SBD

Brasileiros

SBD

Estrangeiros

SBD

Centros Dermatológicos

SBD

Regionais

OU

Seja um associado

Conte com o apoio da segunda maior Sociedade de Dermatologia do mundo, tenha acesso a conteúdos exclusivos e um perfil profissional completo no site.

OR

Be an associate

Count on the support of the second largest Society of Dermatology in the world, have access to exclusive content and a complete professional profile on the site.

Dia C de Combate ao Câncer da Pele


2016_diac

 

O câncer da pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Em 1999, atenta ao crescimento da doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP).

O projeto engloba diversas ações de educação e combate à doença, levando informação, diagnóstico e tratamento de qualidade gratuitamente à população brasileira. Entre essas ações está o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, ou o Dia C, realizado sempre no último sábado de novembro.

Desde a implantação da campanha, foram atendidas mais de 500 mil pessoas em todo o Brasil, com 40 mil casos da doença detectados. Atualmente, a ação nacional assiste a cerca de 30 mil pessoas a cada ano por meio do Exame Preventivo Gratuito contra o câncer da pele. Para efeito de comparação, no início os atendimentos ficavam na casa dos 17 mil.

Dia C abre as programações do #DezembroLaranja, mês de combate ao câncer da pele, e visa disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução dos casos da doença.

Para a SBD, é uma data de voluntariado na qual o público tem a oportunidade de se conscientizar que a identificação precoce do câncer da pele evita danos ou mutilações mais profundas no futuro. O dia também reforça a importância do uso do protetor solar durante o ano todo, independentemente da estação, ou seja, uma atitude preventiva e responsável que deve ser diária.

 

Dia C em 2016

A edição do Dia C de 2016 contou com 129 postos de saúde de 25 estados brasileiros que priorizaram atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer da pele. Para isso, foram mobilizados cerca de 3 mil dermatologistas, que realizaram, gratuitamente, exames preventivos e encaminharam as pessoas com lesões suspeitas para tratamento. A ação, realizada pelo 17º ano pela instituição, resultou em 28 mil atendimentos, sendo que foram identificados 3.400 casos suspeitos.

 

2016_dezembro_laranja_patrocinadores

 

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2009

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2010

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2011

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2012

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2013

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2014

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2015

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2016

Compartilhe:

Cuide da sua saúde com profissionais e serviços
credenciados pela SBD

Encontre um Dermatologista

Encontre um Dermatologista

Acompanhe sua saúde com um profissional
credenciado pela SBD.

Buscar profissionais
Centros de Serviços Dermatológicos

Centros de Serviços Dermatológicos

Encontre uma instituição credenciada pela
Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Buscar centros

Veja mais de Dermatologia

   

Siga a SBD e fique atualizado.