2016_diac

A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de acarretar o câncer de maior incidência no Brasil, o da pele. Preocupada com os números alarmantes da doença no país, a SBD criou em 1999 o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP), que engloba diversas ações de educação e combate à doença, levando informação, diagnóstico e tratamento de qualidade gratuitamente aos brasileiros, entre elas, o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, ou o Dia C, realizado sempre no último sábado de novembro.

Desde a implantação da campanha, na década de 1990, foram atendidas mais de 500 mil pessoas em todo o Brasil, com 40 mil casos da doença detectados. Atualmente, a ação nacional assiste a cerca de 30 mil pessoas a cada ano por meio do Exame Preventivo Gratuito contra o câncer da pele. No início, os atendimentos ficavam na casa dos 17 mil, e os moldes como hoje se realiza, mostra a evolução da campanha ao longo dos últimos 18 anos.

No dia 26 de novembro de 2016, de 9h às 15h, 129 postos de saúde de 25 estados brasileiros priorizaram o atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer da pele. Para isso, foram mobilizados cerca de 3 mil dermatologistas, que realizaram, gratuitamente, exames preventivos e encaminharam as pessoas com lesões suspeitas para tratamento. A ação, realizada pelo 17º ano pela instituição, resultou em 28 mil atendimentos para análise, diagnóstico e tratamento do câncer da pele, sendo diagnosticados 3.400 casos suspeitos.

O Dia C abriu as programações do #Dezembro Laranja, mês de combate ao câncer da pele, e visou disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução dos casos da doença.

“O Dia C é um dia de voluntariado no qual queremos mostrar que a identificação precoce do câncer na pele evita danos ou mutilações mais profundas. É importante, também, reforçar a importância de usar o protetor solar durante todos os dias do ano, independentemente da estação. A atitude preventiva ao câncer da pele deve ser diária, uma atitude de responsabilidade”, afirma o dermatologista Emerson Lima, coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), gestão 2015/2016.

Os locais de atendimento estão disponíveis para consulta no site: www.controleosol.com.br.

O Dia C teve o patrocínio das marcas Episol, Sunmax, La Roche Posay, Vichy, Nivea Sun, Adcos e Sundown.

 

2016_dezembro_laranja_patrocinadores

 

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2009

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2010

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2011

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2012

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2013

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2014

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2015

Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2016