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Fotodano é tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele de 2016



O fotodano gerado pelo sol é a principal causa do envelhecimento cutâneo. A exposição excessiva pode causar sardas, rugas, melasma, queimaduras e evoluir para a mais perigosa consequência, que é o câncer da pele.

Para alertar a população, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) antecipou o Dezembro Laranja, campanha de prevenção ao câncer da pele, lançando, em setembro, o movimento “O corpo fala – cuide da sua pele”. A intenção foi chamar a atenção sobre as causas menos graves de exposição desprotegida aos raios solares.

“Proteger a pele contra a radiação UV é imprescindível. Esse ano iniciamos a campanha mais cedo, com as doenças dermatológicas provocadas pela exposição solar descontrolada e sem fotoproteção, culminando no Dia C contra o Câncer da Pele, abrindo o Dezembro Laranja', destacou Emerson Lima, coordenador da campanha.

A comunicação foi feita por meio de um alfabeto de corpos, formado por modelos contorcionistas. A partir das “letras vivas”, são criadas as palavras, que remetem aos possíveis danos causados pelo sol, chamando a atenção para a sua prevenção.

O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Gabriel Gontijo, fez um alerta para a importância da consulta periódica com um dermatologista associado à SBD. "É necessário adotar medidas simples de fotoproteção, como: usar filtro solar, chapéu, óculos escuros, evitar o excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários mais adequados para isso – antes das 10h e depois das 16h”, disse.

Conheça a calculadora de risco de câncer da pele para avaliar o risco da doença e leia sobre as dicas de medidas fotoprotetoras aqui no site da SBD.

Super Protetor

O Super Protetor foi o mascote da campanha de 2016. Munido de óculos escuros, protetor solar, relógio (para avisá-lo qual o melhor horário para tomar seu banho de sol) o embaixador disseminou informações sobre o Dezembro Laranja de um jeito descontraído e consciente para adultos e crianças. 

Clique no vídeo para conhecê-lo:

Atendimento em todo o país

Pelo 17º ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoveu em todo o Brasil, o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. No dia 26 de novembro, das 9h às 15h, cerca de 3 mil dermatologistas voluntários, realizaram consultas gratuitas em 129 postos de atendimento, em 24 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Foram cerca de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização. A ação antecipou o movimento Dezembro Laranja, que faz um alerta a população para a prevenção ao câncer da pele.

Na edição de 2015, 23 estados contaram com a participação de mais de 3 mil dermatologistas voluntários e uma procura significativa da população. Cerca de 20 mil pessoas tiveram atendimento gratuito e 13,28% (2.651) delas apresentaram lesões de câncer na pele, sendo já encaminhadas para tratamento.

– O Dia C é um dia de voluntariado no qual queremos mostrar que a identificação precoce do câncer na pele evita danos ou mutilações mais profundas. É importante também reforçar a importância de usar o protetor solar durante todos os dias do ano, independente da estação. A atitude preventiva ao câncer da pele deve ser diária, uma atitude de responsabilidade. – afirma o Dr. Emerson Lima, coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Desde a sua implementação, em 1999 a campanha da SBD atingiu 538.687 pessoas. Em 5 de dezembro de 2009, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records por ter promovido a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

A melhor forma de evitar a doença é a prevenção! Vale reforçar que nem o autoexame, nem a calculadora de risco, substituem a consulta ao dermatologista da instituição.

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele 2015



Para combater e prevenir o câncer de pele, o de maior incidência no Brasil e no mundo, a SBD promoveu pelo segundo ano consecutivo, a campanha #dezembrolaranja, convidando os brasileiros a se engajarem e se apropriarem dessa importante ação.

E o convite foi aceito: milhões abraçaram a causa e se vestiram de laranja. Foram milhares de acessos ao site www.dezembrolaranja.com.br e milhões de compartilhamentos nas redes sociais com as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol. No Facebook, por exemplo, o conteúdo da campanha foi visto mais de 79 milhões de vezes; e até janeiro de 2016, o site da SBD contabilizou mais de 37 mil acessos.

Alguns dos principais monumentos do Brasil também participaram do campanha: no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, Congresso Nacional, Morro da Urca ganharam a cor laranja. Um rol de artistas e parceiros como a Gol, Multiplan e Riomar, Bodytech, Kinoplex, Fetranspor a artista britânica especializada em Body Art, Emma Fay, conscientizaram o público leigo com ações que agitaram as redes sociais.

Veja como foi o #dezembrolaranja de 2015!

Seja Humano com Sua Pele

Na corrida de prevenção ao câncer da pele, o Parque Ibirapuera (SP) e Praia de Ipanema (RJ) se tornaram palcos de intervenção artística inédita no Brasil. Para marcar a chegada do #dezembrolaranja e ampliar o impacto da iniciativa conscientizando e vestindo o Brasil nas cores da ação, a Sociedade Brasileira de Dermatologia trouxe, pela primeira vez ao Brasil, a inglesa Emma Fay, artista plástica de reconhecimento internacional, especializada em body art. O movimento batizado de “Seja humano com a sua pele” fez intervenções artísticas com contorcionistas que se transformaram em girafa, zebra, babuíno e caranguejos. A ideia foi a de conscientizar as pessoas, de forma lúdica, a se exporem ao sol de forma controlada e com responsabilidade.

Um enorme estúdio de vidro climatizado foi montado nos locais para que o processo de pintura corporal pudesse ser acompanhado pelo público. Os artistas circularam pelo parque e praia interagindo com as pessoas. 

Toda a ação, da preparação dos modelos até a reação das pessoas, foi registrada em vídeo. Confira!

   

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