SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Grape SBD


Grape SBD

Veja o cadastro do GRAPE

O Grupo de Apoio Permanente (Grape-SBD) foi lançado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2013. Trata-se de um projeto da Coordenação de Ações Institucionais da sociedade. Seu propósito é promover o apoio contínuo no âmbito psicoemocional e educativo para portadores de doenças de pele que possam comprometer sua qualidade de vida, ser excludentes ou discriminativas nos âmbitos social, profissional e até familiar. Exemplos: psoríase, vitiligo, alopecia areata, hanseníase, câncer da pele, colagenoses (lúpus), doenças bolhosas (pênfigo, dermatite herpetiforme), atopia e acne, entre outras. Esse apoio complementa a assistência recebida no ambulatório ou no consultório.

Atualmente, existem 16 Grupos de Apoio Permanente distribuídos em cinco estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 

DIRETRIZES DO GRAPE

– Supervisão: Diretoria Executiva e Coordenação de Ações Institucionais.

– Objetivos: apoiar, de forma contínua e permanente, pacientes com dermatoses que impliquem em comprometimento da qualidade de vida ou da autoestima, que os fragilizem, e que possam acarretar discriminação, seja ela social, profissional ou familiar. Exemplos de doenças cutâneas com esse perfil são: psoríase, vitiligo, alopecia areata, hanseníase, acne, rosácea, genodermatoses, colagenoses e câncer da pele, entre tantas outras.

– Composição e organização dos grupos: cada grupo deverá ser criado e coordenado por um médico dermatologista associado da SBD, sendo importante a participação de profissionais de áreas afins, que poderão ser convidados pelos coordenadores, tais como: psiquiatras, psicólogos, reumatologistas, fisiatras, endocrinologistas, geneticistas, oncologistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutrólogos etc., em uma composição multidisciplinar.

– Formas de atuação: educação em Saúde (um dos pilares em saúde pública);  apoio psicoemocional; disseminar informações, esclarecer dúvidas, realizar debates sobre fatos veiculados nas mídias, leiga e científica, em relação à dermatose(s) abrangidas pelo Grape-SBD. É importante destacar que não se trata de uma ação assistencial. Encaminhamentos poderão ser realizados, quando necessários. Preconiza-se a criação de blogs e/ou atuação por meio das redes sociais com a colaboração da coordenação de Mídia Eletrônica da SBD. A colaboração dos Departamentos de Especialidades, site e Jornal da SBD, coordenação de ações sociais, ouvidoria etc. serão de fundamental importância.

– Locais de atuação: Serviços Credenciados, Regionais e Distritos da SBD, ambulatórios de autarquias e serviços públicos, ambulatórios de especialidades de entidades privadas, por iniciativa individual dos sócios da SBD etc.

– Periodicidade das reuniões: sugere-se que sejam realizadas quinzenal ou mensalmente. Um documento relatando o conteúdo de cada encontro poderá ser endereçado à SBD aos cuidados da Coordenação de Ações Institucionais para registro e divulgação.

Os interessados em desenvolver esse tipo de trabalho podem entrar em contato com a dermatologista e coordenadora de Ações Institucionais, Elisabeth Lima Barbosa (contato@draelisabethlimabarboza.com.br).

Compartilhe:

Cuide da sua saúde com profissionais e serviços
credenciados pela SBD

Encontre um Dermatologista

Encontre um Dermatologista

Acompanhe sua saúde com um profissional
credenciado pela SBD.

Buscar profissionais
Centros de Serviços Dermatológicos

Centros de Serviços Dermatológicos

Encontre uma instituição credenciada pela
Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Buscar centros

Veja mais de Dermatologia

   

Siga a SBD e fique atualizado.