Coordenadores

Anais Brasileiros de Dermatologia

Editado desde 1925, o periódico Anais Brasileiros de Dermatologia (ABD) é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Com periodicidade bimestral, é impresso em português e está disponível no formato digital na língua inglesa. Seu conteúdo também está disponível em e-book. O livre acesso, por meio da biblioteca eletrônica Scielo, disponibiliza ampla e significativa fonte de informação nessa área do conhecimento científico em toda América Latina. O objetivo dos ABD é difundir o conhecimento dermatológico por meio de artigos originais peer-reviewed de ensaios clínicos e cirúrgicos, investigação, terapêutica, novas técnicas diagnósticas e prevenção de doenças da pele. Os artigos estão incluídos no programa de Educação Médica Continuada (EMC) – base curricular da SBD. O periódico, classificado pelo Qualis/Capes e citado pelo Journal Citation Reports  – Thomson Reuters, está indexado nas bases de dados:

  • PubMed / MEDLINE/ PubMed Central (PMC)
  • SCOPUS
  • Periódica – Índice de Revistas Latinoamericanas en Ciências
  • Latindex – Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • TDB – Tropical Diseases Bulletin
  • Embase – Excerpta Medica
  • Lilacs – Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde
  • Web of Knowledge (JCR, Web of Science)

Editor científico: Sinésio Talhari

Editores associados: Bernardo Gontijo, Everton Carlos Siviero do Vale, Silvio Alencar Marques

 

Biblioteca

Localizada na sede da SBD, no Rio de Janeiro, a biblioteca possui em seu acervo mais de 3 mil publicações, entre livros raros e únicos datados do século XVIII, sendo considerada a maior e mais completa da especialidade da América Latina. Inaugurada em 1933, tem como objetivo subsidiar as atividades de ensino e pesquisa, tornando o acesso cada vez mais fácil, ágil e seguro. Para atender às solicitações vindas de todo o Brasil, conta com a parceria da Bireme e do Sistema Scad (Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos).

Coordenadora: Luna Azulay

 

Jornal da SBD

Em março de 1997, a SBD relança seu veículo oficial de comunicação com os associados com o nome de Jornal da SBD. Desde então, a publicação cumpre a função de levar os dermatologistas associados o que de mais importante acontece na Sociedade e nas dermatologias nacional e internacional. Com tiragem de 6.000 exemplares, o jornal acompanha os avanços da tecnologia e a expansão do  fluxo de informações. O acervo do Jornal da SBD, a partir das edições de 2002, está digitalizado e disponível para consulta.

Coordenadora: Ana Maria Mósca de Cerqueira

 

Mídia eletrônica

Com mais de 100 mil acessos por mês, o portal da SBD conta com um conteúdo diversificado tanto para o médico quanto para o público leigo. Por meio do site  www.sbd.org.br, é possível ler notícias atualizadas sobre dermatologia, acessar as publicações oficiais da instituição, imprimir materiais de divulgação de temas importantes, como câncer da pele e hanseníase, assistir a vídeos ou seguir a SBD no Facebook ou Twitter. O site da SBD é citado como fonte confiável à população por importantes veículos de comunicação nacionais.

Coordenador: Leonardo Spagnol Abraham

 

Surgical & Cosmetic Dermatology

Lançada em 2009 nos formatos impresso e digital, e com tradução para o inglês na forma digital, a Surgical  é a publicação médica destinada a difundir a experiência brasileira nas áreas de cirurgia dermatológica e cosmiatria, com acesso livre. É uma publicação trimestral da SBD, com apoio científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e do Colégio Iberolatinoamericano de Dermatologia (Cilad). O periódico já está indexado nas bases Sumários. org, Directory of Open Access Journals – DOAJ, Latindex, LILACS, SCOPUS, Periódica e Redalyc.

Editora-chefe: Bogdana Victoria Kadunc