (que produzem o suor), 20 vasos sanguíneos, 60.000 melanócitos (as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele) e 60 mil células nervosas. Muita coisa, né?

Você sabia que a pele é formada por três camadas, a Epiderme, a Derme e a Hipoderme? Conheça mais sobre elas:

Epiderme: é a camada mais externa da pele, a única que conseguimos enxergar. A epiderme protege o corpo contra os perigos e agressões do ambiente externo.

Derme: a “camada do meio” da pele é a mais fina de todas, e é responsável pelas sensações de frio, calor, pressão e cócegas.

Hipoderme: a última camada da pele protege o corpo de traumas e do calor (é um isolante térmico), modela o corpo e se conecta às estruturas subjacentes.

 

A cor da pele

Branca, negra, morena… A pele pode ter muitas tonalidades diferentes, você já reparou?

Tudo isso por causa da melanina, um pigmento produzido na epiderme. A quantidade de melanina determina a cor da pele; quanto mais melanina o corpo produzir, mais escura a pele será, e vice-versa. Todos nascem com a mesma quantidade de melanócitos, as células que produzem a melanina, mas nem todo mundo produz a mesma quantidade do pigmento, por isso existem tantos tons de pele.

Quando ficamos um tempo longo no sol, o corpo produz mais melanina, para proteger a pele dos danos causados pelos raios solares, e por isso ficamos bronzeados. Mas a melanina, sozinha, não consegue proteger completamente a pele. Por isso, é preciso se proteger do sol, sempre.

 

Dermatologista, o amigão da pele

O dermatologista é o médico especialista em pele, cabelos e unhas. Ele conhece e trata tudo que acontece nesse órgão tão importante do corpo: desde uma coceira até uma espinha ou queimadura de sol. Se você tiver algum problema na pele, procure um dermatologista certificado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 

Proteção solar

Criança também precisa se proteger do sol, e muito bem.  Não sabe como fazer? A SBD ensina!

 

A pele e o sol – Turma da Mônica

Mônica, Cebolinha e seus amigos mostram como aproveitar o sol de um jeito seguro e divertido.

gibiapeleeosol

 

 

Super Protetor

O Super Protetor é mascote da campanha Dezembro Laranja da SBD, movimento de combate ao câncer da pele realizado pela entidade desde 2014. Seus superpoderes são a capa, os óculos escuros, o protetor solar e um relógio que avisa qual o melhor horário para tomar banho de sol.

Ele surge sempre em dezembro, sozinho ou ao lado do Papai Noel Laranja, já que estamos no mês do Natal. Juntos, distribuem balões, desenhos para colorir e folhetos educativos. Esse herói também costuma convidar um grupo de contadores de histórias para divertir e explicar a importância de se proteger dos raios solares.

Compartilhe:

Cuide da sua saúde com profissionais e serviços
credenciados pela SBD

Encontre um Dermatologista

Encontre um Dermatologista

Acompanhe sua saúde com um profissional
credenciado pela SBD.

Buscar profissionais
Centros de Serviços Dermatológicos

Centros de Serviços Dermatológicos

Encontre uma instituição credenciada pela
Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Buscar centros

Veja mais de Dermatologia

   

Siga a SBD e fique atualizado.